14 julho 2010

Prece pela Ecologia






Senhor, Pai e Mãe de todas as criaturas,
abençoa o ar que respiramos e o vento que suaviza;
a água cristalina das fontes e a chuva que refresca;
a terra que nos dá alimento,
as árvores com saborosos frutos
e as flores que perfumam os campos.
Abençoa também o sol e a lua, o arco-íris,
as estaçoes do ano, a fauna e a flora.
Com teu sopro divino, afasta as impurezas
que mandam o belo espetáculo do horizonte
e o brilho fascinante das estrelas.
Suscita em nós o espírito ecológico
e orienta nossas mentes e corações,
pois cabe a cada um/a de nós,
o compromisso de preservar a natureza,
maravilhosa obra de tua criação.
Amém!















"A DEVOÇÃO MARIANA DE SÃO MAXIMILIANO"

A vida é um dom de Deus e precisamos vivê-la como tal, pois, é para o encontro definitivo com o Senhor que estamos indo. Vivemos em meio ao Mistério da Criação como parte integrante de um Grande Plano de Amor que transcende o nosso entendimento; e para além do somos ou podemos, temos que cooperar de bom grado com esse Plano Divino a nosso favor. A Sagrada Escritura nos revela que somos “imagem e semelhança de Deus”, e certamente ainda não nos damos conta disso, dada à finitude que nos cerca e mesmo o que aparentamos ser.

São Maximiliano Maria Kolbe é um santo dos tempos atuais profundamente imbuído da vivência desse Plano Salvífico do Senhor para toda a humanidade. Desde a infância a “Mão do Senhor” já delineava o que haveria de ser esse filho e como daria o seu testemunho de sangue perante toda a criação. A experiência de fé polonesa passa, indubitavelmente, pelas mãos da Virgem Mãe, que além de Padroeira da Polônia e dos poloneses, é ainda padroeira de tantos outros países devotos que a ela recorrem para que interceda junto ao seu Filho, a fim de que sejamos prontamente atendidos em nossas necessidades e para que se cumpra em tudo a Santa Vontade de Deus em nossa vida.

Contam os biógrafos que o pequeno Raimundo Kolbe (nome de batismo de são Maximiliano) era de índole esperta e por isso mesmo um tanto travesso. Certa feita em uma de suas travessuras sua mãe, um pouco incomodada, o chamou a atenção dizendo-lhe: “Menino, o que será de sua vida?” Ao que, como de costume, o menino correu junto ao oratório em um dos cômodos de sua casa para rezar e perguntar em sua inocente oração à Virgem Imaculada o que seria de sua vida. Obteve como resposta a aparição da Santíssima Mãe do Senhor mostrando-lhe duas coroas, uma branca e outra vermelha - as mesmas cores da bandeira da Polônia, sua pátria amada e também as cores do Espírito Santo, doador de todos os dons - perguntando-lhe qual das duas queria para si. Ao que o pequeno infante, depois de breve hesitação, respondeu: quero as duas. E foi precisamente assim que se definiu sua vocação, ser totalmente consagrado a Deus na vida religiosa e ser mártir da caridade pela Imaculada em defesa da família e da salvação do maior número de almas possíveis.

Desse modo, como Davi e a própria Virgem Maria, o Espírito do Senhor apoderou-se também do menino Raimundo e fez dele um grande santo de alma devotada à Vontade de Deus por meio da Imaculada, a quem se entregou, como ainda todo o seu ministério. Seu lema era: “Ganhar o mundo inteiro para Cristo pela Imaculada”. Por isso, se refugiava no Imaculado Coração da Virgem Mãe e com o auxílio de suas preces procurou servir ao Reino de Deus difundindo-o em todo o mundo, fazendo jus ao lema que escolhera para sua vida. Movido por um incondicional amor a Maria, fundou o movimento de apostolado mariano “Milícia da Imaculada”. Trabalhou incansavelmente na confecção do Cavaleiro da Imaculada, pequena revista de evangelização mariana; fundou ainda jornais, rádio; e tencionava fundar também canais de televisão para difundir a devoção à Imaculada, a fim de levar a cabo todo o empreendimento evangelizador que Deus lhe confiara.

Destarte, no fim dos seus dias, recebeu das mãos da Beatíssima Mãe a segunda coroa que lhe destinara Deus, o martírio no campo de concentração nazista Auschwitz, tomando o lugar de um pai de família que estava para ser sacrificado no Bunker da fome, assumindo assim, até as últimas conseqüências, sua vocação mariana, o martírio do amor incondicional; a certeza do céu, a realização do Plano de Deus, por meio do Seu Filho Jesus Cristo, Fruto Bendito da Virgem Imaculada.

“Quero ser reduzido a pó pela Imaculada e espalhado pelo vento do mundo”. (São Maximiliano Maria Kolbe – 1894-1941).

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

Viagem ao encontro Distrital 2010

O Blog é caracterizado, como uma forma peculiar de se noticiar muita coisa, em especial com um toque pessoal, mais uma humano, como uma conversa, não é mesmo? Gostaria de partilhar como foi nossa viagem a caminho do encontro do 4º Distrito das fraternidades do Sudeste III.

A caminho da reunião de nossa Grande Família!

OFS encontro distrital 2010 001 OFS encontro distrital 2010 002 OFS encontro distrital 2010 003 OFS encontro distrital 2010 004 OFS encontro distrital 2010 005  OFS encontro distrital 2010 007 OFS encontro distrital 2010 009 OFS encontro distrital 2010 010 OFS encontro distrital 2010 012 OFS encontro distrital 2010 014  OFS encontro distrital 2010 016  OFS encontro distrital 2010 022 OFS encontro distrital 2010 035 OFS encontro distrital 2010 036 OFS encontro distrital 2010 037 OFS encontro distrital 2010 041 OFS encontro distrital 2010 051 OFS encontro distrital 2010 052 OFS encontro distrital 2010 054 OFS encontro distrital 2010 055

 

Paz e Bem!