26 outubro 2011

Carta de Convocação da Conferência da Família Franciscana

 

25 anos

Conferenza della Famiglia Francescana

Caros irmãos e irmãs,
Que Senhor vos conceda a Paz!

Por mais de um ano, a Conferência da Família Franciscana (CFF) tem discutido sobre o modo de comemorar o 25° Aniversário do Dia Mundial de Oração pela Paz, que aconteceu em Assis em 27 de outubro de 1986. Tendo como base a celebração, João Paulo II tornou popular o evento do Espírito de Assis. Este gesto tem inspirado grandes esforços na busca de promover a paz e o diálogo por, pelo menos, um quarto de século. Gostaríamos de reforçar nosso compromisso com a paz e o diálogo, encorajando toda a Família Franciscana a celebrar esse importante aniversário. Nossos animadores de JPIC, bem como aqueles responsáveis pelo serviço do diálogo, foram envolvidos nas discussões, juntamente com outros interessados pelo evento.

Nós, franciscanos, reconhecemos que o mundo mudou muito nos últimos 25 anos. Nosso engajamento nas várias dimensões do diálogo com povos de outras tradições religiosas continua a ser guiado pela nossa fidelidade à Boa Nova proclamada por Jesus Cristo. Porém, surgiram novas condições que ameaçam a unidade do ser humano, seu bem-estar, e até mesmo sua própria existência. Essas condições desafiam a capacidade da Igreja, e da família franciscana, de serem sinais efetivos de unidade. Grandes deslocamentos de povos para além das tradicionais fronteiras geográficas dão origem a conflitos que ameaçam a estabilidade das sociedades. Esse fenômeno faz multiplicar demandas que recaem sobre o meio ambiente e o aumento da pobreza faz piorar a situação. Há uma crescente sensibilidade para a urgência de se criar novos caminhos de diálogo intercultural e reforçar os que já existem, a fim de promover a paz, a reconciliação, o cuidado com a criação e o desenvolvimento integral do ser humano, especialmente do empobrecido.

Neste contexto, convidamos toda a Família Franciscana a se preparar para celebrar este importante aniversário. Estamos conscientes de que, durante vários anos, muitos de vocês já têm promovido celebrações anuais em memória deste evento e gostaríamos de encorajar a sua continuidade.  

Estamos felizes em anunciar que há planos sendo encaminhados para promover a celebração deste evento entre os franciscanos de todo o mundo. Num futuro próximo vocês receberão um pacote com material que lhes ajudará a organizar celebrações no seu próprio país, na sua congregação, na região, na fraternidade local, paróquias, escolas, ou em qualquer outro lugar onde estejamos presentes com franciscanos. Você poderá planejar essa celebração para o dia do aniversário (27 de outubro de 2011) ou para qualquer outra data que seja mais adequada à sua realidade. O pacote incluirá material de informação e formação sobre o tema, orações, sugestões de textos bíblicos etc. Também incluirá uma carta-convite a artistas para que possam criar obras originais sobre o tema do diálogo pela paz.  Esperamos que esses trabalhos possam inspirar a todos e a todas a refletir sobre as questões que enfrentamos em nosso mundo hoje, e a buscar formas de avançar no diálogo como uma maneira de abordar essas questões.

Estamos em conversação com a Santa Sé e com o bispo de Assis a fim de estudar as modalidades da celebração a ser realizada na cidade de nosso seráfico pai. Maiores informações serão oferecidas assim que estiverem disponíveis.

Irmãos e irmãs, o legado de Francisco e Clara guiaram o Santo Padre a escolher Assis como o lugar do evento original, tornando-se conhecido como O Espírito de Assis. Rezemos para que, durante a celebração deste aniversário, possamos ser inspirados a renovar o espírito dos nossos Santos Fundadores, que nos conduz a curar as feridas que afligem nosso mundo hoje. Que a Celebração do 25° aniversário do Espírito de Assis possa nos ajudar a revitalizar nossa vida e nossos trabalhos. Como Francisco e Clara, possamos oferecer testemunho e serviços vibrantes na construção de um mundo mais justo e pacifico.

Fr. José Rodríguez Carballo, OFM
Ministro Geral

Fr. Marco Tasca, OFMConv.
Ministro Geral

Fr. Mauro Jöhri, OFMCapp
Ministro Geral

Fr. Michael Higgins TOR
Ministro Geral

Fr. James Puglisi, SA
Presidente CIF-TOR

Encarnación del Pozo OFS
Ministra Geral

Nenhum comentário: