31 outubro 2011

Mensagem final do XVIII Capitulo Geral

 

Mensagem Final do XIII Capítulo Geral OFS
29 de Outubro, 2011 - São Paulo, Brasil

 

A TODOS OS IRMÃOS E IRMÃS DA

ORDEM FRANCISCANA SECULAR

E DA JUVENTUDE FRANCISCANA

Queridos irmãos e irmãs

O Senhor te dê a Paz!

Para nós é motivos de grande alegria saudar-vos afetuosamente da parte de todo o Capítulo Geral da OFS que se reuniu pela primeira vez na América do Sul, em São Paulo, Brasil 

Que daqui os alcance o entusiasmo e a grande energia espiritual que este Capitulo está comunicando a todos, e a cada um de nós. 

A Ordem cresce. E cresce também a consciência de sua identidade e seu lugar na Família e na Igreja. E a tarefa que deve fielmente assumir no mundo como continuadores da Missão de São Francisco. 

Cresce o número das Fraternidade emergentes em todas as partes do mundo, sobretudo na Igreja vive em condições de grandes dificuldades. 

De novo uma vez mais, o Capítulo os exorta a serem generosos e comprometidos no acompanhamento destas fraternidade, em suas necessidades espirituais, de formação e de material.

A juventude Franciscana se desenvolve em todo o mundo, se fortalece e dá testemunho do seu compromisso exigente de autenticidade Cristã e Humana. Temos recebido grande sinais de esperança e preciosos estímulos para entender o quanto nós necessitamos um dos outros. Rogamos à amar, sustentar e difundir a Jufra.

Somos chamados com força e paixão para buscar e realizar nossa vocação Cristã fundamental, vivendo-a integralmente como Francisco, em nosso estado secular.

Nossa Missão é a mesma da Igreja: Evangelizar é a graça e vocação própria da Igreja, sua identidade mais profunda  (Evangelii Nuntiandi, 14). Somos chamados à assumir esta Missão com coragem, generosidade e criatividade. O Santo Papa, em sua mensagem ao Capítulo, nos chama a "afrontar com decisão o desafio da Evangelização do momento atual para serem construtores da civilização do Amor", "como testemunhos e instrumentos da Missão redentora da Igreja, anunciando a Cristo com a palavra e exemplo pessoal". É uma missão urgente e exigente.

Somos chamados com força a refletir sobre nosso compromisso a construir um mundo mais justo e fraterno, convertendo em testemunhos ativos e não observadores passivos das injustiças das grandes pobrezas materiais e espirituais que o mundo sem Deus todavia que inflige grande parte da humanidade e de toda a criação.

Não podemos deturpar mais!  A Igreja espera de nós uma ação valente e eficaz. A Igreja e o mundo tem a necesidade de Francisco e de sua família, na qual nós somos a parte mais numerosa e introduzida em cada canto deste mundo.

Ainda temos muito por fazer para criar um legado estável e eficaz de comunicação com todas as fraternidade nacionais e para desenvolver completamente um sentido de pertença que está atento também às necessidades materiais da Ordem.   Devemos empenhar-nos muito neste sentido. O Capitulo tem reagido com sentido de responsabilidade e sensibilidade a este tema e este motivo é de grande satisfação e esperança. 

Tambem temo vivido momento de grande fraternidade com tantos irmãos religiosos, como nossos Assistentes Espirituais e vários Ministros provinciais do Brasil e do Paraguai. Regressamos com um grande reconhecimento já que eles reconhecem o afeto que conosco e pela autêntica comunhão recíproca vital que já existe fortemente e fortalece com nossos irmãos religiosos. Nos temos um sentido apoiado e cheios de afetos de nossos irmãos da Primeira Ordem e da TOR que estão transmitindo para os Ministros Gerais e numerosos Ministros Provinciais, que tem enviado calorosas mensagens alentadoras de comunhão fraterna.

Do monastério das Clarissa da Fazendoa Esperança, que fomos visitar para testemunhar nosso amor pela Segunda Ordem, e celebrar em memória de Santa Clara, atraídos pela inpiração e pelo afetuoso Espírito de Oração para o Capítulo de toda a Ordem. O Capítulo foi acolhido neste momento privilegiado de comunhão para presentear nesta visita as irmãs Clarissas com a mensagem que a Ordem Franciscana Secular enviou para todas as Clarissas do Mundo na ocasião do aniversário das Clarrissas.

Do irmãos e irmãs deste maravilhoso país temos recibido uma grande e generosa hospitalidade e uma acolhida alegre e afetuosa da parte de milhares de irmãos e irmãs. 

Todo o Capítulo se desenvolveu debaixo da proteção materna da Virgem Maria, Mae de Deus e nossa Mãe, que é venerada aqui como Nossa Senhora Aparecida. A Ela, protetora e advogada, nós confiamos toda a nossa Ordem para que vigie a completa realização de nossa vocação e nossa Missão. 

Pedimos ao Senhor para nos conceder o "sentido e conhecimento” para saber acolher as conclusões do Capítulo Geral com Amor e determinação, para assumi-las e pratica-las violentamente.

Em nome de todos os irmãos e irmãs.

Encarnación del Pozo
Ministra General OFS

 

Tradução livre: Felipe Miranda
fonte: http://www.ciofs.org/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=482%3Afinal-message-of-the-xiii-sfo-general-chapter&catid=50%3Acapitologenerale&Itemid=35&lang=es