25 outubro 2011

XIII Capítulo General de la OFS

 

Evangelizados para evangelizar


Aparecida, 23 de octubre del 2011 – Misa del 30º Domingo Común

Amados Hermanos y Hermanas,

Imitando o amor que São Francisco teve pela Mãe de Deus, desejamos iniciar o XIII Capítulo General da OFS, vivendo em peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, a padroeria do Brasil e mãe de todos os brasileiros, suplicando por sua interceção pelo êxito de nossa Assembléia Geral. A Imagem da Santa foi pescada no rio Paraíba por três humildes pescadores, em 1771. As bençãos de Nossa Senhora começaram a se manisfestarem, de imediato, quando os pescadores lançaram de novo as rede e elas sairam cheias de peixes, e em um dia a pesca começou bem cedo e nada foi pescado. Depois, de forma persistente e contínua, as benção foram se derramando em favor das famílias dos pescadores e das famílias no local, e por fim, em todo o Brasil, que suplicaram e suplicam pela interceção de Nossa Senhora Aparecida.

Me sinto alegre em presidir, como franciscano, esta celebração que reúne os irmãos e irmãs da OFS, que vieram das mais diversas partes do mundo, em meio ha tantos outros peregrinos de todo o Brasil, e os saudamos: Paz e Bem. Com Maria queremos, eu e os demais peregrinos, entrar em comunicação espiritual com vocêes pelo sucesso deste Capítulo General.

Tenho também a alegria de ser portador da saudação do Predidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Raymundo Damasceno Assis, cardeal e arcebispo de Aparecida, e franciscano terceiro, desde o tesmpo de Seminário na cidade Mariana. E seu vice presidente, Don José Belisário da Silva, OFM e arcebispo de São Luís; e do Secretário Geral, Don Leonardo Ulrich Steiner, OFM y Bispo Auxiliar de Brasilia.

Em nome destes digníssimos irmãos, representante máximos do espiscopado Brasileiro, incluíndo os irmãos fraciscnos, trago as palavras de saudação à Aparecida e todo o Brasil, saudando: Paz e Bem, e em sua oração de comunicação, os votos de frutos benditos de santidade e fortaleza, e o tstemunhos missionário da OFS na Igreja e na Sociedade. 

Os incentivo a observar a Palavra de Deus, na liturgia deste domingo, neste dia Mundial das Missões, quando o Senhor em seu Envagelho nos fala o grade mandamento.

Na primeira leitura, as plavras de Êxodo nos recordam, uma das normas da Aliança, sendo a proteção e o amor pelos pobres, viuvas, orfãos e estrangeiros. Sobre tudo, nos ordena que entre irmãos, que não haja empréstimo de dinehiro com juros exorbitante, nem se apropriando da casa, como garantia, Que se cuide todas as noites de todos os probres que passam frio. Amem os pobres.

Na segunda leitura, os que deixaram o paganismo e começaram  a seguir a Deus, a seguir a Jesus, se tornaram um exemplo de Fé, Esperança e Caridade, um modelo de abertura a los pobres e centro de difusão missionária na região da Macedônia e em Acaia. Paulo louvava a Deus por todos eles. Era uma comunidade fraterna e missionária

En el Evangelio, Jesús reúne los dos mandamientos de amar a Dios y al prójimo en uno solo, declarándolo como la suma y la esencia de la ley y de los profetas. El amor es el mandamiento más importante.

Refletindo eu pergunto: não está aqui o essencial da cristã para os dias de hoje, como o amor a Deus e ao proximo, principalmente ao pobres, com pessoas, comunidades amigavéis e missionárias? O pensamento do Evangelho que foi descoberto por São Francisco e Santa Clara, que tem isto como um legado ? Ali nos mostrou que o amor não é amado, em relação á Deus, ao pobre e a Igreja que tanto necessita ser reconstruída desde o seu interior, no fundo, com amor, para ser acolhedora à todos os homens e mulheres?

Porém eu pergunto: quais são as nossas necessidades neste mundo contrastante e paradoxal em que vivemos? Neste mundo sem Deus, secular, ateu, entre as classes altas da sociedade moderna, além de uma profunda fé religiosa entre as classes mais baixas da população pobre e abandonada que se deicham se iludir facilmente pelos falsos profestas destas inúmeras igrejas e religiões, pelo menos na América Latina?

Recordo que o beato Papa João Paulo II, em Viena, fez uma oração em que dizia: “Francisco, o mundo necessita de ti”

Como necessitamos de Francisco, por isto necessitamos hoje dos franciscanos que nos ajudem a amara a Deus e ao próximo, com amor preferencial ao pobre, para que nos ajudem a viver em comunhão e a multiplicar as pequenas comunidade de vida e oração no meio das grandes e populosas comunidades cristãs, sendo uma igreja evangelizadora e missionária, em serviço a Vida Plena para todos, como se orienta as conclusões do documento de Aparecida.

O documento de Aparecida, aprovado na V Conferência Geral do Episcopado de América Latina e Caribe, foi realizada neste Santuário em 2007, e foi aberto pela Santidade o Papa Bento XVI, está solicitando que nós na América Latina, assumamos um firme compromiso de conversão pastoral e pessoal, com um estado missionário permanente em vista da nova evangelização que a Igreja nos oferece. E em resposta aos anseios da humanindade, o grito dos pobre e sofridos, além do gritos que sobrem até a mãe Terra, contaminada e sofrida.

Que bom saber que se deseja e se busca neste Capítulo, ser evangelizados para evengelizar, Também desejamos que a Iagreja no Brasil busque com todas as suas forças as diretrizes gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, sendo inspirados por São Francisco, que nos ensinou que temos que começar a "Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e pelo poder do Espírito Santo, com uma igrejs discipula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucarisitia, a luz de uma opção evangélica pelos pobres, para que todos possoam viver no Reino Definitivo".

Perdão se indico o Objetivo Geral da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Faço isto, pois muitos podem duvidar, eu estou cercado pela veredade quando digo que temos raízes franciscanas. Não será estranho, já que no Brasil, uma veza descoberto, foi chamada de Terra de Santa Cruz, cruz e evangelho trazido pelos  Franciscanos que junto com os descobridores que chegaram aqui em 1500. Logo ajudaram a igreja na evangelização até os dias de hoje.

Como nos ensinam Francisco e Clara, só depois do encontro com Cristo crucificado e com os pobres e sofredores deste mundo que é possível descobrirmos o que é o Amor. então, a conversão é um alegria na vida, como consequência amorasa de nossa respostas feliz ao amor que não é amado. A partir deste encontro que vivam o descobrimento do Evangelho, do perdão e da Paz, sendo chamado para renovar a Igreja, pela vocação a vida fraterna, e no envio da missão.

Como seculares, é dizer, que vivendo no mundo em meio aos compromissos familiares, profissionais e sociais, abraçando os ideais de Francisco e Clara, e os seus propósitos de viver a Regra da Ordem Franciscaa Secular, e na Igreja servir melhor e amar a Deus e aos irmãos de perto e de longe, assim como toda criação, pois todos são filhos e filhas de Deus.

Concluindo, convido a todos a levar consigo neste Capítulo, toda a semana, A Senhora de Aparecida, que é a mesma Senhora do Anjos da Porciúncula, tão querida por Francisco e Clara, também é de Conceição Imaculada, porém brasileira, Serva do Senhor, Esposa do Espírito Santo e Mãe da Divina Graça, que estará sempre orando por todos neste Capítulo para que seja na realidade um novo Pentecostes. Que haja um fortalecimento da Fé e do Carisma Franciscano, para revitalizar a vida fraterna, missionária, profética. Que todos sejam portadores da Pas e do Bem!

Amém

Homilia do Bispo Caetano Ferrari, OFM
fonte: http://www.ciofs.org/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=467%3Ahomily-of-bishop-caetano-ferrari-ofm-oct-23rd&catid=50%3Acapitologenerale&Itemid=35&lang=es

tradução livre: Felipe Miranda

Nenhum comentário: