27 junho 2009

Bispos brasileiros recebem pálio de Bento XVI

Bispos brasileiros recebem pálio de Bento XVI


Rádio Vaticano


O Papa Bento XVI vai presidir a Santa Missa, na próxima segunda-feira, 29, no Vaticano, por ocasião da solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo.

Durante a Missa, trinta e quatro arcebispos receberão o pálio. Entre eles, estão os arcebispos de Teresina (PI), Dom Sérgio da Rocha, de Botucatu (SP), Dom Maurício Grotto de Camargo, de Juiz de Fora (MG), Dom Gil Antônio Moreira, e de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani João Tempesta.

Pálio: símbolo de união do Papa e bispos

O pálio é um símbolo que manifesta a particular união do arcebispo que o recebe com o Bispo de Roma. Trata-se de uma faixa branca de lã colocada sobre os ombros, que representa o Bom Pastor que leva consigo o cordeiro até dar a própria vida, como o recordam as seis cruzes pretas bordadas no paramento.

Patriarca Constantinopla

Além disso, o patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, enviará uma delegação para participar da cerimônia de encerramento do Ano Paulino que se realizará na Basílica papal de São Paulo Fora dos Muros, no domingo, dia 28. A delegação também participará da cerimônia que se realizará, na segunda-feira, na Basílica vaticana.

Notinhas da Igreja



Maranatha acontece hoje
Vai acontecer neste sábado na Igreja Nossa Senhora Aparecida, as 16h o encontro Regional da Juventudo do Emaús em Porto Feliz, este evento aconte mais outras3 vezes no ano. Eles já estão se mobilizando em Sorocaba, ajeitando transporte, fazendo ensaios para tocarem no evento e também para tocarem na animação da Missa em seguida, que encerra o encontro.
Ajude a divulgar, convide os máximo de jovem que vc conhecer, não é necessário levar nada... somente um coração aberto.




Festa homenageia São Pedro e São Sebastião
Fonte: Prefeitura de São Pedro

A cidade de São Pedro comemora, sempre no dia do santo, 29 de junho, a mais tradicional festa popular e religiosa da região. No campo religioso a festa se reveste de uma importância ainda maior, por carregar com ela o nome do santo padroeiro. Na 118° edição, a festa em homenagem a São Pedro e São Sebastião, como em anos anteriores, irá reunir milhares de fiéis, comunidade e turistas nos seis dias de evento, que tem início nesta sexta-feira (26).
A festa, organizada pela Paróquia de São Pedro, será realizada em dois finais de semana, em frente à Igreja Matriz, com programação religiosa e artística, do dia 26 (sexta-feira) até o dia 29 (segunda-feira) data reservada para a comemoração ao Santo. E no fim de semana seguinte, dias 4 e 5 de julho.
Dentre os atrativos gastronômicos estão: churrasco, cuscuz, leitoa, frango atropelado, bisteca no pão, kafta, pastel, tortas, quentão, vinho quente, bebidas em geral, além de barracas com souvenirs.
A programação religiosa inclui: de 25 a 29 de junho, Novena de São Pedro (Todos os dias da novena haverá celebração de missa à noite). Dia 29 de junho, Dia de São Pedro, às 9h - Missa Solene e, após a missa, procissão em honra a São Pedro, seguida da bênção do “Bolo de São Pedro”.
Durante a festa, haverá apresentação de shows, começando na sexta-feira (26), com a presença de “Craveiro e Cravinho”, a dupla que lançou o grande sucesso da música caipira, “Franguinho na Panela” ; sábado (27), duplas da cidade; domingo (28) “Mattão e Mathias”; segunda-feira (29), duplas da cidade.
No outro fim de semana, haverá Festival de Prêmios, no sábado(04), às 20h, e no domingo (05), às 11h, almoço (churrasco, frango, bebidas, etc.) e às 13h, leilão do gado.

Histórico do Santo
Considerado o primeiro Papa pela Igreja Católica, Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus. Antes chamado Simão, o pescador teve o nome mudado por Jesus Cristo ao receber a incumbência de fundar a Igreja e reunir os fiéis depois de sua morte. “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificareis minha igreja” foi o recado. Por isso, o apóstolo foi chamado de “pescador de homens” e tornou-se o primeiro papa. Morreu em 29 de junho, fazendo da data seu dia de comemoração.
Segundo a crença popular, São Pedro guarda as chaves do Céu. Diz-se também que quando é lavado (o Céu) cai a chuva e troveja quando São Pedro arrasta os móveis. Fala-se ainda que, o santo, por ser viúvo, socorre as viúvas nos momentos de aflição.

Oração a São Pedro para obter uma graça

“Oh, São Pedro, pedra viva da igreja fundada por Jesus Cristo, vós que fostes chamado pelo Senhor para ser pescador de homens e mulheres. Vós que dissestes: ‘Senhor, a quem iremos? Pois só Tu tens palavras de vida eterna’, vinde em meu auxílio com vossa intercessão junto a Deus, dando-me coragem para seguir vosso exemplo de amor fiel a Cristo e anunciar a boa nova na família, na comunidade, no trabalho e em toda parte. Oh, São Pedro, vós que fizestes a mais bela declaração de amor: ‘Senhor, Tu sabes que eu Te amo’, ensinai-me, hoje, o caminho da justiça para que eu tenha saúde e paz e alcance a graça que Vos peço. (Faça agora seu pedido.) Amém.”


Comemorações a Santo Antônio continuam em Piracicaba

As comemorações realizadas no mês do padroeiro da cidade, Santo Antonio, continuam com diversas apresentações culturais e artísticas. As festividades que começaram no dia 1º de junho, prosseguem até o próximo dia 28.
Neste sábado (27), às 17h, o Grupo Brasil Mestiço se apresentará na Praça José Bonifácio. Às 20h, será a vez da Banda Trilha Suburbana. E às 21h, o Grupo Congada do Divino e a quadrilha pelos jovens da comunidade serão responsáveis pela animação.
Já no domingo (28), às 14h, será realizada a festa junina, no Centro Cultural Zazá, no Mário Dedini. A programação continua na Praça José Bonifácio, com a apresentação das turmas de violão do Centro Cultural Nhó Serra, às 16h. E para encerar a comemoração, às 20h, acontece a apresentação do grupo Extirpe Latina.



No encerramento do Ano Paulino, fiéis vão em romaria à Catedral da Sé

No domingo, 21 de junho, fiéis Católicos da Diocese de Jundiaí forão em romaria à Catedral da Sé, em São Paulo, por ocasião do Ano Paulino, que termina no próximo dia 29 de junho.

Caravanas das 62 Paróquias da Diocese, Movimentos e Pastorais se preparam para a peregrinação.

A celebração foi às 15h, presidida por Dom Joaquim Justino Carreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo - Região Episcopal Sant´Ana.

O administrador diocesano, Padre Joaquim Wladimir Lopes Dias,lembrou que neste dia teve a concessão da indulgência no Ano Paulino,recordando ainda as condições necessárias para receber as graças da indulgência:.





















Jundiaí: Tríduo em honra do padroeiro São Pedro

Começam hoje as celebrações em comemoração ao padroeiro São Pedro, na paróquia dedicada ao santo, na Vila Comercial, em Jundiaí.

A abertura oficial da programação ocorre às 19h30 desta quinta-feira, com tríduo presidido pelo pároco, padre José Edegard Ferrari, CSsR, com o tema: “Pedro Pescador”.

Amanhã, dia 26 de junho, sexta-feira, também às 19h30, a celebração será presidida pelo diácono José Benedito Gaiotto, com o tema: “Pedro Discípulo”.

No próximo sábado, 27 de junho, às 18h30, o celebrante será o diácono Dionísio Pavan e o tema: “Pedro Apóstolo”.

O encerramento do tríduo acontece no dia 28 de junho, domingo, com missa solene presidida pelo pároco, padre José Edegard Ferrari, CSsR, às 18h30..

A Paróquia São Pedro Apóstolo fica na rua Ibiporã, 455, na Vila Comercial, Jundiaí. .

Todos estão convidados.



























Missas:

17h30 Santo Expedito

18h Santa Cruz

19h Nossa Senhora Aparecida
.......Mãe dos Homens

19h30 Nossa Senhora das Graças


Troca de Jaleco
Já está concluida a troca de Jelecos na paróquia Nossa Senhora Aparecida, eles usavam a cor azul, como uma referência ao mantoa azul de Nossa Senhora, e a apartir de agora será o Branco, como a maioria das paróquias da Arquidiocese. Não existe nada obrigatório com relação a cor dos jalecos, como norma dentro da igreja.

Paz e Bem!!!