25 outubro 2011

Dia de Frei Galvão

Liturgicamente, o Dia de Santo Antônio Galvão é comemorado em 25 de outubro. Frei Galvão morreu em 23 de dezembro de 1822, mas como a data deixava a festa dentro da novena do Natal, foi transferida para o mesmo dia, porém no mês de outubro. Em 1998, o Papa João Paulo 2º beatificou Frei Galvão no dia 25 de outubro. Segundo a Igreja, o período entre os dias 23 e 25 é de celebrações e festas.

No dia 22 de outubro teve início no Convento São Francisco de São Paulo, onde o primeiro santo brasileiro viveu 60 anos, o Tríduo e Festa de Frei Galvão (veja a programação neste Especial).
Neste ano, o povo brasileiro celebra quatro anos da canonização do seu primeiro santo, ocorrida no dia 11 de maio de 2007, pelo Papa Bento 16.

Segundo Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, ter um santo que viveu entre nós tem um significado muito especial. "Significa, antes de tudo, que os santos não são mitos inventados pela fantasia humana, nem caíram do céu, como seres superiores, que não fazem parte da nossa experiência histórica. São pessoas reais, com endereço e história pessoal, com familiares e parentes, e que também lutaram pela vida e sofreram. Os nossos santos são membros da família humana, irmãos de caminhada da comunidade eclesial. Mas foram grandes cristãos, que viveram um intenso amor a Deus e aos irmãos, deixaram um testemunho de fé e caridade, que serviu e serve ainda como referência: muitas outras pessoas, olhando para eles ou aproximando-se deles, sentiram-se encorajadas a imitar seus exemplos e a viver como eles. Os santos são grandes amigos de Deus, que já alcançaram a “casa do Pai”e agora vivem na companhia de Deus; e também são nossos amigos, totalmente interessados em que nós alcancemos igualmente a vida eterna e estejamos, um dia, em sua companhia. Por isso nós podemos recorrer à sua intercessão e eles pedem a Deus por nós".

fonte:http://www.franciscanos.org.br/v3/carisma/especiais/2009/santoantoniogalvao/index.php

Nenhum comentário: