13 julho 2009

série fraternidade e minoridade

Fraternidade e Minoridade

Por Fr. Almir Guimarães, ofm

12. Fundamental é a frase do Testamento que tanto nos marcou e continua marcando: “E depois que o Senhor me deu irmãos, ninguém me mostrou o que eu deveria fazer, mas o Altíssimo mesmo me revelou que eu devia viver segundo a forma do Santo Evangelho” (14). Nesse momento, Francisco se encontrou. Outros preferem dizer que ele foi esclarecido apenas no momento do Evangelho da Missão. Na realidade, a vida não é simples e os caminho que nos fazem chegar a Deus mais complexo ainda. Sublinhemos: o dom dos irmãos. Com a chegada dos irmãos, Francisco se encontrou.


missa mensal

Acontecerá no dia 15, quarta-feira,
a missa mensal em devoção a
Nossa Senhora Mãe dos Homens

Local igreja matriz
Nossa Senhora Mãe dos Homens
no centro de Porto Feliz, às 19h30 !!!


A Trindade, Francisco e a nova criação - 1ª parte

São Francisco não foi um teólogo, mas viveu uma vida teologal de grande densidade.

Transformou-se no que foi, porque criou espaço dentro de si à realidade divina, para que, através dele, se manifestasse assim como ela é.

Se Deus é comunhão de divinas pessoas num infinito jogo de inter-retro-relações de vida e de amor, então essa realidade comunional encontrou em São Francisco, na sua prática e nos seus gestos concretos, um lugar privilegiado de expressão.

São Francisco não foi um clérigo letrado que faz um tratado daquilo que crê, mas um humano enamorado pelo divino que gerou um cristianismo de sedução. Não basta seguir o Senhor, tem que se apaixonar por Ele!

Em Francisco irrompe um jeito terno e fraterno de compreender Deus como comunidade, um conglobante mistério que unifica sua vida e o faz perceber a Trindade viva em tudo o que existe: olha o Filho numa relação íntima com o Pai e numa abertura total ao Espírito, uma relação interpessoal, viva, transbordante.


Questionamento para aprofundamento do texto:

1) Somente o cristianismo possui a fé no Deus Trino. Por quê?

2) Você já identificou como se revela a expressão da Trindade na obra da criação? Onde? Como?

3) Como se explica o alcance da experiência trinitária de Francisco?



Texto de Frei Vitório Mazzuco, OFM, e Leonardo Boff