30 outubro 2011

Um pouco mais sobre a Jornada de reflexão, diálogo e oração pela paz e a justiça no mundo

 

O papa Bento XVI na quinta-feira em Assis,  região central da Itália, foi acompanhado de 300 líderes de diferentes religiões procedentes de 50 países para participar na cidade de São Francisco na Jornada de reflexão, diálogo e oração pela paz e a justiça no mundo.

O pontífice e os líderes religiosos, que viajaram a partir de Roma de trem, partiram da estação à basílica de Santa Maria dos Anjos, onde fica Porciúncula, localidade onde São Francisco viveu, fundou a ordem franciscana e morreu.

Nesta data é lembrado os 25 anos do encontro histórico de religiões convocado pelo papa João Paulo II em 1986 nesta mesma cidade com objetivo de mostrar 'uma singela' contribuição de homens religiosos e de boa vontade à construção de um mundo melhor.

Na basílica de Santa Maria dos Anjos, a quatro quilômetros de Assis, o papa e os principais líderes religiosos devem falar. À tarde, depois do almoço, cada um terá seu momento de reflexão ou oração. O objetivo é que não haja confusão e se permita a união.

Durante a tarde todos irão até a basílica de São Francisco para renovar de maneira solene seu compromisso pela paz e colocarão a tradicional lâmpada da paz.

Entre os presentes estão 31 delegações de igrejas cristãs, com destaque para a presença do Patriarca Ecumênico (ortodoxo) de Constantinopla, Bartolomeu I; e o arcebispo de Canterbury (anglicano), Rowan Williams.

Assistem ainda representantes de religiões tradicionais da América e da África, assim como do

budismo,

confucionismo,

jainismo,

sique,

taoísmo e

zoroastrismo.

Entre os participantes esteve Rajmohan Gandhi, neto do Mahatma Gandhi.

No encontro participaram ainda muçulmanos de todos os países árabes, do Oriente Médio e da Indonésia, assim como dirigentes judeus.

Não compareceu, no entanto, a instituição islâmica Al-Azhar, do Cairo; e o Dalai Lama, que foi convidado, mas declinou ao convite por motivos de agenda.

Quatro ateus, personalidades do mundo da cultura e da ciência, fecham o leque do unidade. Uma novidade nesta edição é o espaço para entrevistas. EFE

fonte:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/10/bento-xvi-e-lideres-religiosos-se-reunem-em-assis-para-pedir-pela-paz.html

Nenhum comentário: