05 junho 2009

podemos orar pelos animais?



Eu gostaria de saber se é pecado fazer orações em prol de animais, pois eu tenho uma gata que esses dias ficou muito doente e eu pedi para Deus protegê-la da morte.

Desde já agradeço.

Irapuã Aquino

 

Prezado Irapuã,

Segundo  o livro "Os santos e os beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente", de Mario Sgarbossa (Ed. Paulinas), Santo Antão é invocado com o protetor dos animais domésticos (p. 41). Ora, sendo assim, não creio que seja pecado, por exemplo, pedir a Santo Antão que interceda junto a Deus em favor de um animal de estimação que se perdeu ou que está gravemente doente. Semelhante pedido também poderia ser feito a São Francisco de Assis (nas paróquias erigidas em honra a São Francisco de Assis, no dia 04 de outubro é costume ser ministrada a bênção dos animais, incluindo os de estimação, em vários horários ao longo do dia, havendo inclusive uma oração própria para a ocasião).

Também vale a pena ler o que diz o Catecismo da Igreja Católica sobre os animais:

"Os animais são criaturas de Deus que os envolve com a sua solicitude providencial. Pela sua simples existência, eles o bendizem e lhe dão glória. Também a eles os homens devem carinho. Lembremos com que delicadeza os santos como S. Francisco de Assis ou S. Filipe Neri tratavam os animais." (n. 2416)

"Pode-se amar os animais, porém não se deve orientar para eles o afeto devido exclusivamente às pessoas." (n. 2418)

É importante observar que muitas pessoas acabam desenvolvendo uma relação doentia com seu animal doméstico, estimando-o em demasia, sobretudo nos dias de hoje, em que há cada vez mais pessoas emocionalmente carentes e em que as relações interpessoais geralmente são muito superficiais. Essa estima excessiva deve ser evitada, como exposto no n. 2418 do Catecismo. Por outro lado, é interessante notar que alguns animais atualmente têm ajudado de forma significativa a pessoas com problemas de ordem psíquica ou psicológica, como autistas, idosos, pessoas com depressão etc.

Pelo exposto, parece-me que, havendo bom senso (moderação), isto é, sem que se faça confusão entre o afeto que nutrimos pelo animal e aquele que devotamos aos seres humanos, não constitui um pecado estimar um animal, cuidar bem dele e, eventualmente, pedir a Deus que lhe restitua a saúde.

Agradecemos pela sua mensagem e continuamos ao seu dispôr para ajudar naquilo que estiver ao nosso alcance.

Em Cristo,

Marcos Grillo



Todos os artigos disponíveis neste sítio são de livre cópia e difusão deste que sempre sejam citados a fonte e o(s) autor(es).
Para citar este artigo:
GRILLO, Marcos Monteiro. Apostolado Veritatis Splendor: DÚVIDA SOBRE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Franciscanos seculares... afinal de contas o que queremos? Frei Almir Ribeiro Guimarães,OFM (*)



2. Buscam um amadurecimento humano, cristão, franciscano e missionário vivendo em fraternidades. Os formadores se preocupam de lhes propiciar elementos na linha de um renovado encontro com o Mistério de Cristo na Igreja. A maturação. No campo espiritual esse amadurecimento. A reunião geral é o sacramento de sua vida fraterna.

Paz e Bem

Mensagem para o seu dia

A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você.

Emerson

Celebre as diferenças; procure harmonia, não uniformidade.



Há muito tempo, a tartaruga morava numa terra distante, onde fazia um calor forte. Durante anos, ela viveu feliz nadando preguiçosamente e tomando sol nas grandes folhas de lírio d'água que cobriam a superfície da lagoa. Às vezes, abocanhava uma libélula, ou tentava capturar um gordo e suculento besouro para comer.
A vida era agradável para a tartaruga... até que, num verão extremamente quente e seco, a chuva parou e o sol brilhou tão ferozmente que a água fresquinha e transparente da lagoa começou a secar. Pouco a pouco, a lagoa diminuía; a cada dia estava mais seca. Um dia, havia tão pouca água que a tartaruga decidiu procurar uma nova casa, antes que a lagoa sumisse de vez. Mas como ela faria isso?
De manhã cedo, quando o sol apareceu no céu, a tartaruga se preparou para buscar ajuda. De repente, ouviu dois patos gritando - qüéim, qüéim, qüéim -, enquanto voavam por cima dela. Sem pensar duas vezes, a tartaruga os chamou:
- Patos! Ei, vocês aí em cima! Por favor, me ajudem! Minha casa está secando. Vocês gentilmente me levariam para outra lagoa cheia de água?
- Mas como podemos fazer isso? - responderam os patos. - Nós estamos voando no céu aberto e você está aí no chão.
No momento em que tudo isso acontecia, a tartaruga tropeçou num galho bem comprido que estava no meio do caminho. E teve uma idéia:
- E se vocês carregassem esse galho entre os seus bicos? - sugeriu. - Assim eu poderia segurar nele com a boca e vocês me carregariam até uma outra lagoa.
- É uma boa solução - concordaram os patos, e aterrissaram perto da tartaruga. - Mas você deve prometer não abrir a boca enquanto a transportamos.
E assim ficou combinado. Os patos colocaram o galho entre os dois bicos, como uma barra, na qual a tartaruga se segurou pela boca. Eles levantaram vôo e carregaram a amiga pelo céu em direção a uma lagoa cheia de águas cristalinas e frescas que brilhava no horizonte.
No caminho, passaram por sobre um campo onde algumas crianças brincavam ruidosamente. Ao ouvirem asas dos patos batendo, as crianças olharam para cima e caíram na gargalhada com a cena estranha.
- Que ridículo! - zombou uma menina. - Dois patos carregando uma tartaruga num galho! Não é uma bobagem?
Hum... a tartaruga fi cou muito zangada com aquilo. A cena poderia mesmo parecer muito esquisita, mas havia uma boa razão para tudo aquilo. Irritada, ela esbravejou com as crianças:
- Vocês é que são estúpidos! Não entendem naaaaaada!
Assim que abriu a boca para falar, a pobre tartaruga soltou o galho e caiu pelo céu ensolarado até estatelar-se na grama.
- Ui! - exclamou ela, esfregando a cabeça dolorida. - Se pelo menos eu não tivesse escutado essas crianças... Agora vou pensar duas vezes antes de responder com raiva a alguém.
Muitas vezes, nos expressamos com raiva, sem refletir sobre o que pode acontecer depois. Uma pessoa sábia pensa antes de falar e, se não pode dizer nada gentil, opta por ficar em silêncio.


Trezena 6



6º Dia :: 5/6 – Santo Antônio, modelo de amor

- Sinal da cruz

- Palavra de Deus: "O meu mandamento é este: amai-vos uns aos outros, assim como Eu vos amei. Não existe maior amor do que dar a vida pelos amigos" (Jo 15,13).

- Palavra do Santo: "Existe um só amor para com Deus e para com o próximo. Este é o Espírito Santo, porque Deus é Amor".

- Oração: Senhor, Vós sois amor revelado na Trindade. Por amor nos criastes e por amor nos sustentais. No amor nos salvastes e no amor nos destes o primeiro e o maior de todos os mandamentos. Com Santo António, modelo de amor, possamos nos dedicar ao vosso serviço, no serviço dos irmãos. Senhor, que vosso amor se torne sempre mais a grande força transformadora do mundo. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!

- Pai-nosso... Ave-maria... Glória ao Pai...

forum franciscano

Objetivo: Promover uma reflexão e conscientização sobre as questões ambientais que constituem o carisma franciscano.

Público: Todos os interessados no cuidado com a vida em todas as suas formas.


Tema: Fraternidade Universal e Meio Ambiente
· Encontro: 06 de junho de 2009 das 8h30 às 14h
· Local: Auditório Del Castillo – RDC (PUC-RIO)
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea

PROGRAMAÇÃO

MESA REDONDA

Palestrantes:
Eloísa da Silva Ribeiro - Meteorologista
Tema: Mudanças Climáticas.

Frei Ludovico Garmus - Teólogo:
Tema: Aspectos Bíblicos da Ecologia.

Sueli Caldas Magalhães - Bióloga
Tema: Uso Racional da água.

08h00 – Chegada
09h00 - ABERTURA: Ministro da Ordem Franciscana Secular - Regional Sudete 2 (RJ/ES)
09h15 – 10h00 – Palestra – Professora Eloisa da Silva Ribeiro
10h00 – 10h45 – Palestra – Frei Ludovico Garmus
10h45 – 11h30 – Palestra – Bióloga Sueli Caldas Magalhães
11h30 – 12h15 – Debate
12h15 – Almoço (Fora do Campus)
13h15 – Reflexão
14h00 – Encerramento: Coral UNIRIO

FRANCISCANAS PALAVRAS




25. Francisco, quando olha para si mesmo, é porque primeiro olhou para Deus.

26. Como um bom medieval, Francisco nos ensina que, tudo o que acontece, é a Vida nos exercitando.

27. Francisco de Assis é um sábio que, no vigor do Espírito e na Sensibilidade vital de sua percepção, penetra através da superfície da realidade para acolher a admiração, o Amor, a reverência, o cerne, o coração, enfim a Vida das coisas.

28. Com o grupo primitivo de Francisco aprendemos a não viver no grupo da mediocridade. Temos que nos responsabilizar! Não ter ações que não possuam a força do Espírito e sermos cada vez mais uma exigência concreta.

29. Para Francisco de Assis, Deus, ao se manifestar, não se revela como majestade, força, doador, Ser Supremo, mas sim como benignidade, bondade, gratuidade, gratidão, graça, serviço. Ele mesmo é servo de toda humana criatura.

30. Francisco e Leão vão até Santa Maria dos Anjos; a Porciúncula é o berço da Ordem, o lar, o lugar onde reside o memorial mais íntimo, o aconchego originário do mistério da Ordem. Lá é o lugar da Perfeita Alegria, isto é, a fala da jovialidade da Cruz!

31. Somos franciscanos enquanto dentro de nós existir uma imensa saudade de Deus.

32. Ser franciscano é ser peregrino.

Católicos nos EUA aumentam

WASHINGTON, quinta-feira, 4 de junho de 2009 (ZENIT.org).- Os dados do Diretório Católico Oficial dos Estados Unidos, também conhecido como Diretório Kennedy, mostram que os católicos no país norte-americano já são 68.115.001, o que representa 22% da população.

Cada ano, as organizações católicas investem 28 bilhões de dólares em serviços sociais e educativos.

Segundo o Diretório, o número de católicos aumentou em 1 milhão desde o ano passado, informa o site da Conferência Episcopal dos Estados Unidos.

O Diretório está baseado em informação recolhida das dioceses e é divulgado anualmente.

Outros dados significativos são: 4.489 sacerdotes diocesanos e religiosos; 60.715 religiosas; 4.905 irmãos religiosos; 16.935 diáconos permanentes; 18.674 paróquias, inclusive 91 novas paróquias; 562 hospitais que atenderam 85.293.351 pacientes; 3.009 centros de serviços sociais com 27.213.486 pessoas assistidas por ano; 189 seminários com 4.973 estudantes; 234 colégios maiores católicos e universidades com 795.823 estudantes; 1.341 institutos de Ensino Médio com 674.380 estudantes; 6.133 escolas de Ensino Fundamental com 1.609.387 estudantes; 722.599 estudantes no programa de educação religiosa dos colégios maiores; 887.145 batismos de crianças; 42.629 batismos de adultos; 81.775 pessoas que entraram em plena comunhão, ou seja, batizados cristãos que se uniram à Igreja Católica.

Cada ano, as organizações católicas dos Estados Unidos proporcionam aproximadamente 28,2 bilhões de dólares em serviços através de instituições representadas pela Associação Católica de Saúde (5,7 milhões), organizações de caridade católicas (3,5 bilhões) e pela Associação Nacional de Educação Católica (19,8 bilhões). Isso não inclui a assistência proporcionada através das paróquias e outras organizações.