26 outubro 2011

Bento XVI em Assis: Vaticano divulga programa da visita

 

Leonardo Meira
Da Redação, com informações do Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé (tradução de CN Notícias)

 

Montagem sobre fotos / Arquivo

João Paulo II e líderes religiosos durante encontro promovido em Assis, na Itália, em outubro de 1986

O programa e tema da peregrinação do Papa Bento XVI a Assis foram divulgados na manhã deste sábado, 2. A Jornada de reflexão, diálogo e oração pela paz e justiça no mundo acontece no dia 27 de outubro e reunirá cristãos das diversas confissões, expoentes das tradições religiosas do mundo, homens de boa vontade e também algumas personalidades do mundo da cultura e da ciência que, embora não se professando religiosas, sentem estar na estrada da busca da verdade e consideram a comum responsabilidade pela causa da justiça e da paz.
A Jornada terá como tema Peregrinos da verdade, peregrinos da paz e acontece em memória do 25º aniversário do encontro similar promovido pelo
Servo de Deus João Paulo II em 27 de outubro de 1986, quando, pela primeira vez, um Papa encontrou-se com representantes de tantas religiões distintas para rezar pela paz.
O anúncio do encontro de outubro deste ano já havia sido feito por Bento XVI após a oração do
Angelus da Solenidade de Maria, Mãe de Deus, em 1º de janeiro deste ano.

"Cada ser humano é, no fundo, um peregrino em busca da verdade e do bem. Também o homem religioso permanece sempre em caminho rumo a Deus: daqui nasce a possibilidade, de fato a necessidade de falar e dialogar com todos, crentes ou não crentes, sem renunciar à própria identidade ou inclinar-se a formas de sincretismo; na medida em que a peregrinação da verdade é vivida autenticamente, ela abre ao diálogo com o outro, não exclui nenhum e empenha todos a serem construtores de fraternidade e de paz. São esses os elementos que o Santo Padre pretende colocar ao centro da reflexão", sintetiza um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.
O evento fará memória das etapas percorridas, do primeiro encontro de Assis, do sucessivo de janeiro de 2002, e também lançará o olhar para o futuro, com o propósito de continuar o caminho sobre a via do diálogo e da fraternidade em meio a um mundo em rápida transformação. "São Francisco, pobre e humilde, acolherá novamente a todos na sua cidade, tornada símbolo de fraternidade paz", continua o comunicado.
Nas próximas semanas, os Cardeais Presidentes dos Pontifícios Conselhos para a Promoção da Unidade dos Cristãos, do Diálogo Inter-religioso e da Cultura farão os convites, em nome do Santo Padre. O Papa pede que os fiéis católicos se unam espiritualmente à celebração deste importante evento e agradece a quantos poderão estar presentes na cidade de São Francisco para compartilhar dessa peregrinação.

Programa

Em preparação ao evento, o Papa presidirá em São Pedro, na manhã precedente, um Encontro de Oração com os fiéis da Diocese de Roma. As Igrejas particulares e as comunidades espalhadas pelo mundo são convidadas a organizar momentos de oração semelhantes.
As delegações partirão de Roma, via trem, na manhã do mesmo dia 27, juntamente com o Santo Padre. Ao chegar a Assis, vão se dirigir à Basílica de Santa Maria dos Anjos, onde haverá um momento de comemoração dos encontros precedentes e de aprofundamento no tema da Jornada. Os expoentes de algumas das delegações presentes e também o Santo Padre tomarão a palavra.
Após, haverá um almoço simples, compartilhado pelos delegados: uma refeição em nome da simplicidade, que tem a intenção de expressar o estar junto em fraternidade e, ao mesmo tempo, a participação nos sofrimentos de tantos homens e mulheres que não conhecem a paz. Será, então, disposto um período de silêncio, para reflexão e oração de cada um. Na parte da tarde, todos os presentes em Assis participarão em um caminho que chegará à Basílica de São Francisco. Será uma peregrinação, da qual tomarão parte no última trecho também os membros das delegações; com isso, pretende-se simbolizar o caminho de cada ser humano na busca assídua da verdade e na construção concreta da justiça e da paz. A peregrinação se desenvolverá em silêncio, deixando espaço à oração e à meditação pessoal. Na sombra da Basílica de São Francisco, onde também se concluíram os encontros anteriores, haverá o momento final da Jornada, com a renovação solene do compromisso comum pela paz.

Papa em Assis: Encontro pela Paz acontece nesta quinta

 

Leonardo Meira
Da Redação, com Rádio Vaticano

Arquivo

Bento XVI participará de Jornada pela Paz em Assis

"Peregrinos da verdade, peregrinos da paz" é o título da Jornada de Reflexão, Diálogo e Oração pela Paz e Justiça no Mundo, que acontece nesta quinta-feira, 27, em Assis (Itália). O evento marca os 25 anos do encontro similar, convocado por João Paulo II. Como naquela ocasião, também agora o Papa estará presente. Já na manhã desta quarta-feira, 26, Bento XVI presidiu a um Encontro de Oração na Praça de São Pedro, com a presença dos membros das Delegações que estarão em Assis.
A terra de São Francisco está se preparando com vigílias de oração e funções religiosas para a Jornada, que confirma a cidade como capital mundial da paz, conforme indica um comunicado divulgado pelo Convento de Assis. Muitos jornalistas e peregrinos são aguardados para a chegada do Papa. Foram montados 2 centros de acolhida, cinco salas de imprensa e 10 telões na Praça da Basílica Superior e Inferior de São Francisco, na Porciúncula e na Praça de Santa Maria dos Anjos. “A peregrinação a Assis encontra seu sentido mais verdadeiro por ser o local em que São Francisco viveu e propôs incansavelmente sua mensagem de paz e bem”, continua o comunicado.

Cerca de 300 expoentes de várias crenças se reunirão com o Papa na cidade. Os chefes das principais delegações farão o trajeto entre Roma e Assis, de trem, juntamente com Bento XVI.
"O evento realizado há 25 anos deixou uma marca indelével aqui. Tudo depois foi inspirado no chamado 'espírito de Assis', ligado à figura de São Francisco. A nossa comunidade, portanto, sentia uma grande exigência de que o Papa relançasse a profecia 25 anos depois. Estamos realmente honrados de ser uma comunidade que se encontra novamente no centro da atenção da Igreja e do mundo", afirma o Arcebispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino.
Ele também revela que foi assumido o compromisso de realizar, em todo dia 27 de outubro, um evento para relançar esta mensagem de paz: "É um trabalho que pretendemos fazer e para o qual estamos constituindo inclusive um organismo de coordenação com o mundo franciscano".
Uma das novidades desta edição do Encontro de Assis é a presença de intelectuais agnósticos, convidados pelo Pontifício Conselho para a Cultura. "O conceito de verdade, neste último período histórico, sofreu uma profunda transformação em relação à concepção tradicional. A concepção clássica afirma que a verdade é uma realidade em si, objetiva, que nos precede e nos excede. Agora, ao invés, o conceito de verdade é muito subjetivo. Por isso creio que devemos, ainda, reencontrar a grande concepção clássica e cristã de verdade, e, hoje, muitos homens de cultura estão caminhando nessa direção", explica o presidente do dicastério vaticano, Cardeal Gianfranco Ravasi.
CNBB
O assessor da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB, padre Elias Wolff, está presente em Assis.
"É uma caminhada conjunta em busca do diálogo, da cooperação entre as religiões e a oração pela paz e a justiça no mundo. Este evento tem, de fato, um significado de continuidade. Aqueles esforços que a Igreja Católica está fazendo desde o Concílio Vaticano II são para o reconhecimento do valor das tradições religiosas que buscam de fato, com sinceridade, orientar as pessoas para Deus, para o Divino, para a transcendência. Na declaração Nostra Aetate, a Igreja Católica afirma que nada rejeita do que há de bom e verdadeiro nas tradições religiosas, reconhece a existência de verdade nestas tradições, e onde há verdade, há a ação do Espírito de Deus. De modo que este encontro dos líderes religiosos com o Papa em Assis é uma expressão concreta daquele ensinamento do Concílio Vaticano II e está na tradição iniciada por João Paulo II em 1986: a tradição de estar junto com líderes de outras religiões, refletir juntos, estar em momento de congraçamento, de conhecimento mútuo, fortalecimento das religiões, da amizade. E cada um a partir de sua fé, de seu credo, fazer a oração pela paz e pela justiça no mundo”.
Budistas e muçulmanos da Tailândia
Uma delegação tailandesa também estará presente em Assis. A guiá-los estará o Bispo de Nakhon Ratchasima, Dom Joseph Chusak Sirisut, também Presidente da Comissão para o Diálogo Cultural e Religioso.
Desse grupo proveniente da Thailândia, farão parte líderes budistas e muçulmanos, entre os quais a fundadora de um importante Centro Budista, aberto em 1987, Mae Che Sansanee Sthirasuta, que há 30 anos dedica-se à promoção da paz e da harmonia. Também o médico muçulmano e membro da Comissão para o Diálogo inter-religioso, Suthep Loh-la-moh.

Bento XVI e líderes religiosos vão rezar pela paz em Assis

 

Leonardo Meira
Da Redação

O Papa Bento XVI, cristãos de outras denominações e líderes de grandes tradições religiosas se reunirão para rezar pela paz.
O encontro acontece em Assis, na Itália, em outubro deste ano - exatos 25 anos após
iniciativa similar do então Papa João Paulo II, que também se reuniu com expoentes cristãos e de diversas religiões em 1986.
Na
Mensagem para o Dia Mundial da Paz 2011, Bento XVI escolheu como tema Liberdade religiosa, caminho para a paz.
"Desejei sublinhar como as grandes religiões podem constituir um importante fator de unidade e de paz para a família humana [...]. Por isso, no próximo mês de outubro, irei em peregrinação à cidade de São Francisco, convidando a unir-se neste caminho os irmãos cristãos das diversas confissões, os expoentes das tradições religiosas do mundo e, idealmente, todos os homens de boa vontade, com o objetivo de fazer memória daquele gesto histórico desejado pelo meu Predecessor e renovar solenemente o compromisso dos crentes de todas as religiões a viver a sua fé feligiosa como serviço à causa da paz", sublinhou o Papa durante o
Angelus da Solenidade de Maria, Mãe de Deus, em 1º de janeiro.
O Pontífice também explicou que quem caminha em direção a Deus não pode não transmitir a paz, bem como que quem constrói a paz não pode não se aproximar de Deus.
"Convido-vos a acompanhar desde agora, com a vossa oração, essa iniciativa", concluiu.

Preparativos para a peregrinação de Bento XVI a Assis

 

 

Assis se prepara para acolher o Papa Bento XVI e os líderes religiosos mundiais para a Jornada de reflexão, diálogo e oração pela paz e a justiça no mundo, que será realizada nesta quinta-feira, 27.
Neste domingo, milhares de peregrinos participaram de orações nos principais templos desta pequena cidade no centro da Itália.
"Muitas famílias se reuniram nas basílicas de Assis e junto ao túmulo de São Francisco para rezar e invocar a paz em preparação de uma Jornada histórica deste milênio", declarou o Assessor de Imprensa do Sagrado Convento, frei Enzo Fortunato.
Na quarta-feira, a vigília será na Catedral de São Rufino, também em Assis, com a presença do Bispo da cidade, Dom Domenico Sorrentino, e a participação do Prior de Bosé, Enzo Bianchi.
No Angelus deste domingo, na Praça São Pedro, Bento XVI confiou essa Jornada à intercessão de Nossa Senhora. "Uma peregrinação a Assis – recordou o Papa – 25 anos depois do evento convocado pelo Beato João Paulo II".
A Rádio Vaticano transmitirá ao vivo, em português, os dois eventos em Assis. O primeiro, às 10h05 (06h05 horário do Brasil), será na Basílica de Santa Maria dos Anjos, com o pronunciamento de Bento XVI. À tarde, às 16h20 (12h20 horário do Brasil), o encontro conclusivo com a renovação solene do empenho pela paz.

Carta de Convocação da Conferência da Família Franciscana

 

25 anos

Conferenza della Famiglia Francescana

Caros irmãos e irmãs,
Que Senhor vos conceda a Paz!

Por mais de um ano, a Conferência da Família Franciscana (CFF) tem discutido sobre o modo de comemorar o 25° Aniversário do Dia Mundial de Oração pela Paz, que aconteceu em Assis em 27 de outubro de 1986. Tendo como base a celebração, João Paulo II tornou popular o evento do Espírito de Assis. Este gesto tem inspirado grandes esforços na busca de promover a paz e o diálogo por, pelo menos, um quarto de século. Gostaríamos de reforçar nosso compromisso com a paz e o diálogo, encorajando toda a Família Franciscana a celebrar esse importante aniversário. Nossos animadores de JPIC, bem como aqueles responsáveis pelo serviço do diálogo, foram envolvidos nas discussões, juntamente com outros interessados pelo evento.

Nós, franciscanos, reconhecemos que o mundo mudou muito nos últimos 25 anos. Nosso engajamento nas várias dimensões do diálogo com povos de outras tradições religiosas continua a ser guiado pela nossa fidelidade à Boa Nova proclamada por Jesus Cristo. Porém, surgiram novas condições que ameaçam a unidade do ser humano, seu bem-estar, e até mesmo sua própria existência. Essas condições desafiam a capacidade da Igreja, e da família franciscana, de serem sinais efetivos de unidade. Grandes deslocamentos de povos para além das tradicionais fronteiras geográficas dão origem a conflitos que ameaçam a estabilidade das sociedades. Esse fenômeno faz multiplicar demandas que recaem sobre o meio ambiente e o aumento da pobreza faz piorar a situação. Há uma crescente sensibilidade para a urgência de se criar novos caminhos de diálogo intercultural e reforçar os que já existem, a fim de promover a paz, a reconciliação, o cuidado com a criação e o desenvolvimento integral do ser humano, especialmente do empobrecido.

Neste contexto, convidamos toda a Família Franciscana a se preparar para celebrar este importante aniversário. Estamos conscientes de que, durante vários anos, muitos de vocês já têm promovido celebrações anuais em memória deste evento e gostaríamos de encorajar a sua continuidade.  

Estamos felizes em anunciar que há planos sendo encaminhados para promover a celebração deste evento entre os franciscanos de todo o mundo. Num futuro próximo vocês receberão um pacote com material que lhes ajudará a organizar celebrações no seu próprio país, na sua congregação, na região, na fraternidade local, paróquias, escolas, ou em qualquer outro lugar onde estejamos presentes com franciscanos. Você poderá planejar essa celebração para o dia do aniversário (27 de outubro de 2011) ou para qualquer outra data que seja mais adequada à sua realidade. O pacote incluirá material de informação e formação sobre o tema, orações, sugestões de textos bíblicos etc. Também incluirá uma carta-convite a artistas para que possam criar obras originais sobre o tema do diálogo pela paz.  Esperamos que esses trabalhos possam inspirar a todos e a todas a refletir sobre as questões que enfrentamos em nosso mundo hoje, e a buscar formas de avançar no diálogo como uma maneira de abordar essas questões.

Estamos em conversação com a Santa Sé e com o bispo de Assis a fim de estudar as modalidades da celebração a ser realizada na cidade de nosso seráfico pai. Maiores informações serão oferecidas assim que estiverem disponíveis.

Irmãos e irmãs, o legado de Francisco e Clara guiaram o Santo Padre a escolher Assis como o lugar do evento original, tornando-se conhecido como O Espírito de Assis. Rezemos para que, durante a celebração deste aniversário, possamos ser inspirados a renovar o espírito dos nossos Santos Fundadores, que nos conduz a curar as feridas que afligem nosso mundo hoje. Que a Celebração do 25° aniversário do Espírito de Assis possa nos ajudar a revitalizar nossa vida e nossos trabalhos. Como Francisco e Clara, possamos oferecer testemunho e serviços vibrantes na construção de um mundo mais justo e pacifico.

Fr. José Rodríguez Carballo, OFM
Ministro Geral

Fr. Marco Tasca, OFMConv.
Ministro Geral

Fr. Mauro Jöhri, OFMCapp
Ministro Geral

Fr. Michael Higgins TOR
Ministro Geral

Fr. James Puglisi, SA
Presidente CIF-TOR

Encarnación del Pozo OFS
Ministra Geral

No dia 27, religiões se unem por uma cultura de paz no Largo São Francisco



São Paulo (SP)
- Há 25 anos, no dia 27 de outubro de 1986, o Papa João Paulo II reunia na cidade de Assis, na Itália, líderes de diferentes tradições religiosas para uma jornada de oração pela paz. Esse gesto profético será novamente celebrado pelo Papa Bento XVI em Assis e, no mesmo dia, em todo o mundo serão feitas celebrações pela paz. Em São Paulo, o tradicional Convento São Francisco, no Largo São Francisco, será o local que vai receber as lideranças religiosas para um Ato Inter-religioso, às 14 horas. Durante todo o dia, haverá uma tenda em frente ao Convento para explicar às pessoas o significado deste encontro.

Esse encontro ficou conhecido, especialmente dentro da Ordem Franciscana, como o Espírito de Assis. "Num gesto simbólico de comunhão universal em prol da PAZ, desejamos reunir representantes de diferentes tradições religiosas da cidade de São Paulo para realizarmos juntos uma vigília silenciosa e um pronunciamento em favor da PAZ. Também queremos ser 'Peregrinos da Verdade e Peregrinos da Paz', lema que acompanhará o encontro dos representantes das várias tradições religiosas naquele mesmo dia na cidade de Assis, na Itália", explica Frei Fidêncio Vanboemmel, Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição, com sede em São Paulo.     

Neste encontro, no Largo São Francisco, já confirmaram presença representantes do Cristianismo (igreja Católica, Luterana, Presbiteriana e Anglicana), do Candonblé, da Umbanda, do Judaísmo, do Budismo, do Islamismo e do Espiritismo. Cada religião terá um pronunciamento em favor da paz.

"Ao longo do dia desejamos fazer da igreja São Francisco um espaço de vigília silenciosa pela paz, onde homens e mulheres de boa vontade possam se sentir acolhidos. Na praça, entre a Igreja e a Faculdade de Direito, vamos armar uma tenda branca onde desejamos distribuir folhetos com reflexões para uma cultura da Paz", acrescenta o Ministro Provincial Frei Fidêncio.

"Mais do que nunca, o apelo da Paz é uma utopia profética a ser abraçada por todos os homens e mulheres de boa vontade. Nós, franciscanos, filhos de Francisco de Assis - o arauto da PAZ e do BEM -, desejamos celebrar esses 25 anos do Espírito de Assis atendendo ao convite de Bento XI", completou.

ATO INTER-RELIGIOSO PELA PAZ
25 ANOS DO ESPÍRITO DE ASSIS
Convento São Francisco
Largo São Francisco, 133
Centro - São Paulo
Horário: 14 horas

fonte: http://www.franciscanos.org.br/v3/carisma/especiais/2011/espiritodeassis/index.php