26 outubro 2011

Bento XVI em Assis: Vaticano divulga programa da visita

 

Leonardo Meira
Da Redação, com informações do Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé (tradução de CN Notícias)

 

Montagem sobre fotos / Arquivo

João Paulo II e líderes religiosos durante encontro promovido em Assis, na Itália, em outubro de 1986

O programa e tema da peregrinação do Papa Bento XVI a Assis foram divulgados na manhã deste sábado, 2. A Jornada de reflexão, diálogo e oração pela paz e justiça no mundo acontece no dia 27 de outubro e reunirá cristãos das diversas confissões, expoentes das tradições religiosas do mundo, homens de boa vontade e também algumas personalidades do mundo da cultura e da ciência que, embora não se professando religiosas, sentem estar na estrada da busca da verdade e consideram a comum responsabilidade pela causa da justiça e da paz.
A Jornada terá como tema Peregrinos da verdade, peregrinos da paz e acontece em memória do 25º aniversário do encontro similar promovido pelo
Servo de Deus João Paulo II em 27 de outubro de 1986, quando, pela primeira vez, um Papa encontrou-se com representantes de tantas religiões distintas para rezar pela paz.
O anúncio do encontro de outubro deste ano já havia sido feito por Bento XVI após a oração do
Angelus da Solenidade de Maria, Mãe de Deus, em 1º de janeiro deste ano.

"Cada ser humano é, no fundo, um peregrino em busca da verdade e do bem. Também o homem religioso permanece sempre em caminho rumo a Deus: daqui nasce a possibilidade, de fato a necessidade de falar e dialogar com todos, crentes ou não crentes, sem renunciar à própria identidade ou inclinar-se a formas de sincretismo; na medida em que a peregrinação da verdade é vivida autenticamente, ela abre ao diálogo com o outro, não exclui nenhum e empenha todos a serem construtores de fraternidade e de paz. São esses os elementos que o Santo Padre pretende colocar ao centro da reflexão", sintetiza um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.
O evento fará memória das etapas percorridas, do primeiro encontro de Assis, do sucessivo de janeiro de 2002, e também lançará o olhar para o futuro, com o propósito de continuar o caminho sobre a via do diálogo e da fraternidade em meio a um mundo em rápida transformação. "São Francisco, pobre e humilde, acolherá novamente a todos na sua cidade, tornada símbolo de fraternidade paz", continua o comunicado.
Nas próximas semanas, os Cardeais Presidentes dos Pontifícios Conselhos para a Promoção da Unidade dos Cristãos, do Diálogo Inter-religioso e da Cultura farão os convites, em nome do Santo Padre. O Papa pede que os fiéis católicos se unam espiritualmente à celebração deste importante evento e agradece a quantos poderão estar presentes na cidade de São Francisco para compartilhar dessa peregrinação.

Programa

Em preparação ao evento, o Papa presidirá em São Pedro, na manhã precedente, um Encontro de Oração com os fiéis da Diocese de Roma. As Igrejas particulares e as comunidades espalhadas pelo mundo são convidadas a organizar momentos de oração semelhantes.
As delegações partirão de Roma, via trem, na manhã do mesmo dia 27, juntamente com o Santo Padre. Ao chegar a Assis, vão se dirigir à Basílica de Santa Maria dos Anjos, onde haverá um momento de comemoração dos encontros precedentes e de aprofundamento no tema da Jornada. Os expoentes de algumas das delegações presentes e também o Santo Padre tomarão a palavra.
Após, haverá um almoço simples, compartilhado pelos delegados: uma refeição em nome da simplicidade, que tem a intenção de expressar o estar junto em fraternidade e, ao mesmo tempo, a participação nos sofrimentos de tantos homens e mulheres que não conhecem a paz. Será, então, disposto um período de silêncio, para reflexão e oração de cada um. Na parte da tarde, todos os presentes em Assis participarão em um caminho que chegará à Basílica de São Francisco. Será uma peregrinação, da qual tomarão parte no última trecho também os membros das delegações; com isso, pretende-se simbolizar o caminho de cada ser humano na busca assídua da verdade e na construção concreta da justiça e da paz. A peregrinação se desenvolverá em silêncio, deixando espaço à oração e à meditação pessoal. Na sombra da Basílica de São Francisco, onde também se concluíram os encontros anteriores, haverá o momento final da Jornada, com a renovação solene do compromisso comum pela paz.

Nenhum comentário: