28 abril 2009

Notinhas da Igreja

Votorantim
A Arquidiocese de Sorocaba realizou domingo na igreja São José, ao lado da Fiação Alpina, na rua Amirtes Louvison, no bairro Barra Funda, em Votorantim, a missa solene de implantação da Paróquia São José. A celebração foi feita pelo arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues. A nova paróquia, a 5ª de Votorantim, atenderá as comunidades São Pedro, no bairro Fornazari; Nossa Senhora Desatadora de Nós, Santo Antonio 2; Nossa Senhora da Conceição, Karafá; Imaculado Coração de Maria, Votocel; e Santo Expedito, Parque São João.

Sorocaba
Terço dos Homens! Aconteceu ontem, dia 27/4, das 19h30 às 20h30, na Capela do
Santíssimo, da igreja de Santa Rosália.

Como sempre, como gesto concreto, solicitamos a caridade do Irmão em doar 1
litro de leite longa vida. Desta feita, será destinado para o GRARC (Grupo de
Recuperação e Apoio Rumo Certo), entidade voltada à recuperação de dependentes
de álcool e drogas.



Ordenações presbiterais acontecem em maio






A data para as ordenações presbiterais da Arquidiocese de Sorocaba já foi definida: será dia 03 de maio, a partir das 16h, no Clube União Recreativo – Sede Campestre.


A 6ª turma de Teologia do Instituto João Paulo II é composta pelos diáconos Aroldo Fernando Turino (paróquia São José Operário), Claudinei Pantojo (paróquia Nossa Senhora de Fátima), Fausto Culbert (paróquia Santa Maria dos Anjos), José Amaro da Silva (paróquia Nossa Senhora da Piedade – Piedade), Ricardo Cirino Vaz (paróquia Nossa Senhora da Piedade – Éden), Washington Pascoal Ribeiro (paróquia São Bento) e William de Almeida (paróquia Nossa Senhora da Consolata – Votorantim).


O lema escolhido pela turma é “Tu és sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedec” (Sl 110,4). O Clube Recreativo fica Rua Francisco Paulo Braion, 650 – no bairro Guadalajara.



Porto Feliz
Está chegando, a festa de São José e São Bento e também da Comunidade Santa Cruz Avecuia do Alto, as duas são da Paróquia Nossa Senhor Aparecida. Dentro em breve iremos divulgar a programação.

Ano Catequético

19 de abril


Outro assunto discutido foi sobre a abertura do ano catequético, no dia 19 de abril, com celebrações especiais em todas as paróquias do Brasil. Neste dia, às 11h a Catedral da Sé, em São Paulo , será palco de uma missa especial em comemoração ao ano catequético.


O que é o GRECAT?


A fim de ajudar na operacionalização do documento Catequese Renovada, o GRECAT foi criado em 1984. Acompanha a reflexão e sistematização da catequese. É responsável pela produção de textos, animando a caminhada catequética. É formado por catequistas: religiosas/os, leigas/os e presbíteros, que se reúnem duas vezes ao ano.


Por que um ano Catequético?


A Igreja ao celebrar 50 anos do primeiro Ano Catequético, quer dar continuidade e dinamismo ao movimento catequético e fazer com que todas as Dioceses, Paróquias e comunidades sejam de fato comunidades catequizadoras, cuja centralidade é a formação para o discipulado. Neste sentido, a 44ª Assembléia Geral dos Bispos (2006) aprovou por unanimidade a realização de um Ano Catequético. A iniciativa é resultado da importância e valorização que a Igreja vem dando à CATEQUESE, como ficou expresso no processo de elaboração do Diretório Nacional de Catequese (DNC – 2002 a 2005); e também na V Conferência de Aparecida. Sem o impulso da catequese não há como formar discípulos missionários.


O documento Catequese Renovada publicado em 1983 foi um grande impulso para uma catequese bíblica centrada no princípio fé/vida. Foi muito bem operacionalizado pela linha 3 da CNBB, através de uma coordenação nacional. Nessa onda de renovação surgiram as semanas brasileiras de Catequese, a primeira em 1986, com o tema “Fé e Vida em Comunidade” e a segunda, em 2001, com o tema “Com Adultos, Catequese Adulta”. O Ano Catequético Nacional em 2009, com a realização da 3ª Semana Brasileira de Catequese de 6 a 11 de outubro em Itaici, cujo tema é “Iniciação à Vida Cristã”, vem consolidar esta caminhada e apontar luzes e pistas para os novos desafios da realidade.

Encontro em Assis

















Pela primeira vez na história, Assis acolheu toda a Família franciscana no lugar onde tudo teve início, diante da Porciúncula, hoje conservada na Basílica de Santa Maria dos Anjos, construída para proteger a pequena igreja, onde São Francisco compreendeu que devia viver "segundo o santo Evangelho".foi o grande encontro historico e sempre muito atual momento de unidade e fraternidade entre a familia de são francisco e santa clara,dias 15,16 ,17 e 18 de abril de 2009 aconteceu o capitulo das esteiras que marcou um tempo de profunda intimidade evangelica e fraterna,era o grande sonho de francisco que seus frades vivessem em fraternidade como irmãos menores o amor entre eles seria como um amor de maê, assim ela comparava e dizia como devia ser a vida fraterna.



O capitulo internacional das esteiras se configurou solenemente nas celebrações dos 800 anos da ordem tempo de celebrar em clima de fraternidade e unidade a caminhada do carisma nestes 800 anos de vida e missão neste chão.















Do grande encontro, que celebra o oitavo centenário de fundação da Ordem franciscana, participaram 2.000 frades representando os cinco continentes; dos quais 1.300 são italianos e 700 estrangeiros. Ponto alto do grande encontro franciscano foi a audiência com o Papa Bento XVI, dia 18, sábado, no pátio do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo. Na tarde do mesmo dia, uma delegação de 25 franciscanos, guiada por Ministros Gerais, fizeram uma visita ao Presidente da República italiana, Giorgio Napolitano, na residência de Castel Porziano. o capitulo das esteiras sempre será um espaço de fraternidade e escuta atenta ao santo evangelho marca um tempo de recipocidade e partilha da caminhada da familia franciscana.

ave maria





"A oração da ave-maria,
tão profundamente assimilada,
juntamente com o pai-nosso,
à piedade diária dos cristãos
desde os primeiros balbucios das crianças,
encerra todas as riquezas do mistério de Deus em Maria.

É qual mina de ouro;
quanto mais se cava mais pepitas vêm à tona.
Na breve oração da ave-maria
se cristalizou a memória coletiva dos cristãos.
Com sua recitação trazemos à tona da consciência,
do louvor e da petição
aquilo que se passa no nível do mistério."


Leonardo Boff




Quer saber qual produto Windows Live combina melhor com o seu perfil? Clique aqui e descubra!