03 outubro 2010

Canta Francisco, o sonho sobrevive!

Canta Francisco

com a voz dos pobres,

Canta um novo sonho,

sonho de esperança!

Francisco, o sonho de esperança, cantado no jeito da mulher pobre, camponesa incógnita da obscura Nazaré, continua ressoando no mundo.

Sobrevive, Francisco, porque continuamos sonhando!

Sobrevive, porque os pobres, duramente atingidos pelo desastre das enchentes em Alagoas e Pernambuco, têm coragem de se fazer ouvir pelas autoridades que tentaram se esconder; sobrevive porque estes mesmos pobres colocam flores na porta das barracas em se abrigam em precariamente. Sobrevive porque, inspiradas no “teu abraço ao leproso”, tuas filhas têm ousam conviver com eles, animando, confortando, somando!

O sonho da valorização da mulher, sobrevive, porque vem se fazendo realidade concreta, nos movimentos, se mostrou com vigor, em significativa candidatura à presidência do país!

O sonho da multiplicação do pão sobrevive, fazendo-se experiência de partilha, de comunhão, na prática de uma economia e consumo solidários.

A terra mal repartida clama por tua justiça...”, assim canta o povo seu sonho. E faz a chama virar fogaréu na luta pelo fim do latifúndio, que impede a terra mãe de produzir os frutos e nos dar o pão. Esta chama se transformou em intensa campanha pelo limite da propriedade da terra, que percorre o país de norte a sul – na roça e na cidade; na igreja e universidade; no movimento e associação, no real e no virtual!

É nosso sonho e compromisso que a terra esteja nas mãos de quem a ajuda a cumprir sua missão de alimentar seus filhos e filhas, de todas as espécies!

Celebrando teu dia, Francisco, te pedimos a coragem de romper com o sistema que cria poucos privilegiados em detrimento de multidões de esquecidos, e ensaiar um novo mundo onde o pobre seja o critério de ação, de decisão! Um novo mundo onde a solidariedade, a justiça orientem as relações políticas e econômicas! Um mundo onde a vida seja respeitada, onde a irmandade e a paz sejam a bandeira com a qual dançamos na ciranda das relações!

Canta novo sonho! Que tu sonhaste! Que nós sonhamos!

Nosso abraço especial à Província São Francisco de Assis na celebração de seu padroeiro! Nossa gratidão por sua presença missionária atenta aos gritos dos pobres!

Abraçamos a cada irmã, cada formanda, simpatizante e amigo/a, desejando que a festa do seráfico pai nos fortaleça no projeto evangélico que ele nos inspira!

Na força do sonho e na alegria da celebração!



 
Fonte: Maria fachini

Nenhum comentário: