28 setembro 2009

Série São Francisco de Assis



FRANCISCO VAI À GUERRA
No ano de 1198, houve um conflito em Assis: a nobreza feudal, detentora do poder econômico e político, contra os comerciantes, classe emergente que lutava por seus direitos.

O pai de Francisco fazia parte desta classe.

O conflito foi assim: os comerciantes entraram em Assis, destruíram uma fortaleza, chamada Rocca Maggiori, símbolo do poder da nobreza feudal, e, com as pedras dela, fizeram uma muralha em torno de Assis.
Francisco certamente participou deste conflito, pois era filho de comerciante e já tinha 16 ou 17 anos.

Na época, os rapazes eram considerados de maior idade aos 14 anos.

Os nobres se refugiaram em Perusa, cidade próxima de Assis. Entre as famílias nobres que para lá haviam ido, estava a de Clara, que, em 1198, tinha 4 ou 5 anos de idade. Clara ficou em Perusa até 1204.



PALESTRA DE FREI VITORIO MAZZUCO,OFM NA 28º JORNADA FRANCISCANA


1. O QUE É CARISMA?
● Vem do grego “CHARIS” e tem múltiplos significados: - escutar uma convocação misteriosa - acolher como uma atração benevolente - alegria, realização, entrega, encanto, nobreza de ser, fascínio, brilho,vitalidade suave e forte
CARISMA = É UMA GRANDE INSPIRAÇÃO ORIGINÁRIA QUE FUNDAMENTA UM DETERMINADO MODO DE VIDA
● PARA A PALAVRA DE DEUS É:1 Cor 12,5 = “A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum”
● PARA A TEOLOGIA:
É graça como dom!
● PARA O FRANCISCANISMO:É viver e encarnar o Evangelho, como encontro pessoal com Jesus Cristo; transformar esta verdade em fraternidade e missão em proveito do povo de Deus e do Reino
Frei José Antonio,OFM e Frei Vitório Mazzuco, OFM


PARA O DOCUMENTO FRANCISCANO É:
A. DEUS E SUA GRATUIDADE: Ele é a fonte dos carismas e os distribui a quem, quando e como lhe aprouver: não há como merecê-los nem forçá-los, são gratuitos
B. O SER HUMANO E SUA SENSIBILIDADE:
Deus respeita a sensibilidade humana, que tem o poder de acolhida ou recusa,
de adesão ou fuga à graça
C. O TEMPO E SUAS VICISSITUDES:
o Carisma irrompe em diferentes épocas
e lugares, obedecendo a desígnios que desconhecemos, surpreendendo-nos
com inesperadas primaveras.
(“Reviver o Sonho de Francisco e Clara de Assis no chão da América Latina e do Caribe”, nº 3, pg. 7)
No coração da vida franciscana está a EXPERIÊNCIA DE FÉ em Deus, o encontro pessoal com Jesus Cristo, o beber nas Fontes Franciscanas (escritos e biografias), o modo de ser de São Francisco de Assis, sob qualquer aspecto que se revele a oração, fraternidade, obediência, pobreza, pureza de coração, minoridade e presença no meio da humanidade, como um Projeto de Vida
(cf. Doc. De Medellín, 1971, pg.11)

2. PECULIARIDADES DESTE CARISMA:
● O Evangelho não é livro, mas é Alguém
● Não é um acréscimo de bom conselho, mas uma Grande Intuição
● Não é ter o Evangelho apenas como um texto moral que reúne um conjunto de normas para uma conduta humana, mas é nele encontrar a Pessoa de Jesus Cristo
● Antes de ser doutrina, moral, política, mensagem de salvação e anúncio é = história de vida, retrato, presença de Jesus Cristo.
● Mais que a Regra de Vida é ENAMORAMENTO! É muito diferente observar uma lei ou uma forma de vida e apaixonar-se por Alguém! Uma coisa é AMAR, outra é apenas cumprir.
AMAR O SENHOR JESUS DE UM MODO TOTAL!
►Sua Natureza Divina na Existência Terrena = encarnação, eucaristia, paixão! Ele é Palavra, é Menor, Criança, Irmão, pobre, Vivo e Presente!
►Ele é Dom de Deus e Dom da Humanidade
Com Ele se aprende que EXISTIR é AMAR!
É ser um permanente beijo de Deus!
Ser feliz é saber-se amado!
● É ser hóspede da Providência e da Misericórdia. Sentir o mundo como uma casa.
● É ser Irmão e Irmã! Quem não se sente na irmandade não é franciscano. Ser irmão (ã) não é apenas um sentir afetivo, mas é consanguinidade, é corpo e alma que determina o ser do grupo. Não viver um ao lado do outro, mas sim um voltado para o outro. Não é pirâmide de relações, é círculo, é roda!
● Não é ter cargo, mas serviço
● Nosso único título é ser Irmão e Irmã!

3. ATUALIZAÇÃO DO CARISMA



Que o Serviço de Animação Vocacional revisite os nutrientes de nossa escolha. Há urgência de tomar consciência de nossa Vocação Franciscana e Missão em anunciar a Boa Nova a nossos contemporâneos.
►Não é verdade que exista uma crise vocacional. Não é verdade que faltem vocações!
A verdade é que não existe PAIXÃO pela VOCAÇÃO nos que estão dentro do Carisma.
● É preciso gerar uma nova cultura de Vida Franciscana. Levar ao mundo nosso jeito de viver com lucidez, criatividade, paixão, radicalidade, autenticidade, visão de futuro, diálogo fecundo com a pós-modernidade.
NOSSO CARISMA ESTÁ NA CASA DO MUNDO! Encher a terra com o Evangelho de Cristo!
● Que o nosso Carisma ajude a qualificar a humanidade: integridade, santidade, serviço, fraternidade, dimensão contemplativa, missionariedade (não é apenas ir, mas mergulhar)
● Deixar de lado medos e negatividades. Sair mais com uma generosa entrega. Curar-nos das nossas rotinas, cansaços, resignações, ciúmes e egoísmo asfixiante. Construir o futuro com os sonhos, de nossos santos e santas = Francisco, Clara, Isabel, Antônio, Galvão, Luís...
● O nosso futuro é o máximo de cuidado pelas nossas fraternidades.
● Superar fronteiras étnicas, religiosas, geográficas e preconceituosas
● Viver a simpatia e sermos muito simpáticos. Não rígidos demais, mas flexíveis e seguros.
“Se trata de oferecer uma resposta não de acomodação, nem de mediocridade, mas de uma vida renovada e fortalecida no essencial, de tal forma que reproduza a audácia, a criatividade e a santidade de Francisco de Assis”.
● Não somos um clube ou empresa, mas uma família espiritual. Num mundo fragmentado e conflitivo, a Fraternidade é um sinal profético enquanto não se fecha mas se abre a todas as pessoas, povos, à criação inteira e valoriza a igualdade e a diversidade. A Fraternidade é uma Boa Nova de familiaridade, amizade, esperança, respeito e mútua aceitação. Viver mais a sinceridade, confiança, alegria, sensibilidade, delicadeza, educação, humor, participação, aceitação, espírito festivo e o perdão.
● Mais solidariedade entre nós! Nenhuma fraternidade é auto-suficiente.
● Vamos encontrar novos jeitos e nova motivação para levar a Boa Nova. Hoje, temos muita gente batizada, mas pouco evangelizada; muita gente indo a cultos festivos, mas com fé frágil e vacilante e indiferente ao Evangelho.
● Ajudar mais nas Paróquias = elaborar um projeto pastoral paroquial na mística franciscana. Sair de uma pastoral de manutenção para uma pastoral missionária.
● Usem tudo o que puder = arte, música, literatura, rádio, televisão, internet...
● Uma evangelização menos clerical, mas com mais força dos leigos seculares e dos religiosos (as).
● Mais presença na Educação, que é um lugar privilegiado de encontro com a infância, adolescência e juventude, com o diálogo ecumênico e inter-religioso, um lugar de diálogo com a ciência e com a tecnologia.
● Nós somos o que há de vir! Não há futuro sem a nossa presença. Viver de tal forma o presente que o futuro seja apaixonante. Sempre há algo novo que aprender, algo valioso para dar.
● Ser Parábolas, viver de comunhão e de fraternidade, com forte sentido de pertença!


É TEMPO DE SONHAR! O pior que pode acontecer a uma pessoa é deixar de sonhar. Que sonhos?
►Uma vida franciscana mais contemplativa, aberta ao sopro do Espírito. Uma vida franciscana que se converta em grito profético do Absoluto de Deus, num mundo onde se multiplicam ídolos.
►Uma vida franciscana fiel às suas inspirações
►Uma vida franciscana corajosa e criativa! Que não abrace o medo, a passividade, a instalação e o conformismo.
► Uma vida franciscana que, como Francisco de Assis, capte a desumanização de nosso tempo e com coragem mova-se para a periferia, para a fronteira e abrace novamente os leprosos.
►Uma vida franciscana profética que se converta em paixão, em experiência fundante de vida, em urgente necessidade de anunciar o rosto misericordioso de Deus, a fraternidade, a reconciliação, a paz e a solidariedade. VAMOS SONHAR COM UMA VIDA FRANCISCANA QUE SE CONVERTA EM MEMÓRIA TESTEMUNHAL DA TERNURA DE NOSSO DEUS E DA FORÇA DO SEU ESPÍRITO!
► Uma vida franciscana samaritana num mundo de pessoas deixadas pelo caminho, feridas, meio mortas, violentadas e inseguras.
► Uma vida franciscana inserida, inculturada, exigente de desprendimento e de um grande amor pelas pessoas, uma vida franciscana GERADORA DE UMA CULTURA DE VIDA E GERADORA DA CIVILIZAÇÃO DO AMOR!
►Uma vida franciscana que ofereça espaços de encontro, de acolhida, de gratuidade, de festa, de partilhas serenas e alegres. UMA VIDA FRANCISCANA QUE SEJA MEMÓRIA PROVOCATIVA DO ANSEIO VITAL QUE ENVOLVE O CORAÇÃO DE TODA PESSOA FEITA PARA VIVER COM OS OUTROS, E NÃO À MARGEM DOS OUTROS!
►Uma vida franciscana pobre, um coração condividido na alegria, com diálogo, discernimento e querer de Deus.
►Uma vida franciscana lúcida, capaz de olhar distante, para ver o que muita gente não vê, cheia de imaginação e ousadia, capaz de comprometer-se na busca de formas alternativas de vida.
►Uma vida franciscana que, como Francisco, seja uma Primavera na Igreja = símbolo, sinal, parábola e profecia do Reino.
►Uma vida franciscana que caminhe despojando-se de tudo que a impeça de caminhar na direção de Francisco e tudo o que ele construiu há 800 anos. UMA VIDA FRANCISCANA QUE CRIE ODRES NOVOS PARA UM VINHO NOVO !!!
Uma vida franciscana que avance, sem nada de próprio, seguindo o Senhor da História, com um fogo e paixão que nos queime por dentro!
O SENHOR SABERÁ FAZER HOJE, GRANDES COISAS, COM OS HUMILDES DE CORAÇÃO, COMO AS FEZ, HÁ 800 ANOS, COM FRANCISCO E CLARA DE ASSIS!
PAZ E BEM
Frei Vitório Mazzuco Filho, OFM

segunda-feira

http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/images/SFrancisco.jpg
2ª Semana Franciscana pela Paz
De 27/09 à 04/10 de 2009


Segunda-feira a NOITE
No Centro Catequético
(ao lado da Igreja Mãe dos Homens):

Apresentaremos um trabalho com os mais necessitados,
que poderá ser feito em casa, com seu grupo de amigos,
colocando aquilo que você é como doação.


segunda-feira

http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/images/SFrancisco.jpg
2ª Semana Franciscana pela Paz
De 28/09 à 04/10 de 2009



Do dia 28 de Setembro
até o dia 02 de Outubro:


Na Casa da Cultura,

http://www.temmais.com/Upload/cidade/cidade/5157/Album/casa_da_cultura.jpg
Das 8h às 11h e das 13h às 17h

Venha conferir nossa exposição!