03 junho 2009

Trezena 4



4º Dia :: 3/6 – Santo Antônio, modelo de fé

Sinal da cruz

- Palavra de Deus: "Os apóstolos disseram ao Senhor: "Aumenta-nos a fé!" Disse o Senhor: "Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecerá". (Lc 17,5-6)

- Palavra do Santo: "Para o cristão, crer em Deus não significa tanto acreditar que Ele é verdadeiro e fiel; significa sim acreditar amando".

- Oração: Senhor, nós vos agradecemos pelo dom da fé que nos faz ver além das aparências as pessoas e os fatos. Fazei que nos dediquemos continuamente no crescimento da fé, pelo conhecimento da vossa palavra, pela oração e pela busca sincera da verdade. Que o exemplo de Santo Antônio nos ajude a viver uma fé sincera e corajosa, forte e segura. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!

- Pai-nosso... Ave-maria... Glória ao Pai...

Aumento do número de sacerdotes no Brasil





De acordo com o Anuário Católico, divulgado pelo Centro de Estatísticas e Investigações Sociais (Ceris) e realizado pela Promocat, houve um aumento de 22,6% no número de presbíteros de 2000 a 2008.

O crescimento é atribuído a movimentos como a Renovação Carismática Católica e à associação da carreira religiosa às causas sociais. Além disso, o acesso ao seminário também foi ampliado aos que descobriram a vocação tardiamente.

"Atualmente, os padres podem iniciar os estudos a partir dos 20 anos", analisa o padre José Oscar Beozzo, da Diocese de São Paulo. A segurança dos mais jovens em relação à vocação religiosa surpreendeu o cineasta José Joffily, durante as gravações do documentário "O Chamado de Deus".

Paz e Bem