20 julho 2010

Feliz dia do Amigo



O que é amizade
Amizade é um relacionamento humano que envolve onhecimento mútuo, seja real ou virtual, e que leva a uma estima e afeição. Amigos sentem-se bem na companhia real ou virtual, um do outro.

Geralmente a amizade leva a um sentimento de lealdade entre si, ao ponto de colocarem os interesses do outro à frente de seu próprio interesse. Amizade resume-se em lealdade, confiança e amor, seja fraterno ou mais profundo e como Carl Rogers diz: é a aceitação de cada um como realmente ele é.

Amigos são pessoas muito importantes na nossa vida. Aos verdadeiros amigos podemos desabafar, confiar e contar com eles. Em presença, além de se compartilharem momentos um em companhia do outro, eles também gostam de trabalhar, ou estudarem juntos.

Os amigos evitam ser sufocantes ao outro para que haja respeito nos direitos do outro e sufoca-lo com exigências corre-se o risco de perdê-lo.

A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, e uma necessidade de proteger e ser protegido por outros seres da espécie. Faz parte da amizade, não exacerbar os defeitos do outro e dividir os bons e maus momentos.

Alguns amigos se denominam 'melhores amigos'. Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges. Funcionam quase que como um 'confessionário'. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.

Os amigos se sentem atraídos pelos outros pela forma que eles são e não pelo que eles possuem. As verdadeiras amizades tudo suportam, tudo esperam, tudo crêem e tudo perdoam pelo simples fato de existir entre eles o verdadeiro amor, também conhecido como amor philéo = amor de amigos.

Por muito que se possa explicar psicologicamente sobre a amizade e por muito que falem dela como um objeto científico e a estudem, a amizade é um sentimento que se deve preservar a todo o custo.

Em caso de perda da amizade sugere-se a reconciliação e o perdão

Creio na amizade

logo_prov 

Meus irmãos,

Eu te amo,

não somente pelo ue és,

mas pelo que sou quando estou contigo;

Eu te amo,

não pelo que consegues de ti mesmo,

mas pelo que consgues de mim;

Eu te amo,

não pelo que revelas de ti,

mas pela parte que revelas de mim;

Eu te amo,

não pelas belas qualidades que tens,

Mas pela coragem de perdoares meu erros;

Eu te amo,

não porque sabes que sou fraco,

mas porque me fizeste descobrir que sou capaz de ser bom;

Eu te amo,

não por fechares o ouvido às minhas dissonâncias,

mas por estimulares a harmonia que há em mim,

ouvindo-a com benevolência;

Eu te amo,

não só porque fazes de mim um templo,

mas porque me ensinas a fazer da vida uma canção;

Eu te amo,

não por sentir afinidade contigo,

mas porque me ensinaste a cre na vida…

Tudo isto fizeste no silêncio

sem contato, sem uma palavra, sem um gesto.

Tudo isso fizeste pelo ser de tua transparências.

Isso é a pureza da verdadeira amizade fraterna.

 

retirado web

Terça-feira, dia 20 de julho - celebremos a Amizade!

 

Toda pessoa amiga faz parte, na nossa ida, através de um milagre chamado Amor. Vem num determinado instante e fica para sempre. Encarna em nós, para nós e conosco virtudes como confiança, força, sensibiliade, presença, carinho, verdade, sabedoria, partilha, flexibilidade.

Sente o nosso jeito e se ajeita com a gente. è a pessoa do cuidado, proteção e inspiração. è a nossa gargalhada e o lenço de nossas lágrimas. A pessoa que nada esquece; àquela aenergia básica que precisamos para nos sentirmos bem. Que capacidade de amar tem a pessoa amiga!

Na mulher amiga se repara a alma e não as pernas ou outras partes. No homem amigo se repara a sua generosidade e não seu extrato bancário. A pessoa amiga é um despertador em nossa energia quando ela está fraquinha! É a face Sagrada de uma Bondade Divina.

Imagine, então, quando pessoas amigas criam um grupo de pessoas amigas! É uma revolução de Amor! A pessoas cristal de força. Cuida muito bem do que nós somos e fazemos por dentro e por fora! Está certo que a nossa família biológica é linda, mas cá para nós, nossa família de amigos e amigas é também pura consanguinidade!

Sangue bom!

 

texto usado de reflexão na reunião geral da futura fraternidade de Porto Feliz
Fraternidade São Maximiliano Maria Kolbe, Porto Feliz/SP

Celebramos em nossa reunião geral, as nossas amizades dizendo e desejando uns aos outros votos de Amizade, Felicidade, Amor e Paz.