08 junho 2009

Franciscanos seculares... afinal de contas o que queremos? Frei Almir Ribeiro Guimarães,OFM (*)



5. Permanecendo no mundo, em suas famílias e locais de trabalho, os franciscanos seculares se comprometem através da profissão (promessa/compromisso) a impregnar o mundo secular do Evangelho de Jesus: trabalho, respeito pela natureza, construção da paz, busca da justiça, dimensão política, âmbito familair. Sobretudo sentem-se responsáveis pela criação de ambientes fraternos e são “teimosos” em trabalhar pela paz.

Paz e Bem

Trezena 9


9º Dia :: 8/6 – Santo Antônio e o Maria

Sinal da cruz

- Palavra de Deus: "Maria, Tu és feliz porque acreditaste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas"(Lc 1,45).

- Palavra do Santo: "O Senhor criou o paraíso terrestre e colocou nele o homem, para que o cultivasse e o guardasse: infelizmente, Adão o cultivou mal. Foi então necessário que Deus plantasse outro paraíso, muitíssimo mais belo: Nossa Senhora".

- Oração de Santo Antônio: Rainha nossa, insigne Mãe de Deus, nós te pedimos: faze com que nossos corações fiquem repletos da graça divina e resplandeçam de alegria celeste. Fortalece-os com a tua fortaleza e enriquece-os de virtudes. Derrama sobre nós o dom da misericórdia, para que obtenhamos o perdão de nossos pecados. Ajuda-nos a viver de modo a merecer a glória e a felicidade do céu. Amém!

- Pai-nosso... Ave-maria... Glória ao Pai...

Notinhas da Igreja


corpus christi
A partir das 6h da manha, todas as paróquias estarão reunidas, para enfeitar as ruas, conforme a tradição em nossa cidade. Movimentos e Pastorais estão convidados a participarem. Quanto mais gente, mais bonito, criativo e rápido termina. Venha ajudar.



Tríduo Eucaristico
Em todas as Matrizes da Paróquias. 19h30m. Participe!


Seg, ter e quarta
Movimentos, pastorais e grupos não se reunirão para participarem nesta semana de Corpus Christi. Quinta 15h missa e procissão na Igreja Mãe dos Homens.




Movimento de Assis
Não haverá reunião hoje.Por que as 18h15m será a TREZENA DE SANTO ANTONIO na casa da Dona Rita.

Terça: na casa da C ida Barnabé 18h15m

Quarta: na casa de Sidnéia e Lazinho. 18h15m

Quinta: Na quinta-feira, após a procissão e benção do Santíssimo iremos rezar a trezena na casa de Oliana e Joseli.

Sexta, encerramento na casa da casa da Maria Helena.

Junte-se a nós. Muitas pessoas que não são do Movimento de Assis, estão participando.

Neste ano, o dinheiro arrecadado na Trezena de Santo Antonio será revertido para a Casa das Crianças para a compra de armários.


Santo Antonio
No sábado, a Missa em Louvor a Santo Antonio será na Matriz, Às 19h com Benção do Pão. Venha participar. Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens.


Vaticano

Bispos com mais poder para dispensar padres que abandonam ministério

Bento XVI alterou alguns processos ligados à demissão do estado clerical, no caso dos sacerdotes que abandonam o ministério para viver com uma mulher ou casar civilmente, em muitos casos sem sequer avisar o seu bispo.

Nestes casos, o bispo em causa não precisará de esperar que o primeiro passo seja dado pelo sacerdote, mas pode tomar a iniciativa de iniciar o processo de demissão, o que constitui uma novidade.

As normas aprovadas pelo Papa foram agora divulgadas pela Congregação para o Clero numa carta assinada pelo Cardeal Claudio Hummes. Em cada caso terá lugar "um legítimo processo administrativo", no qual "o direito à defesa sempre deve ser garantido".


Papa recebeu responsáveis da Igreja Católica na Irlanda

Bento XVI reuniu-se na passada Sexta-feira com responsáveis da Igreja Católica na Irlanda para discutir o escândalo dos abusos sexuais que atingiu diversas instituições religiosas no país.

A Trindade é só amor, recorda Bento XVI

.- Milhares de fiéis e peregrinos se encontraram na Praça de São Pedro a pesar do mau tempo para rezar o Ângelus dominical com o Papa Bento XVI, quem nas suas palavras introdutórias afirmou que tudo no mundo provém do amor, tende ao amor e se move impulsionado pelo amor”.