28 outubro 2011

Missa pelo dia Mundial de Oração pela Paz e não Violência em Porto Feliz

DSCN0145

Foi celebrada na missa desta quinta-feira dia 27 de outubro, na Igreja de São Benedito, paróquia Mãe dos Homens, no centro de Porto Feliz, presidida pelo Padre Antônio Caros Fernandes (Pe. Toninho), com diácono Bendito e ministros extraordinários da eucaristia.

A Santa Missa teve presença dos irmãos da fraternidade São Maximiliano Maria Kolbe e irmandade São Bendito de Porto Feliz (que existe há 113 anos na comunidade). Toda última quinta-feria de cada mês é realizado missa votiva à São Benedito, que é também Santo do Celeiro Franciscano, mais um fruto do Pai Francisco, na Igreja de Jesus Cristo.

Irmãos da fraternidade participaram nas leituras.

DSCN0084

Homilia
Pe Toninho explicou a liturgia do dia, motivando a todos não deixar Nada nos separar do Amor de Deus claramente descrito na primeira leitura.

Também abordou a questão da Paz., incentivou a todos buscarem a plenitude da Paz em Deus, cantando com as Benção e São Francisco de Assis que tanto ensinou a verdadeira Paz.

Afirmou que aqueles que creem em Cristo Jesus, "serão capazes de viver na presença de Jesus, sendo homens e mulheres construtores da Paz e do Amor. Pois estamos num mundo desafiador, onde está se esquecendo dos ensinamentos de Jesus. E quem acredita nele, pode transformar a Sociedade e o Mundo, jamais desanimando, tendo esperança, vivendo na Paz e no Amor. Sempre saber que isto vai acontecer, Eu, Você e todos nós devemos ser presença do amor e da paz na vida das pessoas. Precisamos ser convencidos que os ensinamentos de Jesus são importantes, pois só com ele termos Paz, teremos vida. Durante todos este dias pedimos ao Príncipe da Paz, que ele nos dê a Paz, sob intercessão de São Francisco, o pobrezinho de Assis, que nos ensine no dia de hoje como viver no amor, os ensinamentos de Jesus. Sendo amados por deus sendo corajosos, construindo, transmitindo  e vivendo a paz em nossas  vidas. Que Deus nos ajude, Amém!"

 

 DSCN0031 DSCN0037 DSCN0039 DSCN0047 DSCN0048 DSCN0051 DSCN0057 DSCN0066 DSCN0069 DSCN0073 DSCN0076 DSCN0080  DSCN0087 DSCN0091 DSCN0107 DSCN0110 DSCN0111 DSCN0117 DSCN0128 DSCN0135 DSCN0136 DSCN0138 DSCN0141

Na noite desta sexta-feira, às 20 horas, na Casa da Cultura, que fica na rua Tristão Pires, no centro de Porto Feliz, acontecerá o Sarau pela Paz. Participe, traga um texto, música, imagem, foto ou poesia. Ver partilhar sobre a Paz!!!

Felipe Miranda

Capítulo Geral – 28 de outubro

XIII Capítulo General OFS

A Eucaristía de hoje foi presidida por um dos Ministros Provinciais da Orde dos Frades Menores do Brasil. Na homilia expresou sua alegria em participar do encontro da família franciscana e exortou a todos, motivado pelo texto evangélico, de seguimento de Cristo, tal como fizeram assim os Apóstolos.

Ao reunir-se os capitulares na sala, se apresentou o tema: "A juventude franciscana hoje”. Ana Fruk OFS, Conselheira Jufra para a presidência se referiu a situação da Juventude Franciscana no mundo, destacando a sua presença em 66 países. Animou os presentes a integrar os grupos de jovens em suas fraternidades  OFS, assumindo que eles "não são o futuro, e sim o presente" a vitalidade da Ordem.

O seguinte tema foi: “As Fraternidades emergentes”. O vice ministro Geral, Doug Clorey OFS, apresentou um vasto informativo com a situação da Ordem nos países em que ela está se desenvolvendo. Sua análise incluiu considerações demográficas e religiosas das nações em questão e fez propostas de ações para estimular a atividade evangelizadora nestes  países.

Antes do meio dia se propôs a terceira palestra sobre: “Os pressupostos e critérios econômicos”, expondo um pano de ação que a Presidência da CIOFS propõe nesta área. Na tarde se formaram as comissões de trabalho para abordar os diversos temas que de manhã foram expostos. No final do dia leram as conclusões na reunião plenária que acabou com a celebração das Vésperas.

Chegada a noite, realizaram uma alegre vigília, com o ritmo do canto e expressividade brasileira, onde, irmãos e irmãs deste país anfitrião, ofereceram uma calorosa festa musical.

tradução: Felipe Miranda