12 junho 2009

Franciscanos seculares... afinal de contas o que queremos? Frei Almir Ribeiro Guimarães,OFM (*)



9. Em suas reuniões, sempre bem preparadas, os irmãos estudam, rezam, se formam em todos os sentidos. Ninguém falta à reunião geral, ponto forte da vida de uma fraternidade: momentos de oração, tempo de estudo e ocasião de confraternização.


Paz e Bem

13 de junho

Santo Antônio de Pádua, também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, nasceu em Lisboa, no ano de 1195, com o nome de Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. É contemporâneo de um outro grande santo, São Francisco de Assis.


Santo Antônio foi cônego regular em Portugal até os vinte e cinco anos, quando um fato mudou a sua vida. Ao saber que cinco franciscanos tinham sido martirizados em Marrocos, como conseqüência da tentativa de evangelizar infiéis, Santo Antônio decidiu seguir-lhe os passos e ser um missionário.

Foi então que entrou para a ordem dos frades franciscanos e logo foi enviado para trabalhar entre os muçulmanos de Marrocos. Porém, com problemas de saúde, foi obrigado a retornar para a Europa, permanecendo em um eremitério na Itália. Durante este tempo, ocupou vários cargos, como o de professor em sua ordem na Itália e na França e também pregando nos lugares onde a heresia era mais forte. O combate à heresia era feito não apenas através da pregação, mas também por meio de milagres espantosos. Sabia de cor quase todas as Escrituras e tinha um dom especial para explicar e aplicar as mais difíceis passagens.

Em 1231, seu sermão alcançou o ápice de intensidade, porém, foi neste mesmo ano que o santo foi acometido de uma doença inesperada, e ele veio a falecer em Arcella, no dia 13 de junho, aos 36 anos de idade.

Santo Antônio foi canonizado por Gregório IX em 30 de maio de 1232. É um santo de grande popularidade, principalmente nos países latinos, onde o povo costuma invocá-lo para encontrar objetos perdidos e auxiliar moças solteiras a encontrar noivos.


Paz e Bem

Trezena 13 (ultimo dia)

Trezena a Santo Antônio:

Súplica (para todos os dias)

Meu querido Santo Antônio, Santo dos mais carinhosos, o vosso ardente amor de Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para com o próximo vos mereceram durante a vida o poder de fazer milagres espantosos. Nada vos era impossível senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa eficaz intercessão. A vós recorremos e vos imploramos que nos obtenhais a graça especial que neste momento pedimos. Ó bondoso e santo taumaturgo, cujo coração estava sempre cheio de simpatia pelos homens, segredai as nossas preces ao Menino Jesus que tanto gostava de repousar nos vossos braços. Uma palavra vossa nos obterá as mercês que pedimos.


13º Dia :: 12/6 – Santo Antônio e a Eternidade
- Sinal da cruz

- Palavra de Deus: "Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus; crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu vos teria dito; pois Eu vou preparar-vos um lugar" (Jo 14, 1-2).


- Palavra do Santo: "Então teus olhos serão realmente saciados, porque verás aquele que tudo vê... Então tua alma será realmente uma rainha, ela que agora é uma escrava aqui no exílio; teu corpo ficará repleto de felicidade e tua alma será glorificada. Teu coração dilatar-se-á numa alegria indescritível".

- Oração: Senhor, Deus da vida, vós nos criastes para vós, e o nosso coração estará inquieto até que em vós não repouse. Concedei-nos a graça de caminhar decididos rumo à Pátria celeste para a qual nos dirigimos, sem esquecer o bem que nos cabe realizar nesta vida para obtermos a vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!


- Pai-nosso... Ave-maria... Glória ao Pai...


Santo Antonio, rogai por nós!!!

Recado Franciscano aos 8 paises mais ricos


"Colocar a pessoa no centro".

Esta é a reivindicação que os religiosos da Ordem dos Frades Menores Franciscanos enviaram aos ministros de Economia do G8, reunidos na cidade italiana de Lecce de 12 a 13 de junho.A Ordem, presente nos cinco continentes, em 113 países e com 15 mil membros, "está próxima daqueles que sofrem por conflitos, abusos e desigualdades; situações que os diversos sistemas econômicos provocaram dentro da sociedade".O texto enviado aos ministros foi discutido no capítulo geral da Ordem, que acontece em Assis. Propõe orientações concretas para a construção do bem comum e a promoção de decisões econômicas e produtivas respeitosas da criação.
Os franciscanos apontam a falta de "reconhecimento de alguns direitos inalienáveis da pessoa humana nos âmbitos econômico, social, cultural, civil e político, entre os quais se encontra o direito à vida em todas as suas etapas, a liberdade em suas múltiplas manifestações, o trabalho, o estudo, os direitos da mulher e das crianças, sem esquecer o problema crucial do desemprego e a falta de apoio às famílias em dificuldades".


Paz e Bem