03 julho 2009

série fraternidade e minoridade



Fraternidade e Minoridade

Por Fr. Almir Guimarães, ofm

3. Nós, franciscanos, dispersos no meio do mundo, correndo de um lado para o outro, atraídos por mil solicitações, dando nossa colaboração nas paróquias, preparando o capítulo, revendo os passos dados e desejosos de ir adiante, buscamos “nosso próprio’’, aquilo que constitui nossa identidade mais profunda. Quem sou eu? Quem somos nós? Por que continuamos na Ordem? Quais os desafios de nossa Província? Quem somos nós que percorremos os corredores da VOT do Rio, que visitamos as capelas do interior de Concórdia, que dinamizamos a paróquia de São João Batista em São João de Meriti, que atendemos na portaria do Largo de São Francisco em São Paulo, que estamos diante das planilhas do computador ou percorremos os leitos do hospital de Piraquara? Qual é nosso próprio? Certamente, ele não existe em estado puro.


Notinhas da Igreja


Notinhas rápidas da nossa Igreja!!!



Colômbia
O movimento católico "Elo de amor Mariano" com sede em Medellín, na Colômbia, lançou a campanha de oração intitulada "Adota um sacerdote", por ocasião do Ano Sacerdotal.
O objetivo da campanha é fazer com que as pessoas assumam, neste Ano Sacerdotal, o compromisso de rezar por um sacerdote todos os dias a fim de que Cristo lhe doe a força espiritual e o dom da perseverança.




Vaticano

O papa Bento 16 encerrou neste domingo o Ano Paulino e revelou que restos que estão na Basílica de São Paulo Extramuros, em Roma, pertencem ao Apóstolo dos Gentios.
Diante de milhares de fiéis e representantes do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, reunidos na basílica dedicada ao apóstolo Paulo, o papa informou que recentemente uma sonda foi inserida no sarcófago que se conserva sob o altar maior local.

A sonda revelou a existência, no interior do sarcófago, de um precioso tecido de linho de cor púrpura laminado em ouro puro e outro de cor azul com fios de linho, assim como de grãos de incenso vermelho e substâncias protéicas e calcárias.
Também foram encontrados pequenos fragmentos ósseos, que foram submetidos a exames por "especialistas que desconheciam de onde provinham, e que deram como resultado pertencer a uma pessoa que viveu entre o primeiro e o segundo século", acrescentou o papa.

"Tudo parece confirmar a unânime e incontrastável tradição de que se tratam dos restos mortais do apóstolo Paulo, o que nos enche de profunda emoção", afirmou o pontífice.


Calvino
O jornal do Vaticano, "L'Osservatore Romano", publica esta Sexta-feira um artigo que assinala os 500 anos do nascimento do francês João Calvino (10.07.1509 - 27.05.1564), falando num "reformador que desincarnou a incarnação" e foi capaz de "levar uma parte da humanidade europeia a desviar-se do seu caminho histórico".
O texto apresenta Calvino como um "cristão" que acredita na Igreja "Santa, Católica (preferem dizer universal) e Apostólica", na Trindade, no pecado original e nos actuais, na salvação através de Jesus Cristo.
É ainda referida a "criação brilhante" da organização calvinista, que resistiu a "todas as alterações e as revoluções da modernidade".



Pedofilia
O Prefeito da Congregação para o Clero, o Cardeal brasileiro Claudio Hummes, qualificou a pedofilia como "um crime terrível"; reconhece que afeta a quatro por cento dos sacerdotes e precisa que "não há lugar no ministério sacerdotal para as pessoas que cometeram estes crimes".


Brasil
O Piauí poderá ser o primeiro Estado do Brasil em que os gestores públicos podem ser obrigados a retirar das repartições públicas os símbolos religiosos lá existentes. Tramita nesse sentido uma representação junto ao Ministério Público Estadual, assinada por 14 organizações da sociedade civil, dentre elas, Católicas pelo Direito de Decidir, Matizes, Liga Brasileira de Lésbicas.
O Ministério Público Estadual marcou para a próxima terça-feira (30/06), uma audiência pública, para discutir o assunto. O evento acontecerá a partir das 9h, no Auditório do próprio MPE.



Santo Sudário
Acaba de ser publicado um livro que pretende desmentir a controvérsia gerada com a prova do Carbono 14 realizada em 1988, segundo a qual o Santo Sudário é uma peça da Idade Média.
Trata-se da investigação sobre o Santo Sudário do jornalista e "vaticanista" do jornal de Turim "La Stampa" Marco Tosatti (Editore Piemme), em que se mostra que o exame realizado nos laboratórios de Tucson, Oxford e Zurique contém um erro de cálculo matemático inaceitável.






Evangelização nas ruas
Enquanto a igreja proclama para que os leigos avancem também nas comunicações para evangelizar, e nos ficamos debatendo em como fazer isto, e outros tantos evitam e fogem, em Porto Feliz, jovens de uma igreja protestante, colocou cartezes por toda a cidade, frases Cristãs de motivação. Enquantos muitos só falam, outros já estão fazendo. Aqui em nosso blog tem um espaço aberto para novos colaboradores em conteúdo. Junte-se a nos: serjovem7@hotmail.com


Junfec
Pastoral jovem que está nascendo na comunidade N S Aparecida, com o apoio do Emaus de Sorocaba, as 17h.

Missas
Santo Expedito 17h30m
Santa Cruz 18h
Mãe dos Homens 19h
N S Aparecida 19h
N S Das Graças as 19h30m

Grupo Jovem
de oração Mensageiro da Paz
após a missa na igreja Mãe dos Homens

Arraiá
Dia 18 de julho vai ter arriá na Igreja N S Aparecida depois da missa das 19hs, venha participar!

São Cristovão
Está chegando a festa, que será no dia 25 e 26 deste mês!!!


Paz e Bem

comunhão

Quantas vezes pode-se Comungar por dia?


Resposta:

Resposta: Segundo o Código de Direito Canônico o fiel pode Comungar duas vezes por dia se participar de duas Missas; não pode fazer a segunda Comunhão fora da Missa.

Cânon 917 - Quem já recebeu a santíssima Eucaristia pode recebê-la no mesmo dia, somente dentro da celebração eucarística em que participa, salva a prescrição do cânon 921 §2 (perigo de morte).

Nota: No mesmo dia, os fiéis podem receber a Sagrada Eucaristia só uma segunda vez. (Pontificia Comissio Codici Iuris Canonici Authentici Interpretando, Responsa ad proposita dubia, 1: AAS 76 (1984) 746).

Prof. Felipe Aquino