15 agosto 2009

História de Nossa Senhora Mãe dos Homens, padroeira da cidade de Porto Feliz/SP


Há séculos atrás, a cidade de Porto Feliz, que assim é chamada, era denominada antigamente como Freguesia de Araritaguaba, e era um lugar muito alegre e que progredia a olhos vistosos por todos.

A Capela de Nossa Senhora da Penha, primeira padroeira da cidade, tornou-se pequena de mais para reunir o grande número e cada vez maior de fiéis que a frequentava a cada dia.

No Livro número 1 do Tombo da Paróquia de Porto Feliz, uma "imagem Majestosa e perfeita" foi mandada vir especialmente para ser coloca na Igreja que o moradores de Araritaguaba, estava construindo suntuosamente, pois todos os fiéis coloboravam com as suas humildes esmolas.

Após a contrução da grande Igreja, que passou a ser de Nossa Senhora Mãe dos Homens, ela passou a ser Matriz, sendo padroeira da paróquia e da cidade.

Diz uma lenda, que esta Imagem iria para outro lugar, que ao partir tornou-se tão pesada que ninguem conseguia transportá-la, entendendo-se assim entre os fiéis que seria vontade de Nossa Senhora Mãe dos Homens permanecer em Porto Feliz e tornar-se padroeira de todos.

Nenhum comentário: