29 junho 2009


Aconteceu, mais uma reunião do Movimento de Assis, no Centro Catequético Cônego Ghizi, as 19h30m, dando seguinto a formação da Espiritualidade Franciscana, aprendemos sobre a conversão de São Francisco de Assis, e também fizemos oração da Casa pedindo a benção de Deus aos nossos lares.
Em especial segunda dia 29, dia de São Pedro.

Ao final fizemos um Chá de Cozinha do Eduardo, que está com a sua casa. E presenteamos ele nesta nova etapa de sua vida. Com muita alegria brincamos e nos felicitamos com ele. Deixando Parabéns.

Contamos com visitas de Daniela Martinez e Chicão. Além de Camila, franciscana professa que nos acompanha e pode estar presente.

Durante a Reunião, ligamos para o Lucas Barnabé, nosso franciscano secular mirim, que faltou.

São Francisco de Assis, rogai por nós!!!
















A PAZ INTERIOR - A LUTA CONTRA AS TENDÊNCIAS DEPRAVADAS DA NOSSA NATUREZA


Por São Francisco de Sales

"Nosso Senhor nos dará a sua paz quando nos humilharmos e nos dispusermos a viver mansamente na guerra"



3 – O Desapego dos Bens deste Mundo:

São Francisco de Sales se conformava pacientemente com os empobrecimentos que lhe sobrevinham. Citaremos só um exemplo: A princesa Cristina de França lhe havia ofertado um anel ornado de um diamante de grande valor. Ora, andando a cavalo pelas altas montanhas dos Alpes, ele tirou a luva e deixou escapar o anel do seu dedo. Só na primeira parada é que ele notou que não tinha mais o seu anel. Longe de se inquietar, bendisse a Deus por isso, e por dois motivos, dizia ele: "o primeiro, por não ter motivo algum de se comprazer numa jóia tão preciosa ou de se lhe apegar com excessiva afeição; a segunda, porque a Providência talvez fizesse com ele a fortuna de algum pobre que o encontrasse, e que poderia viver folgadamente o resto dos seus dias, no que estaria mais bem empregado que para ele". É que tivera sempre o cuidado de conservar o coração desapegado das riquezas. Os proventos do seu bispado estavam longe de serem consideráveis, e ele escrevia à madre de Chantal; aos 28 de fevereiro de 1620: "Confesso, e é a verdade, que não estou lá muito ricamente acomodado de bens; mas estou sem necessidade, e não tenho nem ocasião nem inclinação alguma de fazer nada de indigno da minha condição e profissão para deles me prover. Tateio-me no coração para ver se a velhice me leva ao humor avarento; e vejo, ao contrário, que ela me liberta do meu cuidado, e me faz negligenciar de todo o meu coração e de toda a minha alma qualquer mesquinhez, previdência mundana e desconfiança de precisar".

Como, com tamanho desapego, poderia o Santo Bispo deixar de desfrutar a doçura da paz?

São Francisco de Sales, Rogai por nós!

Adaptação do livro: As fontes da Alegria - SALES, São Francisco. A Paz Interior - A Luta Contra as Tendências Depravadas da nossa Natureza - Tradução: Cônego F. Vidal. Edições Loyola –São Paulo -1978. pgs.191 -222