17 maio 2009

Ordem Franciscana Secular


Você gostaria de SER franciscano secular?

Faço sempre essa pergunta para as pessoas e a resposta, muitas vezes, vem em forma de pergunta, também: mas o que é que franciscano secular FAZ?


E eu respondo: NADA.


Por que será que a gente sempre confunde esses dois verbos?


Muitas vezes, quando nos perguntam quem somos, respondemos o que fazemos. Até o Chico se tornou "Xyco do SAAE".


Mas, voltando ao assunto, franciscano secular não faz, ele é.


A gente é franciscano.




A gente precisa lembrar sempre que tudo o que a gente faz, depende do que a gente é. Quando a gente é feliz, realizado, consciente dos defeitos e qualidades que tem - tudo o que fazemos é bom, é verdadeiro, é fértil.


Ser franciscano é viver o Evangelho de Jesus e que encantou um certo jovem chamado Francisco. Ser franciscano secular é viver o Evangelho de Jesus e que encantou um certo jovem chamado Francisco, aqui, no mundo, dentro das nossas casas, entre nossos amigos, na nossa família, no nosso ambiente de trabalho.


Isso já é bastante, não acha?


Quando eu faço a opção de ser franciscano secular, busco a realização do meu ser que foi, um dia, chamado a viver dessa forma. E aí, o que quer que eu faça, perpassa por esse meu ser franciscano: sendo professora, sou franciscana secular; lidando com meus problemas, sou franciscana secular; me divertindo com meus amigos, sou franciscana secular; como agente pastoral, sou franciscana secular.


Talvez eu deva mudar a resposta que dou para aquela pergunta.


Quando perguntarem: o que é que franciscano secular FAZ?


Vou responder: alguém que decide SER franciscano secular, FAZ a diferença, pois escolheu, para si, viver o Evangelho de Jesus Cristo dentro da proposta de São Francisco de Assis.


E então?


Você gostaria de SER um franciscano secular?




Venha nos visitar:

Toda segunda-feira, no Centro Catequético,

ao lado da igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens,

no centro da cidade de Porto Feliz. Sempre a partir das 19h30m.


Contatos: Mara Faustino 15 3262 1459


Paz e Bem

Notinhas da Igreja


São Benedito
Sexta-feira a comunidade alugou seu barracão para a realização de um evento da associação de aposentados da cidade. Evento que teve moderada participação popular. Observações ficaram por partes dos alunos que estudam na escola de Música, que fica ao lado, e todo os ruídos, lá chegam. atrapalhando aulas teoricas e intrumentais.

Sábado
Em virtude da Festa de Santa Cruz, o Pe Chico realizou a missa na matriz Nossa Senhora Aparecida. Ele comentou de sua participação no Cursilho de Homens de número 150, que tem mais de 20 homens de Porto Feliz, que vão particpar.

EAC
Coordenadores, já estão trabalhando para montar mais uma edição do Encontro de Adolescentes em Cristo. Hoje, eles se reúnem no Centro Comunitário para dar andamento aos trabalhos.

Mundo
Cancelado o III Congresso internacional Franciscano, que seria realizado no México, por causa da Gripe Suína. Lá abordaria o aniversário dos 800 anos de espiritualidade Franciscana e a fundação das Ordens, além de divulgar os Franciscanos.

Brasil
Hoje a Folha de SP divulgou uma reportagem resumo a respeito da Viagem do Papa na Terra Santa. A reportem deste jornal, sempre tão anti pático, se deu muito bem na redação e enfatizou a mensagem do Papa aos judeus e muçulmanos.

Franciscanos
Além de mensagens de paz e concórdia para a judeus, Cristãos e muçulmanos, mês passado o Papa mandou uma mensagem para os Francicanos: «Segui 'construindo a casa' do Senhor Jesus Cristo, sua Igreja. Se sois sempre capazes de renovar-vos no espírito do Evangelho, seguireis ajudando os Pastores da Igreja a tornar cada vez mais belo seu rosto de esposa de Cristo. Isso é o que o Papa, hoje como nas origens, espera de vós», disse o bispo de Roma. «Como Francisco, começai sempre por vós mesmos. Sejamos nós em primeiro lugar a casa que Deus quer restaurar» «Pedimos-lhe que confirme mais uma vez este santo propósito de vida, para que, como diz nossa regra, 'sempre súditos e aos pés da mesma santa Igreja, estáveis na fé católica, observemos a pobreza e a humildade do Santo Evangelho do Senhor nosso Jesus Cristo que prometemos firmemente'», acrescentou.

RCC
Terminou os retiros de Sábado para musicos, linguagem simples e dinâmica. No domingo foi a vez dos pregadores, sempre marcado por muita oração e ministração da Palavra, Roberto Tannus cumpriu missão. No sábado, foi sua  esposa Neusinha que conduziu o retiro.



Foto:



Capítulo Internacional das Esteiras" Família Franciscana com o Papa