03 outubro 2010

Conversões no Ministério de Francisco de Assis

Conversões no Ministério de Francisco de Assis

Francisco de Assis era um evangelista leigo. Através de sua vida milhares de pessoas se converteram a Cristo e passaram a viver a radicalidade do Evangelho. Desejo compartilhar vários testemunhos de conversões baseados nas primeiras biografias do século XIII

Neste texto veremos a Conversão de Frei Pacífico e a libertação espiritual de um frade. Estes textos foram baseados na legenda maior (LM IV,9; LM XI,11).

Conversão de Frei Pacífico

Um famoso compositor de canções profanas, que por isso tinha sido coroado pelo imperador e então era chamado rei dos versos, resolveu ir a Francisco.

Encontrou Francisco pregando em certo mosteiro. Deus lhe deu uma visão sobre a pessoa de Francisco. Ele viu Francisco, marcado em forma de cruz por duas espadas atravessadas e muito brilhantes, uma das quais ia da cabeça até os pés e outra se estendia de uma mão a outra, atravessando o peito.
          Assim ele reconheceu Francisco. Nunca tinha lhe visto antes.

          Foi convencido pelas palavras de Francisco e se converteu.

         Francisco viu a conversão sincera em sua vida e lhe chamou de Frei Pacífico, pois sentiu paz em sua vida. Frei pacífico foi o primeiro ministro franciscano na França. Foi um grande homem para a obra de Deus no século XIII.

Conversão de um Frei insubmisso por causa do demônio

Francisco teve várias experiências com relação a expulsão de demônios. Ele ministrava libertação. Seu ministério também era de oração e libertação, pela graça de Deus e o poder do nome de Jesus.

Certa vez Francisco ministrou uma disciplina sobre seus irmãos. Quando um deles, cobrindo-se com certo manto de defesa, não se submeteu à disciplina, Francisco, vendo isso em espírito, chamou um dos frades e lhe disse:

“Irmão, vi o diabo nas costas daquele frade desobediente, apertando o seu pescoço. Submetido a esse cavaleiro, desprezou o freio da obediência e se entregou às rédeas do seu instinto. Quando eu roguei a Deus pelo frade, o demônio foi embora confuso na mesma hora. Vai, portanto, e diz ao frade que submeta sem demora o seu pescoço ao jugo da santa obediência!”. Avisado pelo intermediário, o frade voltou-se imediatamente para Deus e se lançou humildemente aos pés do vigário.

Reflexões:

Frei Pacífico viu Deus na vida e Francisco. A conversão dele veio das palavras e da ação de Deus na vida de Francisco. As pessoas tem visto Deus em nossa vida?

Na visão, Francisco estava traspassado pela cruz de Cristo. A cruz de Cristo já dominou toda a minha vida? Já tomei a cruz que Cristo e estou seguindo o mestre Jesus?

O Frade desobediente tinha sobre sua vida uma carga de demônios. Temos sido insubmissos para com Deus e para com as pessoas que Deus coloca como líder em nossa vida?

A desobediência a Deus é fruto espiritual da ação de demônios. Como vencer o espírito da desobediência?


  1. Rev. Edson Cortasio Sardinha

       Pastor metodista
       edsoncortasio@hotmail.com
Canta Francisco, o sonho sobrevive!

Canta Francisco

com a voz dos pobres,

Canta um novo sonho,

sonho de esperança!

Francisco, o sonho de esperança, cantado no jeito da mulher pobre, camponesa incógnita da obscura Nazaré, continua ressoando no mundo.

Sobrevive, Francisco, porque continuamos sonhando!

Sobrevive, porque os pobres, duramente atingidos pelo desastre das enchentes em Alagoas e Pernambuco, têm coragem de se fazer ouvir pelas autoridades que tentaram se esconder; sobrevive porque estes mesmos pobres colocam flores na porta das barracas em se abrigam em precariamente. Sobrevive porque, inspiradas no “teu abraço ao leproso”, tuas filhas têm ousam conviver com eles, animando, confortando, somando!

O sonho da valorização da mulher, sobrevive, porque vem se fazendo realidade concreta, nos movimentos, se mostrou com vigor, em significativa candidatura à presidência do país!

O sonho da multiplicação do pão sobrevive, fazendo-se experiência de partilha, de comunhão, na prática de uma economia e consumo solidários.

A terra mal repartida clama por tua justiça...”, assim canta o povo seu sonho. E faz a chama virar fogaréu na luta pelo fim do latifúndio, que impede a terra mãe de produzir os frutos e nos dar o pão. Esta chama se transformou em intensa campanha pelo limite da propriedade da terra, que percorre o país de norte a sul – na roça e na cidade; na igreja e universidade; no movimento e associação, no real e no virtual!

É nosso sonho e compromisso que a terra esteja nas mãos de quem a ajuda a cumprir sua missão de alimentar seus filhos e filhas, de todas as espécies!

Celebrando teu dia, Francisco, te pedimos a coragem de romper com o sistema que cria poucos privilegiados em detrimento de multidões de esquecidos, e ensaiar um novo mundo onde o pobre seja o critério de ação, de decisão! Um novo mundo onde a solidariedade, a justiça orientem as relações políticas e econômicas! Um mundo onde a vida seja respeitada, onde a irmandade e a paz sejam a bandeira com a qual dançamos na ciranda das relações!

Canta novo sonho! Que tu sonhaste! Que nós sonhamos!

Nosso abraço especial à Província São Francisco de Assis na celebração de seu padroeiro! Nossa gratidão por sua presença missionária atenta aos gritos dos pobres!

Abraçamos a cada irmã, cada formanda, simpatizante e amigo/a, desejando que a festa do seráfico pai nos fortaleça no projeto evangélico que ele nos inspira!

Na força do sonho e na alegria da celebração!



 
Fonte: Maria fachini

20ª Festa de São Francisco de Assis

Com o tema "Francisco de Assis, O Príncipe da Juventude", a comunidade São Francisco de Assis, da praça 13 de maio-casas populares, realiza nos dias 04, 08, 09 e 10 de outubro, sua XX festa em louvor a seu padroeiro.


Confira a programação:


Parte Religiosa:
04/10 - segunda-feira
Dia de São Francisco de Assis
19h15: Benção de animas na frente da Igreja
19h30: Santa Missa de Abertura da festa
Presidente da Celebração: Frei Eugenio Milani CFP
Equipe de canto: Caminhando com Jesus


08/10 - sexta-feira
19h30: Celebração da Palavra
Presidente da Celebração: Diácono Roney
Equipe de canto: São Francisco de Assis


09/10 - sábado
19h30: Santa Missa
Presidente da Celebração: Pe.FRancisco de Assis Moraes
Equipe de canto: Coral Renascer


10/10 - domingo
09h30: Missa solene e Procissão
Presidente da Celebração: Frei Eugenio Milani, CFP
Equipe de canto:

Fraternidade São Maxiliano Maria Kolbe

 


Parte Festiva:
08/10 - sexta-feira
Após a Santa Missa, quermesse e show com Cristian e Matheus


09/10 - sábado
Após a Santa Missa, quermesse e show com Nilvo Rodrigues e Mauricio (presença de dançarinos country)


10/10 - domingo
Almoço beneficiente a partir das 11h30


A comissão de festas agradece a todos os patrocinadores.
Deus abençõe a todos!
Paz e Bem!