28 setembro 2009

PALESTRA DE FREI VITORIO MAZZUCO,OFM NA 28º JORNADA FRANCISCANA


1. O QUE É CARISMA?
● Vem do grego “CHARIS” e tem múltiplos significados: - escutar uma convocação misteriosa - acolher como uma atração benevolente - alegria, realização, entrega, encanto, nobreza de ser, fascínio, brilho,vitalidade suave e forte
CARISMA = É UMA GRANDE INSPIRAÇÃO ORIGINÁRIA QUE FUNDAMENTA UM DETERMINADO MODO DE VIDA
● PARA A PALAVRA DE DEUS É:1 Cor 12,5 = “A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum”
● PARA A TEOLOGIA:
É graça como dom!
● PARA O FRANCISCANISMO:É viver e encarnar o Evangelho, como encontro pessoal com Jesus Cristo; transformar esta verdade em fraternidade e missão em proveito do povo de Deus e do Reino
Frei José Antonio,OFM e Frei Vitório Mazzuco, OFM


PARA O DOCUMENTO FRANCISCANO É:
A. DEUS E SUA GRATUIDADE: Ele é a fonte dos carismas e os distribui a quem, quando e como lhe aprouver: não há como merecê-los nem forçá-los, são gratuitos
B. O SER HUMANO E SUA SENSIBILIDADE:
Deus respeita a sensibilidade humana, que tem o poder de acolhida ou recusa,
de adesão ou fuga à graça
C. O TEMPO E SUAS VICISSITUDES:
o Carisma irrompe em diferentes épocas
e lugares, obedecendo a desígnios que desconhecemos, surpreendendo-nos
com inesperadas primaveras.
(“Reviver o Sonho de Francisco e Clara de Assis no chão da América Latina e do Caribe”, nº 3, pg. 7)
No coração da vida franciscana está a EXPERIÊNCIA DE FÉ em Deus, o encontro pessoal com Jesus Cristo, o beber nas Fontes Franciscanas (escritos e biografias), o modo de ser de São Francisco de Assis, sob qualquer aspecto que se revele a oração, fraternidade, obediência, pobreza, pureza de coração, minoridade e presença no meio da humanidade, como um Projeto de Vida
(cf. Doc. De Medellín, 1971, pg.11)

2. PECULIARIDADES DESTE CARISMA:
● O Evangelho não é livro, mas é Alguém
● Não é um acréscimo de bom conselho, mas uma Grande Intuição
● Não é ter o Evangelho apenas como um texto moral que reúne um conjunto de normas para uma conduta humana, mas é nele encontrar a Pessoa de Jesus Cristo
● Antes de ser doutrina, moral, política, mensagem de salvação e anúncio é = história de vida, retrato, presença de Jesus Cristo.
● Mais que a Regra de Vida é ENAMORAMENTO! É muito diferente observar uma lei ou uma forma de vida e apaixonar-se por Alguém! Uma coisa é AMAR, outra é apenas cumprir.
AMAR O SENHOR JESUS DE UM MODO TOTAL!
►Sua Natureza Divina na Existência Terrena = encarnação, eucaristia, paixão! Ele é Palavra, é Menor, Criança, Irmão, pobre, Vivo e Presente!
►Ele é Dom de Deus e Dom da Humanidade
Com Ele se aprende que EXISTIR é AMAR!
É ser um permanente beijo de Deus!
Ser feliz é saber-se amado!
● É ser hóspede da Providência e da Misericórdia. Sentir o mundo como uma casa.
● É ser Irmão e Irmã! Quem não se sente na irmandade não é franciscano. Ser irmão (ã) não é apenas um sentir afetivo, mas é consanguinidade, é corpo e alma que determina o ser do grupo. Não viver um ao lado do outro, mas sim um voltado para o outro. Não é pirâmide de relações, é círculo, é roda!
● Não é ter cargo, mas serviço
● Nosso único título é ser Irmão e Irmã!

3. ATUALIZAÇÃO DO CARISMA



Que o Serviço de Animação Vocacional revisite os nutrientes de nossa escolha. Há urgência de tomar consciência de nossa Vocação Franciscana e Missão em anunciar a Boa Nova a nossos contemporâneos.
►Não é verdade que exista uma crise vocacional. Não é verdade que faltem vocações!
A verdade é que não existe PAIXÃO pela VOCAÇÃO nos que estão dentro do Carisma.
● É preciso gerar uma nova cultura de Vida Franciscana. Levar ao mundo nosso jeito de viver com lucidez, criatividade, paixão, radicalidade, autenticidade, visão de futuro, diálogo fecundo com a pós-modernidade.
NOSSO CARISMA ESTÁ NA CASA DO MUNDO! Encher a terra com o Evangelho de Cristo!
● Que o nosso Carisma ajude a qualificar a humanidade: integridade, santidade, serviço, fraternidade, dimensão contemplativa, missionariedade (não é apenas ir, mas mergulhar)
● Deixar de lado medos e negatividades. Sair mais com uma generosa entrega. Curar-nos das nossas rotinas, cansaços, resignações, ciúmes e egoísmo asfixiante. Construir o futuro com os sonhos, de nossos santos e santas = Francisco, Clara, Isabel, Antônio, Galvão, Luís...
● O nosso futuro é o máximo de cuidado pelas nossas fraternidades.
● Superar fronteiras étnicas, religiosas, geográficas e preconceituosas
● Viver a simpatia e sermos muito simpáticos. Não rígidos demais, mas flexíveis e seguros.
“Se trata de oferecer uma resposta não de acomodação, nem de mediocridade, mas de uma vida renovada e fortalecida no essencial, de tal forma que reproduza a audácia, a criatividade e a santidade de Francisco de Assis”.
● Não somos um clube ou empresa, mas uma família espiritual. Num mundo fragmentado e conflitivo, a Fraternidade é um sinal profético enquanto não se fecha mas se abre a todas as pessoas, povos, à criação inteira e valoriza a igualdade e a diversidade. A Fraternidade é uma Boa Nova de familiaridade, amizade, esperança, respeito e mútua aceitação. Viver mais a sinceridade, confiança, alegria, sensibilidade, delicadeza, educação, humor, participação, aceitação, espírito festivo e o perdão.
● Mais solidariedade entre nós! Nenhuma fraternidade é auto-suficiente.
● Vamos encontrar novos jeitos e nova motivação para levar a Boa Nova. Hoje, temos muita gente batizada, mas pouco evangelizada; muita gente indo a cultos festivos, mas com fé frágil e vacilante e indiferente ao Evangelho.
● Ajudar mais nas Paróquias = elaborar um projeto pastoral paroquial na mística franciscana. Sair de uma pastoral de manutenção para uma pastoral missionária.
● Usem tudo o que puder = arte, música, literatura, rádio, televisão, internet...
● Uma evangelização menos clerical, mas com mais força dos leigos seculares e dos religiosos (as).
● Mais presença na Educação, que é um lugar privilegiado de encontro com a infância, adolescência e juventude, com o diálogo ecumênico e inter-religioso, um lugar de diálogo com a ciência e com a tecnologia.
● Nós somos o que há de vir! Não há futuro sem a nossa presença. Viver de tal forma o presente que o futuro seja apaixonante. Sempre há algo novo que aprender, algo valioso para dar.
● Ser Parábolas, viver de comunhão e de fraternidade, com forte sentido de pertença!


É TEMPO DE SONHAR! O pior que pode acontecer a uma pessoa é deixar de sonhar. Que sonhos?
►Uma vida franciscana mais contemplativa, aberta ao sopro do Espírito. Uma vida franciscana que se converta em grito profético do Absoluto de Deus, num mundo onde se multiplicam ídolos.
►Uma vida franciscana fiel às suas inspirações
►Uma vida franciscana corajosa e criativa! Que não abrace o medo, a passividade, a instalação e o conformismo.
► Uma vida franciscana que, como Francisco de Assis, capte a desumanização de nosso tempo e com coragem mova-se para a periferia, para a fronteira e abrace novamente os leprosos.
►Uma vida franciscana profética que se converta em paixão, em experiência fundante de vida, em urgente necessidade de anunciar o rosto misericordioso de Deus, a fraternidade, a reconciliação, a paz e a solidariedade. VAMOS SONHAR COM UMA VIDA FRANCISCANA QUE SE CONVERTA EM MEMÓRIA TESTEMUNHAL DA TERNURA DE NOSSO DEUS E DA FORÇA DO SEU ESPÍRITO!
► Uma vida franciscana samaritana num mundo de pessoas deixadas pelo caminho, feridas, meio mortas, violentadas e inseguras.
► Uma vida franciscana inserida, inculturada, exigente de desprendimento e de um grande amor pelas pessoas, uma vida franciscana GERADORA DE UMA CULTURA DE VIDA E GERADORA DA CIVILIZAÇÃO DO AMOR!
►Uma vida franciscana que ofereça espaços de encontro, de acolhida, de gratuidade, de festa, de partilhas serenas e alegres. UMA VIDA FRANCISCANA QUE SEJA MEMÓRIA PROVOCATIVA DO ANSEIO VITAL QUE ENVOLVE O CORAÇÃO DE TODA PESSOA FEITA PARA VIVER COM OS OUTROS, E NÃO À MARGEM DOS OUTROS!
►Uma vida franciscana pobre, um coração condividido na alegria, com diálogo, discernimento e querer de Deus.
►Uma vida franciscana lúcida, capaz de olhar distante, para ver o que muita gente não vê, cheia de imaginação e ousadia, capaz de comprometer-se na busca de formas alternativas de vida.
►Uma vida franciscana que, como Francisco, seja uma Primavera na Igreja = símbolo, sinal, parábola e profecia do Reino.
►Uma vida franciscana que caminhe despojando-se de tudo que a impeça de caminhar na direção de Francisco e tudo o que ele construiu há 800 anos. UMA VIDA FRANCISCANA QUE CRIE ODRES NOVOS PARA UM VINHO NOVO !!!
Uma vida franciscana que avance, sem nada de próprio, seguindo o Senhor da História, com um fogo e paixão que nos queime por dentro!
O SENHOR SABERÁ FAZER HOJE, GRANDES COISAS, COM OS HUMILDES DE CORAÇÃO, COMO AS FEZ, HÁ 800 ANOS, COM FRANCISCO E CLARA DE ASSIS!
PAZ E BEM
Frei Vitório Mazzuco Filho, OFM

Nenhum comentário: