28 março 2011

São Francisco de Assis

assis

"A vida de São Francisco de Assis é uma iluminação que nos dá o sentido maravilhoso da existência. Ele é a saudade que temos daquela perdida terra prometida do espírito, aonde não chegamos, porque perdemos nossos sonhos em algum lugar. Ele é a medida do essencial para renunciar a tudo aquilo que é vão e nos nivela por baixo.

blog_vitorio_g2107


Ele é a inocência, a jovialidade, a alegria de ser, a paixão, a doçura, a emoção, o ardor e a simplicidade. Ele é a loucura e o escândalo, a fé vivida com coerência.
Francisco de Assis é o intuitivo, o otimista religioso, a palavra portadora de alegria, a vontade criativa e criadora.

São Francisco zem


Para os que amam a natureza, ele é o humano primitivo, a cristianização do cosmos, a comunhão com a matéria. Para os estetas, ele é um ícone sempre representado, um sabor novo, um pão caseiro. Para os estudiosos, ele é ensaio, romance, literatura e legendas. Para os místicos, ele é um contemplativo itinerante, um provocador espiritual. Para os frades, ele é um pai sempre vigoroso e terno.

OgAAAOvux97EGg8WW7YJQd2RVFXGkydlI-kYfYogpx2P485RJsv09g9a1sOZ_GbJe8qcTqXjhjRP3AcNzNeb8JtGtp4Am1T1UOblZfBadZfL-zMUFWKE6C8W2kK6


Para o Evangelho, ele é um Espelho da Perfeição.
Para a Itália é “o mais italiano de todos os santos e o mais santo de todos os italianos”.Para o mundo, Francisco é o novo e o futuro, um presente de oito séculos.
Para a Psicologia, um humano fecundo, um sentimento sem amargura.

sao francisco de assis_3


Para Clara de Assis, ele é o que vai junto modelando o melhor da raça humana, amor sublimado no projeto comum, companheiro de céu antecipado nestas coisas da terra.
Ele é a Paz e o Bem! A mundividência despojada do pobre, o leproso abraçado, a inclusão, um humano cristão, santo e amigo, que provoca em nós um discreto sorriso de cumplicidade".

Frei Vitório Mazzuco Filho

Nenhum comentário: