25 outubro 2011

XIII Capítulo Geral da OFS – 24 de outubro

 


REPORTAGEM DO DIA – SEGUNDA 24 DE OUTUBRO, 2011

As 7h da manhã, o Capítulo Geral da Ordem Franciscana Secular, começou a sua jornada com a celebração eucarística.  

De manhã a assembleia se dedicou ao comunicado do Ministro Geral. A tarde foram apresentados diversas informações: a situação econômica e os resultados da pesquisa demográfica. Em grupo de trabalho, começou a ser definidas as prioridade da OFS. Depois foram colocadas em comum na plenária da assembleia. No final do dia, todos os participantes dos países da América do Sul e América Central se confraternizaram pois, apesar das diversidades de idiomas, não foi obstáculo para a fraternidade entre eles.

DADOS DEMOGRÁFICOS DA OFS NO MUNDO.

A Ordem Franciscana Secular se encontra presente em 66 paíes do mundo, com fraternidades constúídas. Em outros 40 países, as Fraternidade se encontra em estado emergen, e em três nações o processo se encontra em fase inicial. Já a Juventude Franciscana (Jufra), está presente em 66 países, com 35 países possuindo fraternidade reconhecidas e 31 emergentes. Em 26 países a Jufra se encontra em fase fundacional(início da fundação).

O relatório a apresenteado na assembleia capitlar destaca que em vários países, existem comissões que estão levando adiante alguns programs de promoção e manutenção das vocações franciscanas com resultados muito animadores. Em particular no lete da Europa existe um forte número de irmãos entre 25 anos de idade. também há lugares aonde está se aumentando a presença de casamentos comprometidos com a vida na OFS (vivendo sua regra). Conclui-se que que em todo o mundo inteiro exista mais de 350.ooo irmãos e irmãos franciscanos seculares.

fonte:http://www.ciofs.org/portal/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=50&Itemid=35&lang=es

tradução livre: Felipe Miranda. Em parênteses acréscimos do tradutor para facilitar a compreensão.

Nenhum comentário: