04 julho 2009

série fraternidade e minoridade

Fraternidade e Minoridade

Por Fr. Almir Guimarães, ofm

4. Documentos da Ordem, Cartas do Ministro Geral, textos das Conferências Franciscanas, reflexões de frades e a vida dos irmãos nos ajudam a compreender melhor o sentido de nossas vidas e da vida de nossos confrades que foram tocados pela fascinante figura de Francisco. Eventos grandiosos, como o Capítulo das Esteiras, ajudam a colocar questões e transmitem elan. Mas não são suficientes. Será preciso esse labor pessoal. Não podemos fazer a economia do empenho pessoal. Ninguém está autorizado a sentar-se à beira do caminho e esperar que outros lhes dêem soluções para impasses. Os congraçamentos, as festas não enchem o vazio que pode existir no fundo do coração de muitos irmãos. Por que tantos irmãos, depois de pouco tempo de profissão, deixam a Ordem? Necessário será tomar a decisão de voltar ao amor primitivo, ao primeiro élan, aos dias em que dissemos com Francisco: “É isso que eu quero, isso que busco de todo o coração”.


http://2.bp.blogspot.com/_uGLtSsnGUkI/SVruGvvLCSI/AAAAAAAABGU/Uyq92xz8QR8/S660/800.bmp


Você gostaria de SER franciscano secular?

Faço sempre essa pergunta para as pessoas e a resposta, muitas vezes, vem em forma de pergunta, também: mas o que é que franciscano secular FAZ?

E eu respondo: NADA.

Por que será que a gente sempre confunde esses dois verbos?

Muitas vezes, quando nos perguntam quem somos, respondemos o que fazemos. Até o Chico se tornou “Xyco do SAAE”.

Mas, voltando ao assunto, franciscano secular não faz, ele é. A gente é franciscano.

A gente precisa lembrar sempre que tudo o que a gente faz, depende do que a gente é. Quando a gente é feliz, realizado, consciente dos defeitos e qualidades que tem - tudo o que fazemos é bom, é verdadeiro, é fértil.

Ser franciscano é viver o Evangelho de Jesus e que encantou um certo jovem chamado Francisco. Ser franciscano secular é viver o Evangelho de Jesus e que encantou um certo jovem chamado Francisco, aqui, no mundo, dentro das nossas casas, entre nossos amigos, na nossa família, no nosso ambiente de trabalho. Isso já é bastante, não acha?

Quando eu faço a opção de ser franciscano secular, busco a realização do meu ser que foi, um dia, chamado a viver dessa forma. E aí, o que quer que eu faça, perpassa por esse meu ser franciscano: sendo professora, sou franciscana secular; lidando com meus problemas, sou franciscana secular; me divertindo com meus amigos, sou franciscana secular; como agente pastoral, sou franciscana secular.

Talvez eu deva mudar a resposta que dou para aquela pergunta.

Quando perguntarem: o que é que franciscano secular FAZ?

Vou responder: alguém que decide SER franciscano secular, FAZ a diferença, pois escolheu, para si, viver o Evangelho de Jesus Cristo dentro da proposta de São Francisco de Assis.

E então?

Você gostaria de SER um franciscano secular?