20 novembro 2010

Novena corrigida!

Atendendo a um pedido, estamos republicando a Novena a Nossa Senhora Mãe dos Homens, com os erros devidamente corrigidos.


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!!!
Reflexão:
A devoção à Santíssima Virgem Maria, invocada como Nossa Senhora Mãe dos Homens, surgiu  no país de Portugal, no século XVIII. Ela nasceu no meio dos franciscanos, começanco com Frei João de Nossa Senhora, do Convento de São Francisco das Chagas(de Assis), em Xabregas, um bairro de Lisboa. Frei João era um exímio pregador, um verdadeiro literato, chegando a ser conhecido como “o poeta de Xabregas”. Com esta facilidade de oratória, pregava sempre e em todo canto, empunhando sempre um crucifixo em suas mãos, convocando o povo à conversão e à volta para Deus por meio de Maria, a Senhora Mãe dos Homens.
Em nossa Cidade de Porto Feliz, no ano de 1700 foi edificada por Antonio Cardoso Pimentel a Capela em Honra a Nossa Senhora da Penha, primeira padroeira da cidade. Mas em 1744, os portofelicenses dão inícia a construção da sua Igreja Matriz, mas desta vez, rendidos a devoção franciscana à Nossa Senhora Mãe dos Homens, ela é escolhida a Padroeira de Porto Feliz. Em 1750 a nova Matriz é inaugura em honra a Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Rememoramos hoje a história de nossa Padroeira, a origem de sua devoção, e queremos todos os dia 15 de cada mês celebrá-la como Mãe dos Homens, e por isto realizamos esta novena.

oração inicial
Virgem Puríssima, concebida sem pecado, que desde o primeiro instante fostes  toda cheia  de graça. Mãe de meu Deus, Rainha dos anjos e dos homens, eu vos saúdo como Mãe do meu Salvador. Dignai-vos receber as honras e veneração que nesta novena vos consagro. Vós sois o abrigo  seguro dos pecadores penitentes e assim tendo razão de recorrer a vós. Sois a Mãe de misericórdia e socorrei-me em minhas misérias. Sois, depois de Jesus Cristo, toda  a minha esperança e, por  isso, reconhecei a  terna confiança  que tenho em vós. Fazei-me digno de chamar-me  vosso  filho, para que possa  confiadamente dizer-vos: mostrai que sois minha Mãe.


Creio...
Vinde Espírito Santo...

1º dia - “Maria, aquela que foi escolhida”
Oração: Eis-me aqui, aos vossos pés, ó Virgem Imaculada, convosco me alegro sumamente, porque, desde a eternidade, fostes a eleita Mãe do verbo eterno e preservada da culpa original.  Eu bendigo e dou graças à Santíssima Trindade que vos enriqueceu com esse privilégio, em Vossa Conceição. Alcançai-me a graça de vencer  as consequências do pecado. Ó Senhora, fazei que nunca deixe de amar ao meu Deus.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

2º dia – “Maria, aquela que foi obediente”
Oração: Ó Maria, modelo de obediência! Eu me congratulo convosco, porque desde o primeiro instante da vossa Conceição fostes cheia de graça. Dou graças e adoro a Santíssima Trindade que vos concedeu tão sublime dom e aceitastes com obediência. Vós, que de graça celeste, fostes tão abundantemente enriquecida, reparti conosco e fazei-me participante dos tesouros que adquiristes em vossa Imaculada Conceição pela sua Santa Obediência.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...
 
3º dia – “Maria, temente ao Senhor”
Oração: Ó Maria, pela vossa Imaculada Conceição, esmagastes a cabeça da serpente  inimiga e fostes  concebida sem pecado. Dou graças e louvo à Santíssima Trindade que tal privilégio vos concedeu, e vos suplico que me alcanceis forças para superar todas as ciladas e traições do demônio e que continuemos Tementes ao Senhor como Vós tão bem sois. Ó Senhora, ajudai-me sempre e fazei que, com vossa proteção, sempre  vença o mal e chegue à salvação.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...
 
4º dia –“Maria, aquela que é exemplo”
Oração: Ó Maria, Virgem Imaculada, que recebestes as mais sublimes virtudes e todos os dons do Espírito Santo! Dou Graças e louvo  à Santíssima Trindade que vos  favoreceu com todos os privilégios. Suplico-vos, ó bondosa mãe, que me  alcanceis a prática das virtudes e me façais também digno de receber os dons e as graças do Espírito Santo, sendo como Vós oh Mãe de exemplo.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...
 
5º dia –“Maria, mulher sincera”
Oração: Ó Maria da verdade, o mistério de vossa Imaculada Conceição foi o princípio da salvação de todo o mundo. Dou graças e bendigo à Santíssima Trindade que assim engrandeceu e glorificou vossa pessoa. Peço-vos que me alcanceis a graça de saber aderir à Paixão e morte de vosso Filho Jesus, e que todo o amor a mim demonstrado na Cruz, seja do proveito para a minha vida e santificação, e que com sinceridade que como Vós consiga testemunhar.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...
 
6º dia –“Maria, mulher de amor”
Oração: Ó Maria Imaculada, Rainha dos anjos e Mãe dos Homens, pela fé no Senhor assumistes o plano de salvação de vosso Deus e Pai. Fazei com que compreendamos mais plenamente a vontade de Deus que quer salvar  a todos e levar-nos ao conhecimento da verdade. Agradecido, louvo à Santíssima Trindade que vos escolheu para tão grandiosa missão. Fazei com que tenhamos abertura de espírito para poder amar e distinguir a vontade do Pai e tenhamos a alegria que nos levará a participar com amor, em companhia dos anjos e santos, do Reino da glória.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...
 
7º dia –“Maria, a imaculada”
Oração:
Ó Maria, Virgem e Mãe Puríssima, Mãe dos Homens,  fostes sempre isenta e preservada de todo o pecado. Dou graças ao Pai que  realizou em Vós, em vista do Filho Jesus Cristo, pelo Espírito Santo, a maravilhosa obra da Encarnação do Verbo, concedendo-vos tão grande e especial privilégio. E, bendizendo a Deus, vos peço que nos alcanceis uma disposição para o bem e a graça Divina, e fortaleça contra o mal e o pecado.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

8º dia –“Maria, uma mulher de Fé”
Oração: Ó Maria, Senhora e Mãe dos Homens, em toda a vossa vida tivestes sempre um coração aberto para o bem, caridade e a Fé. Abrasai o meu coração de um imenso amor pela salvação da humanidade e fazei com que tenha sempre diante dos olhos o ideal da perfeição cristã para que,  correspondendo à vocação e aos planos Divinos, possa realizar em minha vida, para edificação do Reino de Cristo, o testemunho autêntido do homem de Fé que seja justo e santo.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

9º dia –“Maria, a forma mais sincera de Amor e Fé”
Oração: Ó Maria, Mãe  da Igreja, Mãe dos Homens e modelo perfeito da igreja realizada em plenitude, velai pela comunidade portofelicense aqui reunida em nome de vosso Filho e fazei de todos os cristãos, instrumentos da paz no mundo. Que o nosso testemunho seja a oportunidade sincera de conversão daqueles que ainda não encontraram a Verdade do Evangelho. Dou graças e louvo Amorosamente à Santíssima Trindade que colocou em vosso coração a luz da graça e o amor ardente que vos elevaram a tão alta santidade. Que o vosso exemplo ilumine o nosso caminho para que todos na igreja cheguem com muita Fé à eterna bem-aventurança e possamos chegar à glória da eternidade!
Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...


Oração Comunitária:
(intenções espontaneas)



OraçãoFinal:
Obrigado Senhor pela conclusão desta jornada, por mais um dia cumprimos nossos trabalhos e orações. Pedimos que nos envie em Missão Senhor, que retornemos  até o proximo encontro e que estejamos firmes no Seu caminho. Que a cada dia cosigamos ter forças e unção para propagar esta Santa Devoção a Nossa Senhora Mãe dos Homens. Queremos ser instrumentos de vossa Paz, levando ao meu irmão aquilo que Tu Queres: o Amor, a Fé! Queremos testemunhar a Cristo, que nós consigamos também dar os mesmos passos e frutos. Conceda-nos a sua Benção! Amém

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo,
Amém