02 agosto 2010

Festa de santa Maria dos Anjos e o perdão de Assis


Hoje a graça do Senhor nos visita do alto com as bençãos da grande misericordia que Deus pai amoroso concede aos seus amados filhos, é o Perdão de Assis e a festa de santa maria dos anjos que guarda a igrejinha mais amada no coração de São Francisco, a Porciuncula.

Vamos todos a Assis olhemos e comtenplemos com imenso amor e olhar terno Santa maria a Rainha dos anjos mâe da Ordem serafica, rainha dos frades Menores e de toda familia franciscana...vamos em marcha franciscana, vamos com os corações abertos cheios do desejo de receber a graça do perdão que é para todos, pois este era o desejo de nosso serafico pai São francisco de assis, vamos a casa da Mâe e por ela iluminados, animados e acompanhados para responder generosamente nosso SIM todos os dias, olhando francisco e clara caminhando á luz do santo evangrlho nosso carisma.


Vamos todos franciscanos e franciscanas, simpantizantes do ideal francisclareano, amantes do Evangelho fieis seguidores do Senhor, o mesmo de Francisco e de clara, o altissimo e sumo Bem, nossa paz nossa vida em plenitude, vamos com os olhares e os corações alegres, a casa de Deus porque queremos ser acolhidos pela Mâe nossa senhora rainha dos anjos portetora fieal da familia franciscana!

Feliz 02 de Agosto dia do Perdão de Assis e de santa maria dos anjos da porciuncula!!!


O Senhor vos dê a Paz!


Salve Senhora Rainha  Mãe  e protetora  fiel da Ordem serafica! amém

fonte: Blog Brasil Franciscano

MENSAGEM DA MINISTRA REGIONAL SUDESTE III PELA FESTA DE NOSSA SENHORA DOS ANJOS

 

Na Festa da Porciúncula celebramos o Coração a Família Franciscana.

A história franciscana começa com a chegada de Francisco à Porciúncula, pequena capela dedicada a Nossa Senhora dos Anjos, que ele descobriu, restaurou e nela se abrigou.
Ali nasce o “homem franciscano” e, com ele inicia-se a pregação da penitência. Para lá foram os primeiros companheiros: Bernardo, Egídio, Rufino, Ângelo, Leão, Masseo e Junípero, que aprenderam do próprio “mestre” a trilhar o caminho da santa pobreza e da bem-aventurada simplicidade.
Mais um pouco e a pequena capela de paredes de pedras róseas, escurecidas pela fumaça dos candelabros, assiste a vestição de Santa Clara e vê florescer a Ordem das Damas Pobres de São Damião.
O tempo passa, e esse “pedacinho do mundo” se transforma no ponto de partida para a missão e o local de acolhida dos frades que retornam, para nos grandes Capítulos para partilharem a experiência de dor das noites de trevas e as alegrias do novo que vem com cada amanhecer.
A Ordem dos Irmãos da Penitência também encontra espaço para nascer no seio da Porciúncula, que mais tarde se transforma no Santuário do Perdão, quando o Papa concede ao Poverello de Assis a grande indulgência da Terra Santa, que garante a todos os que nela entrarem, com o coração sinceramente arrependido, a graça do perdão.
A Morada dos Anjos ainda foi palco de apresentação de um dos maiores gestos de amizade que o mundo já viu, quando Frei Jacoba, visita Francisco para oferecer-lhe seus deliciosos bolinhos e um lenço de tecido delicado para cobrir-lhe o rosto, no momento da sua última e definitiva viagem, quando saiu da casa da Mãe para os braços do Pai, já crucificado em sua carne pelos Estigmas de Jesus.
Toda vez que nos sentirmos abatidos diante dos desafios da caminhada, toda vez que sentirmos o coração abatido pelo desânimo, toda vez que sentirmos a chama da vocação trêmula, voltemos-nos para a Porciúncula e vamos experimentar a força do Espírito Santo, a predileção de Nossa Senhora, a doçura do amor fraterno, a graça do perdão, a beleza da vida em fraternidade, a alegria em poder, também, restaurá-la em cada irmão e cada irmã, mas fundamentalmente, a ternura de Deus. E aí, alimentados no coração da Família Franciscana, teremos nos forças revigoradas para continuar tornando realidade, a cada dia, o sonho de Francisco de Assis.
Como aquela que um dia recebeu a missão de cuidar, como mãe e guardiã dos filhos e filhas de São Francisco, nessa pequena porção da Família Franciscana, eu os abençôo, pedindo à Rainha e Senhora dos Anjos que tenhamos pelas nossas Fraternidades a mesma paixão que Francisco tinha pela sua Porciúncula.
Meu irmão e minha irmã, hoje e sempre, o meu abraço carregado de carinho.


Maria Bernadette Nabuco do Amaral MesquitaMinistra Regional

Santa Maria dos Anjos da Porciúncula, a “Festa do Perdão” de Assis

 

Entrar na Porciúncula

No dia 2 de Agosto a Igreja celebra a festa de Santa Maria dos Anjos da Porciúncula, a “Festa do Perdão” de Assis.

Entrar na Porciúncula, com Francisco de Assis, é nascer de novo, pelo Espírito do Senhor.

– Foi nesta igrejinha que o jovem Francisco, procurando descobrir a vontade do Senhor a seu respeito, escutou o Evangelho, pediu ao sacerdote que lho explicasse e, exultando de alegria, exclamou: “Isto mesmo eu quero, isto peço, isto anseio poder realizar com todo o coração”. E, passando da vida eremítica, dedicou-se ao anúncio itinerante da Palavra de Deus entre o povo.

» Na procura de um sentido para a tua vida, escuta a Palavra do Senhor. Nela encontrarás a missão que te há-de fazer feliz!

Entrar na Porciúncula, com Francisco de Assis, é descobrir uma “geografia da salvação”, marcada por espaços e lugares que constituem especiais manifestações do Senhor.

– Foi nesta igrejinha que Francisco, embora sabendo que o Reino de Deus se encontra por todos os lugares da terra, e que a graça do Senhor pode ser dada em todos os lugares, foi saboreando aqui uma especial presença e graça do Deus da sua aventura evangélica e missionária. Por isso, repetia: “Meus filhos, tende cuidado em nunca abandonar este lugar. Se dele vos expulsarem por uma porta, entrai logo por outra, porque este lugar é verdadeiramente santo; é a casa de Cristo e da Virgem sua Mãe”.

» Na tua peregrinação sobre a terra, vai marcando alguns lugares como especiais no teu encontro com o Deus da História, a começar pelo santuário do teu coração.

Entrar na Porciúncula, com Francisco de Assis, é encontrar-se com Maria, rodeada de Anjos, mas tendo na fidelidade ao Evangelho a bússola das grandes opções.

– Foi nesta igrejinha que Francisco, zeloso pelo seu privilégio de ser pobre, responde a um irmão: “Se não vês outra maneira de prover ás necessidades dos irmãos, vai ao altar da Virgem e despoja-o dos seus ornamentos. Acredita, a Senhora há-de comprazer-se mais em ver despojado o seu altar para podermos observar o Evangelho do seu Filho, do que ver adornado o altar e desprezado a Ele”.

» Em caso de conflito entre devoções e fidelidade ao Senhor, não hesites: só o Evangelho te levará a construir a vida sobre a rocha firme da Palavra de Deus!

Entrar na Porciúncula, com Francisco de Assis, é saber-se abraçado pela ternura misericordiosa do Pai.

– Foi nesta igrejinha que Francisco, pensando com amargura nos anos e pecados do passado, sentiu a alegria do Espírito Santo e a certeza de que estava totalmente perdoado. Por isso, pediu ao senhor Papa que todos os que entrassem nesta igrejinha, como devotos peregrinos e penitentes, participassem desta “graça do Perdão”.

» Quando sentires o peso do pecado e do conflito interior, acredita que a misericórdia do Pai, o abraço de Cristo e a ternura do Espírito são mais fortes e mais belos que todos os pecados do mundo.

Entrar na Porciúncula, com Francisco de Assis, é abrir os braços e acolher cada pessoa como irmão.

– Foi nesta igrejinha que o Papa João Paulo II, seguindo os passos do Poverello de Assis, reuniu há 20 anos e pela primeira na história da Humanidade, os líderes das grandes religiões do Mundo para orar e jejuar pela Paz.

» No teu meio ambiente, sê um instrumento da Paz, do Diálogo e do Espírito de Assis