01 agosto 2009

NOSSA SENHORA DOS ANJOS 02 DE AGOSTO - DIA DO PERDÃO DE ASSIS


A história da concessão dessa indulgência é a seguinte: estando São Francisco, uma noite em oração, abrasado no zelo da salvação das almas, conheceu, por uma luz superior, que Jesus e Maria estavam na Capela. Corre então para lá e, apenas entra, dá com os olhos em Jesus e Maria, no meio de uma grande multidão de anjos. A Mãe de Deus dirige-se logo a ele, animando-o a pedir alguma graça.

O seráfico Patriarca, que dava mais importância ao bem espiritual do que ao material, pede então uma indulgência ple­nária, isto é, a remissão de todos os pecados para aqueles que, arrependidos e confessados, visitassem aquela capela, dedicada à Rainha dos Anjos.
Acedeu graciosamente o Senhor, e, mandando-lhe que a fosse pedir ao Papa, seu Vigário na terra e a visão desapareceu.

Cheio de contentamento foi o Santo procurar o Papa, que era Honório III.
Admirou-se sobremaneira o Pontífice, ouvindo a narração da maravilhosa visão que tivera São Francisco; todavia, iluminado por Deus, prestou-lhe fé, e não obstante ser o pedido desacostumado e amplíssimo, concedeu a pedida indulgência, escolhendo o Pontífice o dia 2 de agosto para se fazer jus a tão singular privilégio. A bula da concessão foi expedida em 1223.

Esta graça tem sido confirmada e ampliada por muitos sumos Pontífices a outros santuários da família franciscana.
(Para a publicação desta noticia histórica foram consultados os livros "Ano Cristão", do Pe. Croiset, e Storia delle più celebri Apparizioni di Maria Vergine", do Pe. Pozzi Attílio)




No calendário litúrgico franciscano, o dia 2 de agosto é dedicado à celebração da Festa de Nossa Senhora dos Anjos, popularmente conhecida como "Porciúncula". Na introdução do texto litúrgico do missal e da liturgia das horas, se diz o seguinte:

"O Seráfico Pai Francisco, por singular devoção à Santíssima Virgem, consagrou especial afeição à capela de Nossa Senhora dos Anjos ou da Porciúncula. Aí deu início à Ordem dos Frades Menores e preparou a fundação das Clarissas; e aí completou felizmente o curso de seus dias sobre a terra.

Foi aí também que o Santo Pai alcançou a célebre Indulgência , que os Sumos Pontífices confirmaram e estenderam a outras muitas igrejas. Para celebrar tantos e tão grandes favores ali recebidos de Deus, instituiu-se também esta Festa Litúrgica, como aniversário da consagração da pequenina ermida".

«Quero mandar-vos todos para o Paraíso.»
Com estas palavras, no dia 2 de agosto de 1216, São Francisco, o pobrezinho de Assis, anunciava ao povo diante da Porciúncula (a igrejinha de Santa Maria dos Anjos, foto acima) que havia conseguido, junto ao Santo Padre Honório III, a indulgência plenária para todos que a visitassem, arrependidos e confessados. Nascia ali a Solenidade do “Perdão de Assis”.

Hoje em dia, o Perdão de Assis tomou dimensões mundiais, e a indulgência plenária que São Francisco conseguiu para os fiéis que visitassem a Porciúncula, se extendeu para todas as igrejas franciscanas do mundo.

Por isso, das 12h do dia 1° de agosto, até a 0h do dia 2 de agosto, é possível lucrar para si ou para algum fiel defunto, a indulgência plenária, visitando uma igreja franciscana, ou dedicada a São Francisco de Assis.

As condições para se receber a indulgência plenária são:
- Confessar-se;
- Participar da Eucaristia;
- Rezar o Credo, o Pai-Nosso, e rezar pelas intenções do Santo Padre.

O quê? Você não sabe o que é uma indulgência plenária?!
E então? O que você está fazendo aí sentado?

Paz e Bem!

frases para o seu dia


“Sucesso é uma questão de não desistir, e fracassar é uma questão de desistir.”
Walter Burke



“É melhor perguntar duas vezes do que se perder uma vez.”
Provérbio dinamarquês



“Digno de admiração é aquele que, tendo tropeçado ao dar o primeiro passo, levanta-se e segue em frente.”
Autor desconhecido



“Faça dos empecilhos da vida, verdadeiros degraus para o teu sucesso.”
Autor desconhecido



“O erro nada tem de estranho. É o primeiro estado de todo o conhecimento.”
Alain



“O propósito do aprendizado é crescer, e nossas mentes, diferentes de nossos corpos, podem continuar crescendo enquanto continuamos a viver.”
Mortimer Adler




INTENÇÃO MISSIONÁRIA

 "Para que sejam reconhecidos os direitos humanos, a igualdade e a liberdade religiosa daqueles cristãos que são discriminados e perseguidos em vários países em nome de Cristo a fim de que possam viver e professar livremente a própria fé" - Comentário da Intenção Missionária indicada pelo Santo Padre para o mês de agosto 2009


Conheça os novos produtos Windows Live. Clique aqui!


Consagração a Nossa Senhora

Ó Maria, Mãe de Jesus e minha Mãe, eu vos consagro neste dia todo o meu ser. Ponho em vossas mãos tudo o que sou e tenho.

Confio à vossa proteção todos os meus projetos e desejos. Fazei que tudo seja para o bem de todos, principalmente daquelas pessoas a quem devo amar mais.

Formai em mim um coração bondoso como o de vosso Filho Jesus, de onde todos possam receber a paz, a justiça e o amor.

E guardai-me no vosso coração materno, para que nenhum mal me aconteça e todo o bem me venha.

E fazei-me lembrar sempre que sou vosso filho. Amém. Santa Maria, Mãe de Deus e da Igreja, guardai unida no amor a igreja do meu lar.

Amém!!!