15 setembro 2009

Mês da Bíblia, Mês de Reflexão



Mês da Bíblia, Mês de Reflexão
Dom Orani João Tempesta
Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro


Começamos a celebrar no Brasil mais um mês temático: o Mês da Bíblia. O despertar dessa comemoração entre as alterosas de Minas, há quase quatro décadas, hoje é um constante reavivamento e aprofundamento na fé, criando convicções sobre a missão de cada cristão à luz da Palavra. Ultimamente, a insistência tem sido a de nos alimentarmos da Lectio Divina ou Leitura Orante da Bíblia como modo de acolher no coração e na mente a Palavra que Deus que será transformada em vida e prática cristã na vida diária como testemunho evangélico.

Para este ano, a CNBB nos propõe a Epístola de São Paulo aos Filipenses para nossa meditação na celebração do Mês de Setembro. Com o tema “Alegria de servir no amor e na gratuidade”, e com o lema “Tende em vós os mesmos sentimentos de Jesus Cristo” (Fl 2,5), ainda sob os eflúvios do Ano Paulino, deixamo-nos guiar pelo Apóstolo dos gentios, daqueles que não conheceram a Luz.

A Carta aos Filipenses é muito específica para uma reflexão sobre nossa vida em comunidade. A essência de nossas comunidades, paróquias, casas religiosas em nada se difere dos primeiros grupos cristãos, dos primórdios da Igreja de Cristo: homens e mulheres, em torno da mesa do Sacrifício Perene, vivendo e compartilhando a sua vida e o que possuíam.

A orientação que São Paulo dirigia aos fiéis de Filipos, na Macedônia, é a mesma que ainda ecoa até nossos dias. No momento em que vivemos a pressão do consumismo, da vontade do ter sempre mais, distraindo-nos em nossa caminhada, prendendo-nos aos bens terrenos, banaliza nossa atitude a letra do Apóstolo: “Eu aprendi a me adaptar às necessidades; sei viver modestamente e sei também como me comportar na abundância. Estou acostumado com toda e qualquer situação” (Fl 14,11-13).

Consegue-se abandonar tudo, até de si mesmo, de suas pretensões, de seu orgulho, a partir do momento em que se ouve a mensagem do Cristo e se a vive. Assim Paulo o fez e incitava seus caros irmãos no amor de Deus a fazê-lo também, “pelo entranhado amor de Jesus Cristo” (Fl 1,18), que se deu até à morte pela nossa redenção.

Nas primeiras páginas desse livro bíblico, São Paulo testemunha a sua fé, pregando o Cristo, vivendo n’Ele: “Meu ardente desejo e minha esperança são que em nada serei confundido, mas que, hoje como sempre, Cristo será glorificado no meu corpo (tenho toda a certeza disto), quer pela minha vida quer pela minha morte. Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Fl 1,20-21).

O Documento de Aparecida clareia esta esperança iluminadora pela Palavra revelada: “A Igreja tem como missão própria e específica comunicar a vida de Jesus Cristo a todas as pessoas, anunciando a Palavra, administrando os sacramentos e praticando a caridade. É oportuno recordar que o amor se mostra mais nas obras do que nas palavras, e isto vale também para nossas palavras nesta V Conferência. Nem todo o que diz Senhor, Senhor... (cf. Mt 7,21). Os discípulos missionários de Jesus Cristo têm a tarefa prioritária de dar testemunho do amor de Deus e ao próximo com obras concretas. Dizia São Alberto Hurtado: “Em nossas obras, nosso povo sabe que compreendemos sua dor” (cf. DAp 386).

É esse mesmo anseio, da busca do amor que Cristo nos oferece pelo seu seguimento e pelo seu discipulado, que devemos alimentar a nossa vida. Unidos a Cristo, aprofundaremos na contemplação de sua divindade e outra coisa não desejaremos, senão viver unidos a Ele, “sem murmurações nem críticas, a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo, a ostentar a palavra da vida” (Fl 2,15-16). Tudo isso porque “somos cidadãos dos céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará nosso mísero corpo, tornando-o semelhante ao seu corpo glorioso, em virtude do poder que tem de sujeitar a si toda criatura” (Fl 3,20-21).

Este deve ser o nosso desejo, com a certeza de que, lutando contra as más inclinações de nossa natureza e buscando viver mais intimamente com o Senhor, estaremos mais unidos a Ele, e “Deus há de prover magnificamente a todas as vossas necessidades, segundo a sua glória, em Jesus Cristo” (Fl 4,19).


Fonte: CNBB

Nenhum comentário: