24 outubro 2011

13º Capítulo Geral dos leigos fundados por São Francisco

 

– Na mesma semana em que Bento XVI celebrará em Assis um encontro pela paz, acontece em São Paulo o Capítulo Geral da Ordem Franciscana Secular.


O Ordem Franciscana Secular (OFS), fundada por São Francisco de Assis – informa a ZENIT Eduardo Molino OFS, da Argentina – foi, durante os últimos 800 anos, expressão do carisma franciscano nos diversos modos de vida leiga no mundo.


Cada três anos, realiza um capítulo geral com representantes dos 5 continentes que animam a vida franciscana em 65 países.
Este ano, o Capítulo Geral está sendo realizado no Brasil, no Centro Pastoral Santa Sé, de São Paulo; começou no dia 22 e terminará no dia 29 de outubro.


Seu objetivo é examinar o que foi feito pela presidência do Conselho Internacional (CIOFS) em relação às conclusões do Capítulo Geral de 2008, celebrado na Hungria, particularmente no âmbito da formação, da comunicação, da Juventude Franciscana, da presença e do testemunho dos franciscanos leigos na sociedade e das ações dirigidas às novas presenças que emergem em mais de 40 países ao redor do mundo.


Os participantes estão refletindo sobre o tema central, “Evangelizados para evangelizar”, e sobre questões como “Vocação específica para uma missão particular”, “Construção de um mundo fraterno e evangélico”.


Haverá uma mesa redonda, com a participação de leigos franciscanos da Guatemala, Haiti, Ruanda, Brasil e Croácia, que darão seu testemunho particular nos campos onde desenvolvem sua vivência franciscana leiga.
Igualmente, haverá a participação de franciscanos leigos que levam a cabo a animação e guia da Missão na China, que se realiza nesse país com o apoio da Presidência do Conselho Internacional da OFS.


Os presentes ouvirão também a relação de um casal canadense que falará sobre sua experiência como casal no contexto da espiritualidade da OFS.
No Capítulo, será dado a conhecer o resultado da pesquisa demográfica enviada a todos os países; o desenvolvimento das Fraternidades Emergentes; determinarão as linhas e os critérios para as finanças do próximo triênio; e se dará a conhecer o documento que ajudará a compreender o papel dos animadores fraternos da OFS para aJuventude Franciscana (JuFra).


A JuFra está representada por 6 conselheiros internacionais que foram eleitos para representar as fraternidades da América Central, América do Sul, América do Norte, Europa, África e Ásia-Oceania.
O dia 27 de outubro será um dia em comunhão com o Papa, que, em Assis, se reunirá com os principais líderes religiosos do mundo, para continuar implorando pela paz, como há 25 anos fizera seu predecessor, o Beato João Paulo II.


Na Casa Santa Sé, em São Paulo, tudo foi preparado cuidadosamente para receber os conselheiros internacionais deste Capítulo, que, junto aos colaboradores, tradutores e alguns assistentes espirituais franciscanos, somam cerca de 130 participantes.
Para acompanhar as novidades deste evento eclesial, pode-se visitar os site www.ciofs.org.

Oração pela Paz e não Violência

Oração ecumênica

Esta oração se baseia em três idéias convergentes. A oração está ligada antes de tudo com a Jornada Mundial pela Paz através do silêncio. A oração de fato explora o que é o silêncio e o pecado. O quadro no qual foi pensada a oração é a compreensão das diversas “direções”. As leituras ajudam a orientar-se e estabelecem uma nova identidade: a de “embaixadores de paz e de reconciliação” capazes de romper o silêncio levando consigo o Tau – terceiro elemento em torno do qual se desenvolve a oração – símbolo do cumprimento da vontade de Deus.

INTRODUÇÃO

Oração Ecumênica

“Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles”. (Mt 18,20)

“E o que pedirdes em meu nome, eu o farei a fim de que o Pai seja glorificado no Filho”.( (Jo 14,13)

Não existe maior encorajamento para o cristão que o abrir-se à paz destes trechos da Escritura onde Cristo nos convida a nos reunirmos em seu nome, na sua presença, deixando de lado, por um momento, as poucas coisas que nos dividem para nos unir em torno do desejo comum da paz. A oração que segue, composta por Frei Brian Terry (Frade do Atonement) pode ser utilizada em um encontro ecumênico para expressar aquele desejo cada vez mais ardente e aquela insistência que se deve fazer ainda mais urgente, pela construção da paz em nossos dias.

NO ESPÍRITO DO TAU...

(Os sinos tocam lentamente enquanto entram os sete representantes. A escolha dos sete reflete a imagem do banquete escatológico onde todos os povos serão chamados à mesma mesa na Jerusalém celeste. Como referência podemos olhar as Catacumbas de São Calixto e os afrescos dos cristãos das origens. O número sete era considerado o número da perfeição, a cifra do cumprimento.)

REUNEM-SE EM SILÊNCIO

Representante 1: Nos recolhemos aqui em silêncio, em comunhão com todos aqueles que rezam em Assis.

O nosso silêncio aqui... faz eco ao silêncio dos líderes do mundo que se calam, não se pronunciam e não trabalham pela paz. Faz eco também às nossas comunidades silenciosas e muito preocupadas com seu bem estar, para deixar-se envolver. Faz eco aos nossos corações silenciosos que esqueceram os dons que recebemos de Deus. Nós não fomos criados para o silêncio. Devemos sempre nos lembrar que, vindos de diversas direções, somos na realidade um dom uns para os outros.

CONVITE À ORAÇÃO DE LOUVOR E DE AGRADECIMENTO

O nosso convite ao louvor nos chama a considerar os nossos pontos de vista e as nossas proveniências como um dom. Este convite ao louvor é baseado em uma oração dos Nativos da América adaptada por Frei Paul Ojibway, SA.

(Coloca-se incenso sobre as brasas antes que cada representante leia a sua parte)

Representante 2: Criador do Oriente, te oferecemos este dom em honra à aurora do novo dia. Agradecemos e honramos os povos do Oriente: a sua vida e suas tradições espirituais nos ensinam a viver. Todos nós desejamos acolher o desafio de um novo início e encontrar alegria em percorrer o nosso caminho ao nascer quotidiano da luz. Faz com que aprendamos a renovar a nossa mente para encontrar novos modos de cuidar de nós mesmos e do outros. Obrigado pelo nascimento de cada novo dia.

Representante 3: Criador do Norte, te oferecemos este dom em honra às lutas e à perseverança nos dias invernais. Agradecemos e honramos os povos do Norte: a sua vida e as suas tradições espirituais nos ensinam a viver. Todos nós desejamos enfrentar os desafios deste tempo complexo e confuso. Faz com que possamos encontrar a força e o sentido de viver no encontro contigo e com o próximo e torna-nos capazes de encontrar novos modos para nos apoiarmos e nos encorajarmos reciprocamente todas as vezes que nos sentimos perdidos.

Representante 4: Criador do Sul, te oferecemos este dom em honra ao renascimento que acontece a cada primavera. Agradecemos e honramos os povos do Sul: a sua vida e as suas tradições espirituais nos ensinam a viver. Todos nós desejamos renovar as nossas forças e o nosso sustento na surpreendente superabundância da vida. Faz com que aprendamos a receber cada dom com respeito, honra e humildade e torna-nos capazes de gerar compreensão e de encorajar novas lideranças. Obrigado pelo dom de cada pessoa que escolheu seguir Cristo.

Representante 5: Criador do Ocidente, te oferecemos este dom em honra ao fim de cada dia, como cumprimento dos nossos compromissos quotidianos. Agradecemos e honramos os povos do Ocidente: a sua vida e as suas tradições espirituais nos ensinam a viver. Todos nós desejamos vencer o medo de tudo aquilo que acaba no fim do dia e de cada estação de modo a partilhar a sabedoria que alcançamos ao percorrer o teu caminho. Faz com que possamos encontrar, na nossa obscuridade, a coragem de buscar uma nova aurora na espera e na esperança de alcançar a plenitude de coração, da mente e do espírito.

Representante 6: Criador do mundo, oferecemos este dom à nossa mãe terra, que nos nutre em tudo – pelo dons das criaturas, por tudo que cresce para alimentar-nos, pelos elementos que tornam possível a vida: luz, água, ar, fogo. Somos gratos porque nos doas tudo o que é necessário para viver com honra, respeito, dignidade e humildade. Nós não somos capazes de criar o que tu nos doas em abundância a cada estação. Te pedimos para  que aprendamos a cuidar dos teus dons para ser apenas os seus dispensadores. Faz com que os nossos corações louvem com gratidão porque em cada geração encontramos em ti a nossa morada e nosso refúgio.

Representante 7: Criador do céus, te oferecemos este dom para que possamos encontrar alegria nas nossas almas enquanto dançamos entre as estrelas e conhecemos o teu amor, os teus cuidados e a tua compaixão.  Pedimos-te que acolha as nossas súplicas do Leste a Oeste, do Norte ao Sul, das profundezas às alturas da tua criação. Faz com que no coração da nossa vida encontremos ainda a força de viver em comunhão, como irmãos, o dom da tua criação. Pedimos-te que juntos possamos percorrer as estradas que conduzem à tua casa, em cada estação e por todas as gerações.

Todos os presentes lêem juntos

Criador nosso, do Leste a Oeste dá-nos a paz. Criador nosso, do Norte ao Sul dá-nos a paz. Criador nosso, das alturas às profundidades dá-nos a paz. Criador nosso, do nascimento à morte dá-nos a paz. Criador nosso, da separação á reconciliação dá-nos a paz. Criador nosso, das dúvida à esperança dá-nos a paz. Criador nosso, da alienação à unidade dá-nos a paz. Criador nosso, do sacrifício de teu Filho à graça do teu Espírito dá-nos a paz, agora e sempre, nos séculos dos séculos. Amém.

PALAVRA DE DEUS

Líder 1: Agora deixemos que a Palavra de Deus rompa o silêncio e ressoe em todas as direções de modo que cada homem possa escutar a Boa Notícia e caminhar na paz e na benevolência de Deus.

“Assim diz o Senhor:
O céu é meu trono,
e a terra o escabelo de meus pés.
Que casa me haveis de fazer,
que lugar para meu repouso?
Tudo isso foi a minha mão que fez,
tudo isso me pertence, oráculo do Senhor!
Eis para que estão voltados meus olhos,
Para o pobre e para o abatido,
para aquele que treme diante de minha palavra.”
(Is 66, 1-2)

OS EVANGELHOS FALAM (Todos cantam o Aleluia ou uma aclamação ao Evangelho. Durante o Aleluia os leitores do Norte, do Sul, do Leste e do Oeste se adiantam para proclamar a Palavra de todas as direções da bússola)

Representante 2: Mateus 12, 15-21

Representante 3: Marcos 9, 14-29

Representante 4: Lucas 6, 37-42

Representante 5: João 7, 37-39

MEDITAÇÃO

(Escolher uma pessoa que faça uma breve meditação)

PEDIDO DE PERDÃO

Representante 6: Irmão e irmãs, rezemos não somente pela paz no nosso mundo, mas para que nós mesmos possamos ser instrumentos daquela paz que o mundo precisa. Devemos, todavia, pedir perdão por todas as vezes que não cumprimos a vontade de Deus. Lembremo-nos de que devemos antes de tudo pedir o perdão para poder ser perdoados. Reconheçamos a bondade de Deus, que é nosso Pai e reconheçamos os nossos pecados, de modo a poder receber o perdão de Deus misericordioso. Reconheçamos que escolhemos o silêncio em vez de escutar a Palavra de Deus e de acolher o grito dos filhos de Deus que são vítimas de injustiça (Adaptado do rito da reconciliação de Penance).

Representante 6: Rezemos com confiança a Cristo nosso Redentor. Ele é o Bom Pastor que nos procura quando nos perdemos no pecado e nos reconduz a Ele com alegria.

(depois de cada intenção todos respondem: Senhor piedade)

  • Através da tua morte tu nos tornaste uma só coisa com o Pai e nos deste a salvação: Senhor piedade
  • Tu Morreste e ressuscitaste e estás sentado à direita do Pai de onde intercede por nós: Senhor piedade
  • Tu nos advertiste dizendo que se pecamos uns contra os outros pecamos contra Ti, cura-nos da nossa arrogância de modo a não nos ferirmos reciprocamente: Senhor piedade
  • De rico que éreis escolheste fazer-te pobre pela nossa salvação; dá-nos viver com simplicidade para que nos tornemos ricos de Ti: Senhor piedade
  • Vieste ao mundo para salvar os pecadores: dá a todos nós a salvação neste dia a torna-nos testemunhas, para todos, da Tua Boa Notícia: Senhor piedade
  • Entregaste a ti mesmo para a salvação de todos, faz com que possamos nos entregar e nos tornar assim embaixadores de reconciliação, cura e serviço: Senhor piedade
  • Jesus, tu és o caminho papa o Pai, perdoa-nos por todas as vezes que escandalizamos os pequenos em vez de construir os caminhos da paz: Senhor piedade
  • Destruíste a morte e trouxeste luz a cada vida: enche os nossos corações com a superabundância do Espírito Santo: Senhor piedade
  • Morreste a fim de que aqueles que crêem em ti não morram, mas tenham a vida eterna; faz com que morramos à nossa indiferença, ao egoísmo, à amargura e à crueldade: Senhor piedade
  • Tens o poder de perdoar os pecados na terra, faz com que sintamos o peso dos nossos pecados, a fim de que possamos compreender a grandeza do teu amor: Senhor piedade
  • Vireis a julgar a vivos e os mortos: ajuda-nos a perseverar no teu serviço até o dia da tua vinda: Senhor piedade

Representante 6: Peçamos agora a Deus Pai para perdoar os nossos pecados e de nos tornar capazes de perdoar àqueles que pecaram contra nós.

Todos:

Ó alto e glorioso Deus, ilumina as trevas do meu coração.
Dá-me fé reta, esperança certa,
caridade perfeita e humildade profunda.
Dá-me, Senhor, consciência e discernimento
para cumprir a tua verdadeira e santa vontade. Amén.

(Oração de São Francisco para o discernimento)

RITO DA MISSÃO

O “Tau” é um símbolo conhecido há muito tempo. A sua presença se releva em diversos lugares na esfera da cultura Mediterrânea. Seja na língua fenícia que na hebraica, o Tau é a última letra do alfabeto e representa assim o símbolo do cumprimento. Em hebraico o Tau é um “t” ou uma letra em forma de cruz. E, uma vez que o Tau é a primeira letra da Torah, a lei que dá a salvação, tornou-se uma abreviação, imediatamente compreensível, para representar a lei e a salvação. Para o alfabeto grego, o Tau é a décima nona letra, em forma de cruz, e era considerado um sinal de vida e de ressurreição; era associado com a oitava letra “theta” que representa a morte, para falar do ciclo da vida humana. O profeta Ezequiel teve uma visão onde aqueles que permaneceram fiéis foram marcados com o sinal do tau, o sinal da aliança, da fé e da salvação (Ez 9,4)

Na Igreja dos primeiros séculos o tau era usado como símbolo da realização e do cumprimento da vontade de Deus ao enviar para a terra seu filho Jesus. Como símbolo, o tau é associado ao eremita egípcio do terceiro século S. Antonio, que é considerado o pai do monaquismo.

Santo Antônio é muitas vezes representado usando um manto com um tau desenhado.

Mas, o santo conhecido por ter difundido o tau em todo o mundo é S. Francisco de Assis. Conta-se que Francisco foi a Roma, provavelmente por ocasião do Quarto Concílio Laterano, e que ouviu o papa Inocêncio III falar de Ezequiel o do significado do Tau. Francisco se reconheceu imediatamente naquele símbolo e o fez seu. Os temas da conversão, da salvação, da fidelidade à Palavra e à vontade de Deus pareciam ser exatamente os temas  que Francisco mais levava no coração. O tau se tornou assim a cruz de Cristo e assumiu o significado de perdão e de paz. Diz-se que Francisco deu ao seu hábito a forma do Tau para abraçar a cruz no seu significado profundo de vida, perdão e salvação. Vestindo o hábito em forma de tau a cada dia, os frades se tornavam assim um tau vivente, um crucifixo que caminha para lembrar ao mundo o amor de Deus e a sua misericórdia.

Foi através da pregação da Palavra que Francisco difundiu o tau no mundo cristão como símbolo para renovar a cada dia o chamado batismal e “revestir-se de Cristo” e crer na Boa Nova. E talvez, exatamente por causa do caráter itinerante da pregação da Palavra de Deus, o tau se tornou um ponto de referência, um sinal a se seguir!

Neste dia em que estamos reunidos para rezar pela paz, o tau nos convida a viver em unidade conversão, cumprimento da vontade de Deus e no Espírito de Deus que é o Espírito de paz e de perdão. Hoje é nosso dever e responsabilidade ser pontos de referência para o mundo e chamar todo os homem a ser fiéis ao Pacto de amor com Deus.

ENVIO EM MISSÃO NO ESPÍRITO DO TAU

Representante 4: Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus (Mt 5,9). São verdadeiros pacíficos aqueles que em todas as contrariedades que suportam neste mundo por amor de Nosso Senhor Jesus Cristo, conservam a paz na alma e no corpo. (das Advertências XV de São Francisco)

Representante 3: Fazei tudo que está em vosso poder para conservar a unidade do espírito por meio do vínculo da paz. Um só corpo e um só espírito, como uma só é a esperança à qual fostes chamados, aquela da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, opera por meio de todos e está presente em todos. (Ef. 4, 3-6)

Representante 2: Eram perseverantes nos ensinamentos dos apóstolos e na comunhão, na fração do pão e na oração. (At 2,42 – Tema da Semana de oração pela unidade dos cristãos 2011)

Representante 1: disse-lhes: “Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda criatura”. (Mc 16,15)

(Os sete representantes distribuem um tau a todos os presentes enquanto a assembleia canta o canto final de envio em missão)

CANTO DE DESPEDIDA