08 outubro 2009

Caminhada pela Paz 2009

Aconteceu neste sábado dia 03 de outubro, a segunda Caminhada pela Paz.

Este ano o enfoque, foi nos Poderes de Porto Feliz. Rezamos pelas autoridades:

Primeira Parada
Prefeitura, o Poder Executivo

Segunda Parada
Fórum, o Poder Judiciário

Terceira Parada
Câmara Municipal, o Poder Legislativo.

Quarta Parada
Delegacia Civil, a Guardiã da Ordem

Quinta Parada
Igreja de São Benedito, Deus Onipotente

Ponto de partida foi na Praça Largo da Penha. Ao longo do trajeto, outros se juntaram a nós, distribuimos flores formadas por balas, com alegria, oração e cânticos, assim percorremos as ruas centrais e falamos de Paz, virtudes...

Agradecemos a Martinho e ao Paulinho da Revista Viu pelas fotos Profissionais na cobertura de nosso humilde evento.

Paz e Bem







Série São Francisco de Assis


SÃO FRANCISCO E OS RUMOS DA ORDEM

Quando Francisco foi para as missões no Oriente, em 1219, deixou dois Vigários Gerais na Ordem. Eles começaram a impor certas normas estranhas à Ordem, como: um jejum mais rigoroso, parecido com o dos monges; além disto, começaram a construir um prédio para escola e biblioteca.

Um frade saiu escondido e foi ao Oriente contar a Francisco tudo o que estava acontecendo na Itália. Francisco voltou imediatamente e foi conversar com o Cardeal Hugolino, protetor da Ordem. Sentindo que não estava mais sendo aceito como Ministro Geral da Ordem – porque os frades estudados achavam que o cargo era exigente demais para Francisco, homem iletrado –, Francisco se demitiu do cargo. No lugar dele, entrou Frei Pedro Cattani.

Todos estes fatos foram muito marcantes na vida de Francisco. Aquele projeto de Fraternidade, iniciado em 1209, agora fugia das mãos dele. A criatura fica maior do que o criador e escapa de suas mãos.

Aquele texto da “perfeita alegria”, que se encontra nas Fontes Franciscanas, pode muito bem ser datado de 1219 e pode perfeitamente se referir ao episódio da demissão de Francisco da direção da Ordem.