27 outubro 2011

Reportagem do dia 27 de outubro

XIII CAPITULO GENERAL OFS

reportagem do dia 27 de outubro de 2011

O dia  27 de outubro foi muito especial, um marco deste XIII Capítulo Geral da Ordem Franciscana Secular. Foi afirmado que as jornadas previas, suscitaram uma reflexão madura e crítica, o que possibilitou que os capitulares revisassem sua presença e o compromisso na sociedade atual.

O dia começou cedo, para os irmãos do Capítulo, celebrando a Eucaristia, orando e meditando em torno do Espírito de Assis, que hoje completou 25 anos do Encontro de Assis, que teve o Beato Papa João Paulo II, com os líderes religiosos do mundo para orar pela paz. Este Capitulo Geral se recordou da celebração do "Espírito de Assis", rezando, com a Família Franciscana de todo o Mundo, pela Paz nos 5 continentes

A Atividade Capitular continuou com a Mesa Redonda, coordenada pela Ana María Olmedo OFS, de Guatemala, sobre o tema

“Construção de um mundo fraterno e evangélio. Instrumentos da Paz e reconciliação”.

Ela introduziu ao debate os "panelistas" (pessoas escolhidas para tratar de um assunto em público), relatando a realidade sócio-política de seu país (Guatemala) marcada pela Guerra Civil, e o difícil processo de reconciliação entre as facções. Configurando em muitos problemas para  a população sendo a ataques e problemas graves de diversa origem. Frente a isto: Que lugar tem de assumir os franciscanos seculares perante estes desafios que se apresentam em forma diversas em cada lugar, marcados pela violência e injustiça?

Integraram a bancada (panel):

Claudio Fonteles OFS (Brasil), ocupando o cargo de Procurador Geral do Brasil. Ele falou algumas das vicissitudes que se apresentam junto com o exercício dos cargo públicos manifestados, como por exemplo, manifestando, com exemplos próprios, como é viável este tipo de compromisso para os Cristãos, como o espírito de serviço. Também colocou em destaque a função pública, como a do presidente que tem que cumprir com m período e depois retirar-se para outro tipo de atividades sociais.

Também propós estender aos outros países a "Semana em defesa da Vida", realizada sempre do dia 1 ao dia 7 de outubro, e o dia 8 de outubro, como o dia do "neonato”, uma costume que está atingindo todo o Brasil, com boa difusão, ele se encontra comprometido.

Jean Lovinsky Policarphe OFS (Haití), abordou o problema da pobreza e sofrimento que padecem os pobres há anos. Sua descrição foi muito comovente e resultou num impacto nos participantes. Entre eles as milhares de mortes, vítimas do terremoto, inclusive vários irmãos e irmãs de sua Fraternidade. Neste contexto, ele se referiu as visitas que se realizaram ao Haiti alguns membros da Presidência da CIOFS, assim destacando a importância da dimensão fraterna nos momentos extremos como este. A Ordem, através do Conselho da Presidência da CIOFS, está comprometida  com o "Projeto Haiti" que possui etapas sucessivas realizando um acompanhamento de pessoal e econômico que seja possível.

Ngendahayo, Faustin OFS (Ruanda) tratou do colaboração misericordiosa e da sua participação com a construção da Paz. Começou descrevendo a presença da Ordem em seu País. Estando ela presente em sete dioceses, alcançando um número de 434 irmãos. Logo se referiu ao genocídio que aconteceu em seu país, e do impacto que ele teve em sua vida como franciscano. Muitas pessoas migraram. Quando elas puderam retornar a sua pátria, encontraram suas casa destruídas, uma grande dificuldade reinserir-se a vida social. Isto mobilizou os irmãos e irmãs da OFS que se comprometeram com vários programas de atenção aos refugiados que retornavam à Ruanda. Atenção às crianças deficientes, ajuda aos jovens viciados, e acompanhamento às mães solteiras. Pode-se resumir os diverso exemplos e testemunhos apresentados em uma expressão "Gostamos de viver em uma sociedade que necessita ser consolada"

Lovro Sučić OFS, (Consejero JUFRA Croacia) assumiu um olhar aos jovens e o compromisso social. Narrou experiências realizadas entre jovens franciscanos de seu país. A princípio interpelados por diversas situações sociais que vieram da necessidade de realizar alguns encontros para aprofundar a Doutrina Social da Igreja. Orientados por ela, se desenvolveram os projetos relacionados com o cuidado do meio ambiente. O primeiro deles estavam vinculados com a comercialização e transporte de petróleo para um porto no Mar Adriático, encerrando um grande risco para a região. Outro programa relacionado com a gestão dos desperdícios. em ambos os casos, o critério usado foi o de estreitar vínculos da Família franciscana, para promover juntos questões relacionadas com o bem comum, superando obstáculos que podem impedir de vincular outras entidades e os efeitos de estreitar os canais de diálogos construindo uma cidadania de valores.

Attilio Galimberti OFS (Italia) apresentou uma análise dos resultados da pesquisa que a  CIOFS realizou recentimente, indagando a presença dos franciscanos na sociedade. Indicou vários aspectos interessantes, enfatizando uma tendência das Fraternidade locais à assumirem compromissos sociais, sendo uma corretne de atuação em âmbitos da Ordem.

Em um grupo de trabalho, os participantes aprofundaram  esta questão que concluiu no plenário horas mais tarde. Nele surgiu alguns temas de grande valor, que aqui simplesmente não podemos enumerar, por razões de síntese. Se falou de uma proposta, sobre a importância de dar prioridade às ações que promovem à Família, como a célula vital da sociedade humana, e do desenvolvimento pleno de cada pessoa. A partir dos testemunho escutados durante a tarde na sala capitular, se enfatizou a importância de se aprofundar ações que centram a atenção em reconhecimento do outro. da sua situação vital, respondendo com feitos concretos da fraternidade. Seguidamente se apresentou o documento "Função dos conselheiro internacionais”.

NO ESPÍRITO DE ASSIS: SILÊNCIO, ORAÇÃO, PEREGRINAÇÃO E JEJUM.

Na hora do entardecer, o Capítulo se concentrou no encontro que durante o dia, o  Sante Padre havia celebrado em Assis. Na celebração eucarística matinal havia realizado, foi um gesto que ajudou a refletir sobre o sentido do silêncio e oração. Durante a jornada, realizada na sala capitular, se projetaram cenas do encontro celebrado na cidade de Poverello. 

Ao chegar o fim do dia, reunindo em grupos lingüísticos, se começou a oração nos jardins da casa. Foi lido um relato que narra o encontro de São Francisco de Assis e Sultão. Acontecimento emblemático para os franciscanos, porque era uma pessoa de boa vontade. Ambos interlocutores, em tempos de guerra e ódio, foram capazes de construir um espaço de diálogo e entendimento interreligioso. Sendo um fermento para a Paz.

Os participantes do Capítulo, decidiram pela adesão à jornada celebrada hoje, rogando pela Paz, realizando um "jejum de pão e água" Sentados na grama, dividiram o simples alimento. Logo em peregrinação, com candeias, se dirigiram a Capela onde rezaram as Vésperas.

Como nos dias anteriores, se celebrou um encontro fraterno animado pelos irmãos e irmãs da Asia e Oceania.

Tradução livre: Felipe Miranda

Nenhum comentário: