15 julho 2009

marcha franciscana


19 a 25 de julho de 2009

Motivação e histórico da Marcha: Desde o ano de 2001, acontece a Marcha Franciscana. Caminhamos rumo à nascente do Rio São Francisco, esplendoroso santuário da vida, levando nossos sonhos, projetos, angústias, sofrimentos, alegrias e esperanças de criar uma nova história. Cremos que um mundo novo é possível e que caminhar é enfrentar os desafios próprios da caminhada, é romper as resistências, preconceitos e discriminações. A nossa bandeira de luta é ser peregrinos e itinerantes, protagonistas e agentes de transformação da realidade. Defendemos um mundo de relações mais solidárias e fraternas.

Objetivo da marcha: Conscientizar a respeito da situação ecológica e o cuidado com nosso Planeta, partilhar a espiritualidade franciscana, despertar e refletir sobre uma melhor qualidade de vida, valorizar as relações interpessoais, solidarizar-se com os que estão à margem do caminho, somar com os que ousam marchar em busca de libertação. A Marcha Franciscana é um espaço de evangelização na dimensão da justiça, paz e integridade ecológica, experiência da simplicidade, pobreza e irmandade. É momento de unir nossa espiritualidade com a militância em defesa da vida, em suas diversas expressões.

Quem organiza a Marcha: Alguns frades franciscanos, leigos franciscanos da OFS, Amigos de São Francisco, SINFRAJUPE – MG (Serviço Interfranciscano de Justiça, Paz e Ecologia) e simpatizantes do carisma franciscano.

Quem pode participar da Marcha: Pessoas de diversas faixas etárias, mas que dispensa cuidados médicos específicos. Entretanto, disponibilizamos de pessoas voluntárias na área da saúde. A Marcha é cristã católica, tem caráter ecumênico e acolhe pessoas de diferentes crenças religiosas.

Dinâmica da caminhada: Aquecimento antes de sair em caminhada, orientação para silêncio e contemplação da natureza, tomada de consciência do corpo e energia, cuidado com o outro, centralidade da fraternidade nas relações e grupos de vivência e partilha.

Alojamentos: Somos acolhidos em centros comunitários, fazendas e escolas. Dormimos em esteiras ou barracas, acomodações muito simples. Fazemos a experiência da pobreza e simplicidade franciscana.

Alimentação: Pelo motivo de caminharmos e necessitarmos de bastante energia e resistência física, a alimentação é orientada por um nutricionista. Recebemos uma sacola com a seguinte alimentação: banana, maçã, cenoura, suco, água, sanduíche natural e barra de cereais. Tomamos uma alimentação reforçada ao chegarmos às paradas, onde passamos a tarde e a noite.

Início/Percurso: A Marcha 2009 terá início na cidade de Capitólio, no dia 19 de julho, com a celebração de envio, na Igreja de São Sebastião. Caminharemos cerca de 103 km, aproximadamente 21 km por dia (saindo sempre às 5 h da manhã e chegando por volta das 14 h). Após cinco dias de caminhada, celebraremos os 800 anos do Carisma Franciscano na Nascente do Rio São Francisco, na cidade de São Roque de Minas (Serra da Canastra).

O que levar: Um tênis confortável (que não seja novo para não dar calos), meias grossas, roupas leves e claras, blusa de frio, calça confortável, touca, boné, cobertor, saco de dormir, colchonete, capa de chuva e uma lanterna. Importante lembrar que estaremos em época de frio na região. É necessário ter uma mochila confortável para carregar às costas, por isso não leve muitas coisas, é uma exigência da caminhada. Caso tenha uma barraca, ela será necessária para os dias em que dormiremos nas fazendas.

Inscrição: A inscrição deverá ser feita entre os dias 1º a 26 de Junho. Fornecer os seguintes dados: nome completo, endereço, telefone, número de identidade e e-mail. O valor é de R$ 60,00. Será necessário o pagamento antecipado de 50% do valor para confirmar a participação. Serão aceitas as 80 primeiras inscrições. Todos os participantes deverão assinar um termo de responsabilidade antes de iniciar a caminhada.

Como se inscrever: Para inscrição e mais informações, utilizar o e-mail e telefone a seguir:
marchafranciscanasinfrajupe@yahoo.com.br
Tel.: (31) 3531-7173
Frei Gustavo Marcel Lacerda, ofm
Rua Pastor Delício Luiz de Freitas, 75
Bairro Imbiruçu
32682-400 - Betim - MG