10 março 2010

Santa Clara, clareai!!



Santa Clara

Por que o nome Clara?
Porque ela é filha primogênita de um casal italiano, muito nobre. Por volta de 1194 sua mãe estando no final da gestação, temia pelo momento do parto, por ser a primeira vez. Sendo assim se recolhe em oração e, aos pés de seu crucifixo, ouviu uma voz que lhe dizia: "Não temas, mulher, porque terás um parto normal e a luz daquela que vai nascer resplandecerá com mais claridade que um dia de sol". Portanto, no nascimento tudo deu certo e no Batismo deu à menina o nome de Clara.

Clara teve mais irmãos?
Sim, duas irmãs: Inês e Beatriz, que mais tarde também se sagraram clarissas, entrando para o convento.

Como surgiu sua vocação?
Clara crescia se fortalecendo na fé, e no amor a Deus e ao próximo. Seu grande propósito era oferecer sua vida a Jesus Cristo. Quando completou 17 anos seus pais preocuparam-se com seu futuro. Falavam em casamento. Ela era um bom partido, por ser nobre, rica, bela, inteligente e elegante. Clara possuía um coração que não se contentava em entregar-se pela metade, casando-se. Sua decisão era firme: seguir Cristo em absoluto na vida evangélica.

E Clara conseguiu seu objetivo? Como ocorreu?
Tendo completado 18 anos, a jovem já havia conseguido maturidade para dar o passo decisivo. Sua família ignorava seu projeto, apenas uma amiga sabia o que ia acontecer. Clara saiu de casa durante a noite. Nada temeu. Foi ao encontro de alguns amigos franciscanos, com quem iniciava sua maravilhosa aventura evangélica. Seu projeto de vida seria viver em pobreza voluntária, servindo a Jesus Cristo e aos irmãos.

Então ela fica só?
O exemplo de Clara atraiu logo outras jovens e sua irmã Inês, primeiramente. Depois sua irmã Beatriz e até sua mãe, visto que o pai já havia falecido. Onde elas ficaram e o que faziam?
Formou-se então uma comunidade fraterna. Elas foram morar em São Damião, capela perto de Assis. Em pouco tempo esta capela foi transformada em Mosteiro. Uma casa de oração perpétua e de meta para muitas jovens. Clara foi, portanto eleita abadessa.

As Clarissas são contemplativas?
Elas levavam em frente o carisma franciscano: viver o evangelho em sua radicalidade, na linha da pobreza e da fraternidade. A clausura de São Damião ia se transformando em uma "semente evangélica orante".

Clara só rezava ou há mais para saber de sua vida?
Clara, além de rezar, também tinha uma linha para dirigir a comunidade: "ser serva e escrava de todas", seguindo a imitação da Virgem Maria. Todas recorriam a ela. Iam a ela nos perigos, nas necessidades materiais e até quando estavam doentes, aflitas ou atribuladas.

Qual era o procedimento de Clara?
Clara regia o Mosteiro como mãe. Levantava à noite para cobrir suas filhas. As que sofriam fisicamente recebiam o alívio quando ela traçava o sinal da cruz. Ocorriam curas, libertações... No processo de canonização há vários relatos de irmãs que deram testemunho.

Santa Clara só auxiliava sua comunidade?
Não, ela servia à Igreja não mediante grandes obras de apostolado, mas com a santidade de sua vida. Viveu seus 41 anos na clausura em São Damião e na mais absoluta dimensão eclesial. Santa Clara, como verdadeira profetisa, levava a vida escondida em Deus, por isso situou-se no coração da Igreja fazendo-se eco da mesma.
Com efeito, se Clara amava a Igreja e havia entregado sua vida por ela, por sua vez a Igreja amava Clara como sua filha querida e fiel. Os Papas e Cardeais confiavam os problemas da Igreja às orações de Clara e de suas irmãs. Santa Clara vive ainda na pessoa de suas filhas, as clarissas, que levam em frente sua missão na Igreja local e universal.
Rezam pelas necessidades de todos aqueles que se encontram com problemas e dificuldades diversas. Rezam por aqueles que se afastaram do bom caminho. Rezam por aqueles que não tem tempo de rezar. Rezam por todos. É uma oração universal. O papa Alexandre IV disse de Clara em sua Bula de Canonização: "... Permanecia esta luz escondida na clausura, porém enviava ao exterior seus raios resplandecentes, escondia-se no pequeno mosteiro, porém difundia sua luz num vasto mundo". O verdadeiro mestre da história é o santo, pois transforma os corações dos que fazem a história. Com certeza, Clara mudou muitos corações!

Por que Santa Clara é padroeira das telecomunicações?
Ocorreu que, em uma noite de Natal, encontrava-se doente e acamada, impossibilitada de participar das celebrações. Suspirando disse: "Senhor Deus, eis-me aqui sozinha, abandonada por ti neste lugar".
De repente, começou a ouvir o canto maravilhoso da Igreja. Escutava os salmos, seguia a harmonia dos cantos, enfim, percebia até os sons dos instrumentos. Na manhã seguinte partilhou com todas o ocorrido. Por esse fato, há alguns anos, a Igreja proclamou-a padroeira das telecomunicações.

Demorou o processo de sua canonização?
Clara deixou a terra no dia 11 de agosto de 1253. Dois anos após esse dia ela foi canonizada pelo Papa Alexandre IV. Se durante sua vida mortal Santa Clara fez muitos milagres, mais números são os que fez depois que entrou na glória do Pai. Há mais de 750 anos Santa Clara vem beneficiando a humanidade.

Susan Deise de Oliveira Feliciano

Hora Santa




Acontecerá na Capela da Santa de Porto Feliz, a partir das 19h30m a Hora Santa à Jesus Eucarístico e oração à Santa Clara!

Você, sua família, amigos, colegas e vizinhos estão convidados a participarem conosco deste belo momento de oração!

Capela Nossa Senhora das Graças, na Santa Casa de Porto Feliz!