30 maio 2009

Notinhas da Igreja

Emáus
Daqui a pouco a partir das 14h: encontro para jovens, promovido pelo Emaús de Sorocaba, onde o Padre Carlos é o diretor Espiritual. Espera-se mais de 120 jovens.



GODA
Ontem o grupo de oração Divina Aliança, encerrou seu seminário para Famílias " O Espírito Santo, abençoa e santifica". A pregação foi feita por Camila, ministério Dvina Aliança tocou, e a equipe Anjos de Deus evangelizou as crianças no barracão.Muita famílias presentes, que trouxeram também seu filhos. Este grupo de oração é pioneiro no trabalho, visitação e promoção de retiro voltado na linguagem familiar. Eles ficam na comunidade Santa Cruz, no Bepim, da Paróquia São João Batista.


RCC: escola Paulo Apóstolo (para servos dos grupos de oração)
20/21/ 06 sabado das 13 00 as 20:00 hrs.
domingo das 7:30 as 13:00 hrs
Informação nos grupo de oração com os coordenadores.

RCC Tietê
retiro cura e libertação:
irmã regane em tiete dia 13/06-14/06
igreja são cristovão do lado da rodoviaria de tiete.
20,00 reais, fichas nos grupos de oração até o dia 06/06





Divino - sexta-feira
Missa com o dom da Piedade de tema, voltado para os que fazem trabalhos sociais, em especial para os vicentinos. Frei Eugênio Milani, foi o presidente da celebração.

Convite
Frei Eugênio Milani, falou de unidade nas paróquias, em seus recados. Convidou a comunidade Mãe dos Homens a apoiarem e participarem da missa de sábado de manhâ (hoje), que iria acontecer no asilo a partir das 9horas.

Mensageiro da Paz
Hoje não tem grupo, mas os jovens estão convidados a irem na tarde de louvor, no domingo as 14horas, na igreja matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Externato

Acontece também a partir das 14horas, encontro de jovens, no colégio. As irmãs fazem desde ano passado estes encontros mensais com jovens.


Missas:
Mãe dos homens 19h
N S Aparecida as 19h
Santa Cruz 18h
Santo Expedito 17h30m
N S das Graças 19h30m

Participe, comungue da palavra e do pão eucarístico.
Não se esqueça de confessar-se.

Paz e Bem!!

Clarissas celebram o início do grande Jubileu




2009 - Vocação
Conteúdo: Identidade e relação com a 1ª Ordem
Instrumentos: A redescoberta das Fontes
2010 - Contemplação
Conteúdo: Vida espiritual, vida em Cristo
Instrumentos: Escuta, silêncio e conversão
2011 - Em Altíssima Pobreza
Conteúdo: Revalorizar a escolha da pobreza, minoridade, despojamento, restituição.
Instrumentos: escolhas concretas de solidariedade
2012 - A Santa Unidade
Ano da Celebração

As Damas Pobres de São Damião vivem um momento especial e histórico com o início das celebrações pelos 800 anos de fundação da Ordem de Santa Clara. De 2009 até 2011, as Clarissas terão três anos de preparação para o Grande Jubileu de 2012 (veja ao lado o quadro do tríduo preparatório), quando se completa 8 séculos em que Clara de Assis e as primeiras irmãs entraram na Ordem e receberam de Francisco de Assis uma Forma Vivendi, que em poucas e simples linhas evangélicas, continha a inspiração fundamental que definiu a Ordem das Irmãs Pobres.

No Brasil, a Federação da Sagrada Família das Clarissas do Brasil realizou um Encontro de Formação em meados de maio no Mosteiro de Santa Clara, em Nova Iguaçu (RJ), que reuniu 60 clarissas, sendo que seis estavam no apoio e organização do evento. Este Encontro marcou a abertura do primeiro ano Clariano, que vai refletir sobre o tema da "Vocação" e a identidade e relação com a Primeira Ordem.

O bispo de Nova Iguaçu, D.Luciano Bergamin, CRL, celebrou na acolhida das clarissas no dia 11 de maio. Sempre muito simpático e acolhedor, D. Luciano confessou-se encantado com a presença de tantas irmãs, jovens na sua grande maioria, e repetiu as palavras do Papa João Paulo II, quando disse em Belo Horizonte para jovens: "Mas que belo horizonte!". D. Luciano recordou às irmãs que a verdadeira glória consiste em amar os seus e guardar sua Palavra. Somente assim Deus virá a nós e fará sua morada.

Madre Luzinete Ana, presidente da Federação, deu as boas vindas, enfatizando as exortações do Ministro Geral da OFM, Frei José Rodríguez Carballo, que convidou a clarissa a espalhar o "bom odor de Cristo"com o testemunho franciscano de fraternidade e perfeita alegria. Estavam presentes o assistente nacional das Irmãs Clarissas, Frei Raimundo J. Oliveira de Castro, o assistente das Irmãs Clarissas de Nova Iguaçu, Frei José Pereira, e o conferencista do encontro, Frei Dorvalino Fassini, especialista nas Fontes Franciscanas.

Neste encontro foi apresentado logotipo do Jubileu, criado por Ir. Maria das Vitórias, do Mosteiro de Cascavel (PR). O fulgor da chama central do ano 800 transpassado pela letra T do Tau, ornado em sua base por um ramo de oliveira, que recorda simultaneamente a fuga de Clara e sua autodefinição como "Plantinha de São Francisco".

No dia seguinte (12/05), num clima de bastante simplicidade, as irmãs se reuniram na capela do Mosteiro para a celebração do 8º Centenário de fundação da Ordem de Santa Clara, evocando os símbolos: 1. Sagrada Escritura; 2. Crucifixo de São Damião; 3. Vela; 4. Relíquia de Santa Clara; 5. Ramo de Oliveira; 6. Cordel franciscano; 7. A Coroa das 7 Alegrias; e 8. As sandálias franciscanas.

Toda celebração centrou-se na Palavra de Deus e na leitura das Fontes Franciscanas relativas à vocação de Santa Clara.

Assim motivadas, as irmãs recordaram o grande dom de sua vocação, sendo convocadas (Audite Poverelle) primeiramente pelo chamado interior e, depois, pela Madre Presidente Ir. Luzinete Ana, a fazerem memória de seu chamado pessoal, respondendo simplesmente: "Eis-me aqui", e dirigindo-se em seguida até o Evangelho aberto para osculá-lo e receber uma pequena lembrança do encontro.

Nesta celebração, foram lembradas as irmãs ausentes e todos os que ajudaram a escrever a história da Federação da Sagrada Família, como a Madre Maria Coleta, a primeira presidente e seu Conselho; Maria Marlene Inácia (2ª presidente) e seu Conselho; o ex-assistente Frei Vitório Mazzuco Filho e os assistentes religiosos falecidos: Frei Bernardo Hoelscher (1º assistente e fundador da Federação) e Frei Urbano Plentz (2º assistente).

Destacou-se também os 80 anos do Mosteiro Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula, na Gávea (RJ), que em 1928 refundou a Ordem de Santa Clara no Brasil e muito contribuiu para a união dos mosteiros em terras brasileiras.

O assistente Frei Raimundo J. Oliveira, após breve exortação, concedeu a todas a bênção final.

A ORDEM DE SANTA CLARA NO BRASIL
Mosteiro

Postulantes

Noviças

Junioristas

Prof. Solenes

Total

N. Sra. dos Anjos (RJ)

3

2

2

21

28

Santa Clara - Belo Horizonte (MG)




12

12

S. Clara - Campina Grande (PB)

4

6

5

12

27

São Damião - Porto Alegre (RS)


1

4

11

16

Santa Clara - Anápolis (GO)

1

1

1

15

18

Nazaré - Lages (SC)



1

4

5

Sagrada Face e Reparação - Araruama (RJ)


1

1

6

8

N. Sra. Guadalupe - Caicó (RN)

6

3

6

11

26

Monte Alverne - Uberlândia (MG)


1


8

9

Santa Clara- Nova Iguaçu (RJ)

1


1

11

13

Santíssima Trindade - Colatina (ES)

2

1

1

11

15

Santíssimo Sacramento - Canindé (CE)

2

3

3

11

19

Mater Christi - Guaratinguetá (SP)

3

1


9

13

S.Francisco de Assis Mossoró (RN)

4

4

1

5

14

Maria Imaculada - Marília (SP)

7

1

6

8

22

Santa Clara do Deus Trino - Brasília (DF)

1



8

9

Imac. Com. Mãe de Deus - Feir de Santana (BA)

2

1

1

3

7

N. Sra. das Alegrias - Araputinga (MT)

2


2

3

7

Sta. Maria dos Anjos - Ourinhos (SP)


1

2

4

7

Mãe da Prov. Cascavel (PR)


1

1

5

7

Sta. Maria dos Anjos - Dourados (MS)





0

Total

38

28

38

178

282