07 junho 2009

Franciscanos seculares... afinal de contas o que queremos? Frei Almir Ribeiro Guimarães,OFM (*)



4. No coração dessas pessoas, efetivamente, está presente o desejo de viver a aventura do Evangelho. Buscam a perfeição na caridade, ou seja, a santidade, com as cores francisclarianas. Desejam fazer uma profunda experiência do Deus Altíssimo, do Bem, do Sumo Bem. Na realidade querem conformar-se com Cristo. Sentem-se chamados a entrar num processo de conversão evangélica que não conhece termo. Em suas vidas, com efeito, o doce se torna amargo e o amargo , doce. A contemplação dos mistérios de Cristo ocupa lugar importante em suas vidas. Mais do que isto, como Paulo, querem viver em sua carne os mistérios do Filho de Deus.

Paz e Bem

Trezena 8




8º Dia :: 7/6 – Santo Antônio e o Espírito Santo- Sinal da cruz

- Palavra de Deus: "O Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos lembrará tudo o que eu vos disse". (Jo 14,26)

- Palavra do Santo: "Em contato com o Espírito Santo, a alma vai, pouco a pouco, perdendo suas manchas, sua frieza, sua dureza e transformando-se totalmente naquele fogo aceso nela".

- Oração: Ó Deus, vosso Espírito criou do nada todas as coisas; tornou-se a força dos profetas e a coragem dos mártires. Pelo Espírito Santo, vosso Filho foi concebido no seio de Maria e por Ele nasceu a Igreja no mundo. Vosso Espírito fez de Antônio o santo de todos os povos e o pregador de vossa Palavra. Que sua luz nos ilumine sempre e nos transforme, de pecadores que somos, em santos para vossa glória. Amém!

- Pai-nosso... Ave-maria... Glória ao Pai...

Mensagem para o seu dia

O homem é um sucesso se pula da cama de manhã e vai dormir à noite, e nesse meio tempo faz o que gosta.
Bob Dylan


"A paz que anunciais com a boca, mais deveis tê-la em vossos corações. Ninguém seja por vós provocado à ira ou ao escândalo, mas todos por vossa mansidão sejam levados à paz, a benignidade e à concórdia. Pois é para isso que fomos chamados: para curar os feridos, reanimar os abatidos e trazer de volta os que estão no erro".

São Francisco

Mantenha-se forte diante do fracasso e livre diante do sucesso.











Movimento de Assis presente no orkut, no twitter movimentodassis e nosso e-mail é serjovem7@hotmail.com




Frase do Papa Bento 16:

Aos 17 mil fiéis presentes na Praça de São Pedro, Bento XVI pediu para não esquecerem o dia de Domingo, "o dia do Senhor e a liturgia, para perceber na beleza da Igreja a beleza de Deus" de forma a que possa "entrar no nosso ser". Esta, referiu, é a "única maneira de a nossa vida se tornar grande, tornar-se a vida real".

"A fé não é apenas pensamento, mas toca todo o nosso ser"

"nos Cristãos - envolvermos na experiência da fé, não só a mente e o coração, mas também através dos sentidos, levando o homem a receber a verdade com todo o seu ser, espírito, alma e corpo".


Paz e Bem




Notinhas da Igreja


Reforma litúrgica O pe Carlos Alexandre está promovendo uma reforma litúrgica, visando obediência e fidelidade na celebração eucarística. Na quinta feira, quase 180 lideranças de movimentos e pastorais, catequese, liturgia, comunidades rurais e urbanas. As mudanças só serão sentidas depois de data marcada, entre outros objetivos, o Pe quer enriquecer a liturgia, e movimentar os leigos para também sentir e encontrar esta beleza. Entrada, comentaristas, músicas entre outros serão as principais mudanças.



Saúde Pe Carlos Alexandre se resguardou este final de semana com ituinto de reestabelecer-se de seu estado gripal. Diáconos Benedito, Valmir e Silvio deram apoio nas comunidades.

Primeira Eucaristia
Está aberta ate o dia 15/06 as inscrições para a catequese na Comunidade Nossa Senhora Aparecida. Levar, comprovante de residência, Certidão de batismo e nascimento. Na Secretaria Paroquial de terça a sexta 9 as 11h e de seg a sext das 14 as 16hs. Informaçãoes 3262 1728


Festa Junina A comunidade São Francisco de Assis, realizou sua festa Junina para angariar fundos. A partir das 18 horas com musica, comes e bebes, a comunidade participou ontem.

Sites desatualizados Site da diocese de Itapetininga está desatualizado a mais de um ano. O nosso da Arquidiocese de Sorocaba, é atualizado uma vez por mes fielmente. Porém no resto do mês não.


Movimento de Assis
Está realizando trezena de Santo Antonio. Quer participar? 3262 1459 com Mara Faustino. Venha ainda dá tempo.

Semana do Meio Ambiente
Realizado ontem missa pela semana. Muita pessoas participando. Em seguida teve o Show na praça Matriz. Hoje terá Culto na Igreja do 1a Evangelho Quadrangular.




Tríduo EucarísticoTodas as paróquias irão realizar. Segunda, terça e quarta feira as 19h30m na Nossa Senhora Aparecida e Mãe dos Homens e São João Batista. Os párocos irão reverzar e visitarão outras comunidades, assim como também as equipes de canto.

Quinta feira
as 15h Na N S Mãe dos Homens, missa e procissão. Todas as paróquias irão se reunir neste grande momento.

Sair das sacristias

'Precisamos sair de nossas sacristias
para encontrar as pessoas',
afirma ministro-geral dos franciscanos

Os Irmãos Menores, conhecidos como franciscanos, estão em celebração. Neste ano, completam-se os oito séculos desde que São Francisco de Assis fundou a Ordem. Seu ministro-geral, o galego José Rodríguez Carballo, enfrenta com esperança esse aniversário, assim como o Capítulo Geral de maio e pede que se retorne ao Evangelho, "para que nossa vida recupere a beleza e a poesia das origens".
A reportagem é de Darío Menor, publicada no jornal Revista Vida Nueva, 24-04-2009. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Eis a entrevista.
Quais são os desafios dos franciscanos hoje?
Os franciscanos, como os demais consagrados, têm como desafio fundamental ser mais contemplativos para ser mais proféticos e comprometidos com a humanidade. Para isso, temos que trabalhar para arraigar a nossa vida no encontro admirativo e entusiasta com Jesus Cristo, que nos chama a segui-lo com a radicalidade com que Francisco o seguiu. Não podemos domesticar a radicalidade que o Evangelho nos propõe para adaptá-la a um estilo de vida cômodo. Temos que voltar ao Evangelho para que a nossa vida recupere a beleza e a poesia das origens onde quer que as tenha perdido ou onde não brilhem como deveriam brilhar.
Quais são os novos caminhos de evangelização na Europa?
Falando concretamente dos franciscanos, penso que, além da fidelidade às exigências fundamentais de nossa vocação franciscana, devemos fazer com que nossa vida seja realmente significativa. Temos que permanecer próximos às pessoas, particularmente das pessoas mais simples (...). Acredito que precisamos sair de nossas sacristias para ir ao encontro das pessoas, ou, como diria São Francisco, ir "inter gentes". A evangelização na Europa passa também pelo trabalho pela justiça, pela paz e pela integridade da criação, assim como pelo diálogo inter-religioso.
Qual é o seu diagnóstico da situação atual do cristianismo na Europa?
A situação não é tão ruim que nos leve a pensar que é preciso começar do zero, nem é tão boa que possamos cruzar os braços. É preciso ter em conta que o cristianismo na Europa tem raízes profundas, o que dá muita estabilidade. Por outro lado, o secularismo e o laicismo estão fazendo com que elementos essenciais da mensagem cristã, às vezes, parecem vir abaixo.
Como a diminuição das vocações está afetando os franciscanos?
Antes de tudo, temos que reconhecer, com gratidão ao Senhor, que a diminuição não é generalizada (...). Mas, sem deixar de levar em consideração esse dado, eu sempre digo que não é o número que salvará o franciscanismo, mas sim a qualidade evangélica de vida que os franciscanos tenham. Mesmo em zonas onde as vocações diminuem, não diminui o compromisso com uma renovação profunda da nossa vida e missão, de acordo com as exigências do nosso carisma e dos sinais dos tempos e lugares.