06 outubro 2009

série franciscana



NASCE A FAMÍLIA FRANCISCANA
O primeiro companheiro a se juntar a Francisco, em 1208, foi Bernardo de Quintavalle, homem rico. Neste mesmo ano, vieram também Pedro Cattani, advogado, e Egídio, agricultor. O número de companheiros foi crescendo tanto que, em 1209, já eram doze. Neste ano, Francisco foi a Roma e o Papa Inocêncio III aprovou a sua Regra. Surge a Fraternidade dos Irmãos Menores, a Primeira Ordem.

Mas o movimento dos Penitentes de Assis não pára aí. No Domingo de Ramos de 1212, uma nobre senhora, chamada Clara de Favarone, foi procurar Francisco para abraçar a vida minorítica. Alguns dias depois, Inês, sua irmã, segue-lhe o caminho. Surge a Fraternidade das Pobres Damas, a Segunda Ordem.

Aqueles que eram casados ou tinham suas ocupações no mundo e não podiam ser frades ou irmãs religiosas, mas queriam seguir os ideais de Francisco, não ficaram na mão: por volta de 1220, Francisco deu início à Ordem Terceira Secular para homens e mulheres, casados ou não, que continuavam em suas atividades na sociedade, vivendo o Evangelho.

Assim teve início a grande Família Franciscana!

Nenhum comentário: