(*) Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM é Assistente Nacional para a OFS e Assistente Regional da OFS do Sudeste II
19 junho 2009
Franciscanos seculares... afinal de contas o que queremos? Frei Almir Ribeiro Guimarães,OFM (*)
Franciscanos seculares... afinal de contas o que queremos? Frei Almir Ribeiro Guimarães,OFM (*)
(*) Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM é Assistente Nacional para a OFS e Assistente Regional da OFS do Sudeste II
série fraternidade e minoridade
Fraternidade e Minoridade
Por Fr. Almir Guimarães, ofm
9. Mistério da fraternidade! O frade Jean-François Comminardi, ofm, na revista Évangile d’ aujourd’ hui, n. 217, lembrando o fundamentp teológico da fraternidade, evoca o abismo esplendoroso da Trindade: “A Fraternidade provém diretamente da Trindade! É isso antes de tudo que Francisco diz quando ele se dá e nos dá esse nome, esse título de irmãos. É, associados pelo Espírito a Jesus, o Filho que de fez nosso irmão, que podemos dizer na verdade e juntos: Pai. Não se pode esquecer esta primeira afirmação, a mais fundamental: Cada vez que nos chamamos pessoal e mutuamente de irmãos afirmamos e celebramos nosso ingresso na comunhão trinitária, afirmação maravilhosa, mas também maravilhosamente exigente porque, como acrescenta Francisco na Carta aos Fiéis, retomando uma palavra de Jesus: “Somos verdadeiramente irmãos (de Jesus) quando fazemos a vontade do Pai que está nos céus” (52). E Francisco acrescenta: “Como é glorioso, santo e sublime ter nos céus um Pai!(...) Como é santo e dileto, aprazível, humilde, pacífico, doce, amável e acima de tudo desejável ter tal irmão e filho que expôs a sua vida pelas suas ovelhas (cf. Jo 10, 15) e orou ao Pai por nós, dizendo; Pai guarda em teu nome aqueles que me deste (Jo 17,11) (54 e 56)”.
Um exemplo para nós...
Mau tempo atrapalha procissão de Corpus Christi
Temendo chuva organização reduziu percurso da peregrinação. Tapete foi feito em apenas um quarteirão
Danilo Tezoto |
![]() |
Eminência de chuva mudou trajeto da procissão |
A procissão de Corpus Christi que tradicionalmente percorre várias ruas da região central de Salto não pôde ser realizada da forma como os fiéis católicos estão acostumados.
Devido o mau tempo que atinge a região desde o início da semana, as paróquias que organizam a procissão da última quinta-feira (11),
optaram pela precaução e não fizeram o tapete com o tamanho de costume.
Em nossa região poucas cidades optaram por não fazer, a maioria usou outros caminhos mas não abandonaram a tradição.
Por este motivo, o trajeto da procissão também foi alterado, percorrendo apenas um quarteirão ao lado da matriz de São Benedito.
Paz e Bem
Corrida contra o tempo
Isso levou a Organização Não-Governamental (ONG) ‘Asa Morena em nome da vida a realizar mais uma campanha de cadastramento de novos doadores em tempo recorde.
Paróquia São João Batista
e Imaculada Conceição
e do Hemonúcleo de Jaú (Fundação Amaral de Carvalho),
a ação acontece no próximo dia 25, das 15h às 22h, no salão paroquial da igreja matriz, localizada em frente da praça de eventos ‘Lecy de Campos, em Votorantim.
O objetivo é localizar um doador compatível.